Nova/sb Lança Campanha Sobre Fake News

As fake news ofendem, disseminam ódio, incitam o pânico. Para alertar os usuários das redes sociais sobre os perigos do compartilhamento de falsas notícias, a agência nova/sb

e o Comunica Que Muda lançaram uma campanha que traz dicas práticas para evitar a disseminação de boatos, prevenir golpes pela internet.

“As notícias falsas atingem a população através das principais redes – Whatsapp, Twitter, Facebook – por isso é preciso compreender o poder que as fake news têm de influenciar a vida dos internautas e também o nosso cotidiano”, explica Bia Pereira, coordenadora do Comunica Que Muda.

As peças utilizam os ícones dos apps de redes sociais, que são os principais meios de disseminação de boatos. A lupa é aplicada nas peças mostrando a verdadeira “face” das fake news, sempre associada ao perigo. O conceito da campanha estimula a checagem dos fatos: “Antes de espalhar é melhor verificar”.

A divulgação da campanha conta com mídia on line, e aproveita os canais de comunicação da nova/sb e do Comunica Que Muda que têm cerca de 555 mil seguidores para ganhar alcance na internet.

Pesquisa

Em junho, o dataTaxi, metodologia de pesquisa da agência nova/sb, monitorou as fake news e o Whatsapp. Mostrou que as pessoas hoje estão mais atentas com relação a notícias falsas que circulam no aplicativo. Entretanto, apesar de mais desconfiadas, não sentem responsabilidade pelo que compartilham e raramente checam as informações. E quando isto acontece, a mídia tradicional e os programas jornalísticos são apontados como fontes confiáveis.

O dataTaxi circulou em diversas regiões da cidade entre os dias 11 e 21 do mês passado, transportando 30 passageiros entrevistados sobre o tema whatsapp e fake news. O levantamento foi complementado pelo Pulso, pesquisas qualitativas semanais da nova/sb, realizadas com homens e mulheres, de 19 a 55 anos, da classe C.

Confira a íntegra da pesquisa: https://www.slideshare.net/secret/k2enuplW4xbUlt

Sobre a nova/sb – Entre as maiores agências de publicidade do país, única a ter o selo Pró-Ética – conquistado pelo segundo ano consecutivo junto ao Instituto Ethos e Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). Conta com escritórios em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Rio de Janeiro, somando mais de 180 profissionais. É responsável pela premiada iniciativa de Comunicação de Interesse Público, o Comunica Que Muda (CQM), que tem aprofundado a discussão sobre temas polêmicos e de grande impacto como a descriminalização da maconha, o suicídio, o lixo, o uso do carro e a intolerância. O CQM tem uma forte presença digital, com blog e redes sociais e segue a tradição pioneira da agência, iniciada em 2006, de contribuir com os debates e transformações sociais.

Ficha Técnica

Campanha: Combate à Fake News

Direção de Criação / Planejamento: Célia Alves

Direção de Arte: Marcelo Xidieh

Redator: Pedro Henrique Coimbra