Apex-Brasil lança nova fase da campanha Be Brasil no SXSW

 

Com o slogan Brasil: o País que Alimenta o Mundo de Corpo e Alma, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lança uma nova etapa da campanha internacional de comunicação e marketing Be Brasil (Seja Brasil), que promove a imagem do Brasil como parceiro de negócios no mercado internacional. Esta segunda fase está voltada à promoção da produção agrícola e alimentícia nacional e dos segmentos que se inserem na economia criativa brasileira.

O lançamento será na 25ª edição do South By Southwest (SXSW), principal festival de economia criativa e interatividade do mundo, que ocorre de 9 a 18 de março em Austin (EUA).

“O SXSW é o lugar ideal para marcar o início deste novo período, já que é um festival extremamente relevante para quem atua com comunicação em todo o mundo. A campanha Be Brasil vem ganhando força desde o seu lançamento, em 2016, e esta nova fase nos permitirá focar a atuação em dois pilares, que aparecem como ‘corpo e alma’ em nossa mensagem”, explica Carlos Villanova, gerente de Marketing e Comunicação da Apex-Brasil.

“Em relação à economia criativa, a campanha se desenvolverá mostrando que, além da criatividade que é tão característica do brasileiro, o país tem como oferecer ao mundo cadeias completas de produtos e serviços que se apoiam em ideias novas e inspiradoras. Estamos falando do audiovisual, dos games, da TI, do design, da moda, entre outros complexos em que o Brasil se destaca”, completa Villanova.

Esta nova fase da campanha, desenvolvida pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, estará presente em todas as ações publicitárias, divulgações em redes sociais e ativações feitas pela Apex-Brasil durante o evento.

Marcelo Ribeiro, diretor de criação responsável pela nova identidade visual afirma que “Todos os elementos do projeto mostram um Brasil menos clichê para o mundo. Por isso o verde e o amarelo aparecem mais leves e acompanhados de duas cores de apoio. A tipografia transmite a seriedade e a criatividade dos temas Corpo e Alma. E descontruímos o logo em um ícone que conversa com Be Brasil de forma versátil e ideal para funcionar em redes sociais e outras plataformas”.

Ativações

Para levar o conceito de bem estar bem e trazer a inspiração brasileira para o público global, a Apex-Brasil e a Natura farão um estúdio de beleza no Media Village, localizado no hotel JW Marriott, espaço que abriga a imprensa internacional no evento e recebe cerca de 800 pessoas por dia, entre jornalistas e palestrantes. Esse público poderá cuidar da pele com a linha Chronos, retocar a maquiagem com produtos da linha Una, fazer massagem com o creme de mãos da linha Ekos Castanha e conhecer melhor outros produtos da empresa brasileira de cosméticos, que também promoverá painel durante o evento, no dia 12 de março, sobre como as empresas podem gerar impacto positivo nas esferas social, ambiental e econômica.

O prédio da churrascaria brasileira Fogo de Chão em Austin, local em que será realizado um almoço com a imprensa estrangeira e o Happy Hour Be Brasil, será coberto com uma das obras do renomado artista plástico e muralista brasileiro Eduardo Kobra. Outra grande atração do Happy Hour será a banda Liniker e os Caramelows, que foi um dos sucessos do SXSW 2017 e foi convidada novamente pelo festival para se apresentar neste ano.

A Apex-Brasil também será responsável pelo Longe Brasil, um espaço de Coworking dedicado às empresas brasileiras, no hotel JW Marriot. A proposta é proporcionar um ponto de apoio para que participantes do SXSW possam “processar” as informações valiosas acessadas durante o festival. Será uma pequena parte do Brasil em Austin. Um ambiente tranquilo para o empresário brasileiro que quiser fazer pequenas reuniões de negócios, ou simplesmente dar uma pausa entre um painel e outro.

No Trade Show – feira de negócios do festival, além da exposição dos produtos das 15 empresas brasileiras, a Apex-Brasil terá o Estúdio Be Brasil, espaço que gerará conteúdo representativo sobre as discussões e tendências apontadas pelo SXSW e sua aplicabilidade para o cenário brasileiro. Devem participar das gravações no estúdio influenciadores brasileiros e internacionais relevantes que estarão no festival. O conteúdo produzido no estúdio será utilizado nas redes sociais da campanha Be Brasil e da Apex-Brasil. No mesmo local também haverá um pequeno palco em que quatro bandas brasileiras se apresentarão.

Campanha Be Brasil – Resultados

Criada em 2016 pela Apex-Brasil, com o apoio da F/Nazca Saatchi & Saatchi, a campanha Be Brasil é apresentada em eventos em países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, França, Reino Unido, China, entre outros e em diversas ações de publicidade, branded content e ativações em mídias sociais. Até agora, 6 milhões de pessoas já foram impactadas pela campanha em redes sociais, 4 milhões em eventos e 17,5 milhões pelas ações de branded content.

O SXSW
O SXSW tem enorme relevância e impacto mundial, em termos de negócios e de lançamentos de tendências para os setores de interatividade, filmes, música, educação e diversos outros. O festival lançou aplicativos como Twitter, AirBnB e Uber. O público é formado, principalmente, por empreendedores, investidores estrangeiros e líderes de grandes empresas.

Na última edição, em março de 2017, foram realizadas aproximadamente 2,2 mil apresentações, entre palestras e painéis. 1153 brasileiros estiveram em Austin, compondo a segunda maior delegação estrangeira do evento. Segundo a organização do evento, em 2018 o Brasil manteve a segunda posição em número de inscritos.