Elephant Parade Brasil Chega Ao Rio De Janeiro

Cerca de 100 milhões de pessoas já visitaram as exposições em todo o mundo

É um evento de peso. Depois de passar por Florianópolis (2015), São Paulo (2017) e Belo Horizonte (2018), no Brasil, a Elephant Parade, evento que movimenta as principais cidades do mundo, finalmente chega ao Rio de Janeiro, com leilão beneficente, em dezembro, quando encerra o evento. 20% serão destinados a instituições carentes da cidade indicadas pelos patrocinadores do evento, que conta com patrocínio oficial as empresas Rei do Mate e Suvinil. Com as exposições do Brasil já foram arrecadados mais de 300 mil reais para a preservação dos elefantes e entidades carentes nacionais. O BarraShopping, shopping oficial, sediará o ateliê das pinturas das esculturas – do tamanho de elefantes bebê, realizadas por artistas selecionados através de inscrições no site oficial (www.elephantparade.com.br). Lá também acontecerá a exposição de todas as obras, em outubro, antes de ocuparem cartões postais cariocas e alguns pontos de visibilidade pela cidade, durante o mês de novembro. Ao final da exposição, em dezembro, acontece o leilão de 60 esculturas.

COTAS INDIVIDUAIS E “MANADA” E PATROCÍNIO OFICIAL

As empresas podem investir na Elephant Parade Rio 2018 de três formas. Com a Cota Individual, que tem investimento de R$ 20 a R$ 23 mil (em até 5 parcelas), é possível patrocinar um ou mais elefantes individualmente, escolhendo local, arte e artista, e a entidade local que será beneficiada com 20% dos recursos arrecadados pelo elefante patrocinado. A empresa tem a marca em destaque na placa afixada na base do elefante, com exposição em espaço público durante dois meses e impacto direto em milhões de pessoas. Também é feita divulgação da marca no site oficial, mídias sociais do evento e no livro oficial, que tem tiragem de 2.000 exemplares. A empresa pode explorar à vontade o vínculo com o evento, criando ações, confeccionando e distribuindo materiais promocionais gratuitamente.

Já na Cota Manada, com investimento de R$ 60 mil (em até 5 parcelas), a marca patrocina exclusivamente três elefantes, sendo que cada um deles oferece todas as contrapartidas do patrocínio: três projetos de diferentes artistas, três ações de pintura, três entidades carentes beneficiadas, três locais diferentes de exposição, três páginas no livro oficial e seis convites para a festa de lançamento. A empresa também fica com dois elefantes brancos em definitivo.

Quem optar pelo patrocínio oficial do evento, com investimento de R$ 130 mil (também parcelado em até 5 vezes), ganha uma assinatura em todos os materiais do evento e em todas as placas afixadas nos 60 elefantes expostos, além de patrocinar cinco elefantes exclusivos e ganhar dois elefantes brancos, que não farão parte da exposição. Também será possível realizar as pinturas ao vivo dos cinco elefantes no local desejado pelo patrocinador.

“A Elephant Parade Rio 2018 será uma das maiores mostras de arte urbana que a cidade já viu. Além de impactar e atrair diretamente milhões de pessoas e cobertura da mídia, investir em um evento como este também mostra aos consumidores a preocupação da empresa com questões ambientais, sociais e culturais. A iniciativa proporciona exposição de marca com impacto direto, mídia espontânea durante mais de seis meses, repercussão na mídia internacional e milhares de fotos e vídeos compartilhados nas mídias sociais”, analisa Giovane Pasa, sócio-diretor da Elephant Parade Brasil.

SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO

O evento foi criado em 2006, depois que Marc e Mike Spits, pai e filho em férias pela Tailândia, “conheceram” um bebê elefante chamado Mosha, que havia perdido sua perna depois de pisar numa mina terrestre. Desde então, decidiram realizar um evento rentável, a longo prazo, para garantir um futuro sustentável a Mosha, que se tornou mascote do evento. A primeira exposição aconteceu em 2007, em Roterdã, na Holanda. Amigos do Asian Elephant Hospital, a “casa” da Mosha em Lampang, foi das primeiras organizações a receber contribuições geradas pelo evento e até hoje continua tendo suporte financeiro. Em sua 27ª edição, a EP já percorreu importantes centros urbanos, como Londres, Hong Kong, Amsterdã, Milão e São Paulo. Em todos eles, ao final de cada exposição os elefantes são leiloados e parte da quantia arrecadada é destinada a projetos de preservação dos elefantes, a instituições locais e aos artistas participantes.

