Heads desenvolve ação para a Tetra Pak que engaja consumidores sobre a proteção e qualidade dos alimentos
Iniciativa ‘Ad on pack’ apresenta diferenciais, benefícios e tecnologia das embalagensTetra Pak nas principais marcas de sucos e leites do mercado
“Sereia é mito. Suco de caixinha sem conservantes não é mito, é tecnologia”. Com insights criativos neste contexto, a Heads Propaganda acaba de desenvolver para a Tetra Pak a ação ‘Ad on pack’. A iniciativa consiste na comunicação da multiplicidade de diferenciais, como a proteção dos alimentos, em todas as embalagens de diversas marcas de sucos ou leites, produzidas no Brasil pela Tetra Pak.
Com o objetivo de educar o consumidor sobre as propriedades e benefícios das “caixinhas” da Tetra Pak, a comunicação foi desenvolvida a partir do conceito criativo “Isto não é mito. É tecnologia” idealizado pela Heads para desmistificar a crença de que o suco de caixinha tem conservantes e baixo valor nutricional. As mensagens estão inseridas em uma das laterais dos produtos e, além de enfatizarem a proteção dos alimentos, reforçam como funciona essa proteção que acontece por meio da tecnologia.
A ação acompanha alguns dos principais diferenciais da Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, que possui embalagens com seis camadas de proteção e tecnologia asséptica de envase (sem contato com oxigênio). Este recurso preserva as vitaminas, o sabor e a qualidade de sucos e leites por mais tempo, sem a necessidade de conservantes ou de refrigeração.
“A iniciativa consolida a percepção de um produto saudável e natural, quando estão embalados nas caixinhas da Tetra Pak. Quando a empresa nos lançou esse desafio, tivemos certeza de que a ação fundamentaria o diferencial competitivo da Tetra Pak, na hora do consumidor escolher um produto na prateleira” afirma Erick Machado, diretor-geral da Heads Propaganda em São Paulo.
A ação ‘Ad on pack’ está presente em muitas marcas de leites e sucos do mercado, em produtos distribuídos em pontos de venda em todo o país.
FICHA TÉCNICA:
Cliente: Tetra Pak
Anunciante: Ad on Pack
CCO: Rynaldo Gondim
CEO: Erick Machado
Diretor de Criação: Kike Borell
Redator: Gustavo Zotini
Diretor de Arte: Lucas Marton
Atendimento: Bruna Lobato e Julia Teixeira
Gerente de Projetos: Fernanda Menge e Marina Figueiredo
Planejamento: Ira Finkelstein e Isabel Aquino
Mídia: Felipe Zétola e Angélica Fortes
RTV: Letícia Novaes
Produtor gráfico: Marcelo Santos
Sobre a Heads
Com 28 anos de atuação, a Heads é uma agência de publicidade de capital 100% nacional e atuação em todo o Brasil, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. A agência é há três anos consecutivos a empresa do setor que mais cresce no Brasil de acordo com levantamento realizado pela consultoria Deloitte. Também foi eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com o Great Place to Work nos últimos cinco anos e é a única agência agraciada Great Place to Work Women. A Heads faz parte da Worldwide Partners Inc, rede formada por 65 agências independentes e presentes em mais de 50 países, nos cinco continentes. Em abril de 2015, tornou-se signatária dos princípios de Empoderamento Feminino da ONU Mulheres no Brasil, sendo a primeira empresa do mercado de publicidade a se comprometer com a causa na América Latina.
Vamos lá! A iniciativa é interessante, a embalagem, sem dúvida, é muito eficiente na proteção dos alimentos, é produzida por alto nível de tecnologia, mas sobre a campanha, é importante lembrar: 1 – A palavra correta não é “conservantes”, seria “conservadores”, conforme previsto na Resolução-RDC nº 5, de 15 de janeiro de 2007 – Anvisa – Regulamento Técnico sobre Atribuição de Aditivos e seus Limites Máximos para a Categoria de Alimentos 16.2: Bebidas Não Alcoólicas. O uso de uma palavra mais coloquial (conservantes) pode induzir à confusão com o termo “aditivo” e levar o consumidor a entender que o produto não tem nenhum tipo de aditivo. 2 – A consideração de que o produto é “saudável” por não ter “conservantes”, é parcial, uma vez que o produto pode conter outros aditivos – acidulante e aroma, usando o exemplo dos sucos. E sabemos que o impacto dos aditivos veiculados em alimentos sobre a saúde de pessoas depende do respeito à quantidade de consumo. 3 – Sem dúvida, é importante que o consumidor conheça o valor nutricional do produto embalado na Tetra Pak, ou seja, que o valor nutricional não é “reduzido do original”. Entretanto, fazendo uma análise de conceitos entre “tecnológico” X “natural”, torna-se contraditório dizer que o produto é “natural”, uma vez que o ingrediente principal do produto passou por um processo tecnológico na extração e o produto final está embalado em um material que também usou a tecnologia = o produto final não é natural; deixou de ser alimento e passou a ser produto alimentício. A mesma interpretação faço para a terminologia “aroma natural de…”, pois mesmo utilizando ingrediente natural, foi produzido por tecnologia, logo é uma substância “não natural”. Acredito, então, que a Tetra Pack poderia compor a campanha com os atributos indiscutíveis que só ela tem: beleza, praticidade, segurança (não quebra) proteção, leveza. Concorda?
Que ideia infeliz, crianças leem isto nas embalagens, ficam decepcionadas. Campanha que quebra o encanto e a fantasia das crianças
infeliz na escolha de palavras sereia é lenda era muito melhor, tive a impressão que estavam zoando o presidente!