Nespresso Lança Campanha De Valor Compartilhado

Ações 360 trazem histórias reais de pessoas envolvidas na cadeia de produção sustentável do café

Pensando na qualidade de seus grãos e na prática sustentável da cadeia de produção do café, a Nespresso lança na segunda, 21, a campanha de Criação de Valor Compartilhado. Pela primeira vez, a Nespresso, no Brasil, está usando personagens reais e brasileiros como protagonistas de uma campanha para contar as histórias da origem do café. Duas agrônomas, Ana Paula e Gilvânia, e um produtor, Lázaro, contam suas experiências em peças de comunicação on-line e off-line que enaltecem a relevância do Brasil como o maior fornecedor de grãos de café de qualidade para a Nespresso.

Criada em parceria com suas agências FutureBrand São Paulo (branding) e VML (publicidade) e com o mote “As escolhas que fazemos”, a campanha enfatiza os principais valores da marca – qualidade e sustentabilidade. As ações 360 incluem as vitrines das lojas brasileiras da Nespresso que trarão fotos dos protagonistas acompanhadas de trechos que relatam suas relações com a marca, ações digitais e de relações públicas, influenciadores digitais, ações segmentadas para clientes e promoções de cafés de acessórios nas Boutiques e canais online.

“Dividimos a campanha em duas etapas para mostrar toda a cadeia por trás de uma xícara de café Nespresso. A primeira fase teve como foco a reciclagem das cápsulas e a escolha pelo material alumínio, celebrando o Dia Internacional da Reciclagem, em 17 de maio. Já a partir do 21, falaremos mais sobre as origens e sobre as histórias reais que compõe a cadeia do café e que fazem toda a diferença”, afirma Claudia Leite, Gerente de Cafés e Sustentabilidade da Nespresso no Brasil.

“Falar da qualidade do café Nespresso é falar de pessoas. Quando damos voz a quem faz parte da cadeia de produção de café no Brasil, temos a chance de fazer conexões reais com os consumidores. Essa é uma campanha que traduz os valores perenes da marca”, complementa Cris Penz, sócia-diretora da FutureBrand São Paulo.

“Foi uma experiência enriquecedora poder conhecer e compartilhar toda a beleza, respeito e qualidade por trás de cada cápsula de Nespresso. Seja nos vídeos protagonizados pelas agrônomas e produtores, seja no material impresso ou até mesmo nas fotos que estampam as 24 Boutiques Nespresso de todo o país, tivemos o máximo cuidado e atenção com os detalhes. Comunicar dessa forma uma história assim também é parte das escolhas que fazemos. conclui Fernando Taralli, presidente da VML.”

PERSONAGENS

Ana Paula afirma que o campo sempre esteve presente em sua vida, desde a infância. Hoje, na Nespresso, dá orientações para as melhores práticas agrícolas em quase 150 fazendas nas regiões de Monte Carmelo e Araguari, cuida da segurança e bem-estar das pessoas e da preservação do meio ambiente.

Gilvânia, por sua vez, conta que precisou se mudar para Minas Gerais a trabalho para entender que o café é mais do que uma xícara. Hoje, além de levar aos produtores a aplicação de métodos sustentáveis no cultivo e na produção do café, faz parte também do programa de sustentabilidade da Nespresso, AAA Sustainable Quality™, que enfatiza a qualidade sustentável, o cuidado com as águas e o tratamento justo aos trabalhadores.

Já o Lázaro, produtor, ressalta a importância da sucessão familiar (relação entre pai e filho) para o desenvolvimento e garantia de um café de qualidade nos próximos anos. Fazendeiro desde 1985, ele acompanha o ciclo do café por completo. As histórias na íntegra serão contadas em filmes nas redes sociais da Nespresso e em cartas anexadas junto de cada compra feita no período da campanha.