“A Elephant Parade é hoje a exposição de arte ao ar livre mais relevante e impactante no mundo – estima-se que 100 milhões de pessoas já visitaram as exposições da Elephant Parade. Cada evento movimenta boa parte da classe artística local, prestigiando desde artistas iniciantes a nomes reconhecidos internacionalmente, gerando uma troca cultural bastante enriquecedora e ajudando a despertar novos talentos. No Rio de Janeiro, contaremos com uma edição limitada de réplicas artesanais, além de alguns produtos criados a partir da exposição”, afirma Giovane Pasa.

SUCESSO INTERNACIONAL

Mais de 800 artistas participaram e 1.000 obras de arte únicas foram criadas. Entre alguns artistas e apoiadores estão Jack Vettriano, Ronald Ventura, Paul Smith, Príncipe Henrik da Dinamarca, Katy Perry, Diane von Furstenberg, Sarah, Duquesa de York, Karim Rashid, William e Kate, Duque e Duquesa de Cambridge, Joss Stone Leona Lewis… O maior valor pago por uma estátua da Elephant Parade em um leilão foi de £155,000. A estátua foi criada pelo artista Jack Vettriano em 2010, na Elephant Parade London.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A causa original da Elephant Parade, que é a preservação dos elefantes recebe recursos de cada evento ao redor do mundo. Os elefantes estão ameaçados de extinção; seu habitat diminuiu cerca de 95% e sua população diminuiu em pelo menos 70% nos últimos 100 anos. Hoje, restam menos de 50.000 elefantes asiáticos distribuídos por 13 países na Ásia. O restante da população está diminuindo em mais de 3,5% ao ano. Se algo não for feito agora, os elefantes serão extintos em menos de 30 anos. É por isso que a Elephant Family (www.elephant-family.org) aumenta a consciência através do programa de educação para crianças e turistas conscientes da situação dos elefantes.

NOS PASSOS DOS ELEFANTINHOS – POR ONDE A EP JÁ PASSOU

Roterdã (2007/50 elefantes); Antuérpia (2008/70 elefantes); Amsterdã (2009/ 113 elefantes); Londres (2010 – 260 elefantes); Bergen (2010/56 elefantes); Emmen (2010/75 elefantes); Heerlen (2011/40 elefantes); Copenhagen (2011/100 elefantes); Milão (2011/80 elefantes); Cingapura (2011/162 elefantes); Hasselt (2012 /42 elefantes); Trier Luxembourg (2013/54 elefantes/39 elefantes); Dana Point (2013/37 elefantes);UK National Tour (2013-2014): Londres, Manchester, Gateshead, Cardiff, Glasgow, Nottingham, Norwich, Newcastle, Uxbridge, Lakeside, Stoke, Watford and Bromley/35 elefantes; Hong Kong (2014/102 elefantes); Calais (2015/43 elefantes); Suzhou (2015/42 elefantes); Bangkok (2015/88 elefantes); Florianópolis (2015/81 elefantes); Taiwan (2016/42 elefantes); Chiang Mai (2016/89 elefantes); Laren (2017/53 elefantes); São Paulo (2017/85 elefantes); Xangai (2017/32 elefantes); India (2018/101 elefantes); Belo Horizonte (2018/40 elefantes); Rio De Janeiro 2018/60 elefantes).

PARCEIROS

Ogilvy – Agência de Propaganda
Geometry – Agência de Ativação / Live Marketing
BriefCom – Assessoria de Imprensa
Beto Gatti – Fotógrafo Oficial
Labbo Digital – Marketing Digital
Galé Filmes – Produção de Vídeos
Silence – Produtora de Áudio
Menezes & Neighbur – Assessoria Jurídica
Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Apoio Institucional