Festival do Clube de Criação 2018

O Festival do Clube de Criação 2018 acontecerá entre os dias 22, 23 e 24 de setembro, sábado, domingo e segunda-feira, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Esta será a sétima edição do evento, que teve início em 2012, no Memorial da América Latina.

Com curadoria da jornalista Laís Prado, o Festival do Clube receberá mais uma vez importantes profissionais do mercado publicitário brasileiro e internacional, além de nomes ligados à moda, música, fotografia, sustentabilidade, artes plásticas e gastronomia, entre outras áreas da economia criativa, que irão debater, palestrar ou comandar workshops.

Representando a publicidade nacional estarão presentes nomes como Alessandra Sadock – Diretora de Criação –Artplan; André Gola – Diretor de Criação – AlmapBBDO; André Kassu e Marcos Medeiros – Sócios / CCOs– Crispin Porter + Bogusky; Bernardo Romero – Executive Creative Director – Area 23/FCB Health NY; Domenico Massareto – Chief Creative Officer – Publicis Brasil; Eduardo Lima – Diretor Executivo de Criação – Wieden+Kennedy São Paulo; Eduardo Martins – Diretor de Criação – Talent Marcel; Félix Del Valle – Diretor Geral de Criação – Ogilvy; Felipe Lucchi – Sócio / Chief Creative Officer – Lew’Lara\TBWA;Fernando Campos – Sócio / Diretor de Criação – Santa Clara; Fernando Musa – Chief Executive Officer – Grupo Ogilvy Brasil; Guga Ketzer – Sócio / Diretor de Criação – SUNO United Creators; Guilherme Jahara – Chief Creative Officer – FBiz; João Livi – Chief Executive Officer – Talent; Laura Esteves – Diretora de Criação – Young & Rubicam; Laura Florence – Vice-Presidente de Criação – LOV; Marie Julie Gerbauld – Diretora de Criação – Publicis; Mario D’Andrea – Presidente – Dentsu Creative Group / Presidente – Associação Brasileira de Agências de Publicidade – ABAP; Miriam Shirley – Copresidente – Publicis Brasil; Patricia Gaglioni – Diretora de RTVC – Lew’Lara\TBWA; Pedro Gravena – Chief Creative Officer – Mosh; Rafael Donato – Vice-Presidente de Criação – David; Sergio Mugnaini – Diretor Executivo de Criação – DPZ&T; Sophie Schonburg – Diretora de Criação – Africa; e Wilson Mateos – Vice-Presidente de Criação – Leo Burnett Tailor Made.

Do mercado internacional estão confirmados nomes como Björn Engström (Senior Partner / Copywriter – Forsman & Bodenfors / Gotemburgo / Suécia); Guillermo Rivero (President of Digital – VICE LATAM); José Cabaço – Global Creative Concept / Storytelling Director – Adidas Group (NY / EUA); e Susan Hoffman – Executive Creative Director – Wieden+Kennedy (Portland / EUA)

Em painel intitulado “O joelês decifrado e sacramentado”, o técnico de futebol Joel Santana vai bater bola com o publicitário João Caetano Brasil (Diretor Executivo de Criação ­– Energy BBDO) e com os jornalistas Almir Leite (O Estado de S.Paulo), Carter Batista (Esse Dia Foi Louco – EDFL) e Renata Mendonça (Dibradoras / UOL).

O consagrado diretor de cena e de fotografia Walter Carvalho falará sobre seu processo criativo em conversa com João Papa, Diretor de Cena ­da Barry Company, e os diretores de criação Sthefan Ko (Lew’Lara\TBWA) e Romero Cavalcanti.

Falando sobre a gastronomia brasileira estarão presentes o chef alagoano Timoteo Domingos, Fundador da Gastrotinga, e a chef Bel Coelho, do restaurante Clandestino, entrevistados pelo crítico gastronômico Márcio Alemão, na mesa “Raízes profundamente brasileiras da gastronomia”.

O produtor musical Pena Schmidt – que cruzou dados de 121 listas com os melhores discos do ano e, a partir daí, criou a #listadaslistas, reunindo os 50 artistas mais recomendados – será entrevistado por André Kassu, Sócio / Chief Creative Officer – Crispin Porter + Bogusky, Apollo Nove, Sócio / Produtor Musical da A9 Áudio, e Maurício Tagliari, Maestro / Sócio da YB Music.

Representando o universo das artes plásticas, o renomado Cildo Meirelles irá trocar figurinhas e falar sobre sua trajetória e obra com a crítica de arte Juliana Monachesi, curadora da Galeria Luisa Strina, e com o também artista plástico Felipe Cama, Executive Creative Director da Sentimental Filme.

Para avaliar como está a temperatura do humor no Brasil, em tempos de redes sociais e do politicamente correto, o apresentador e humorista Maurício Meirelles comandará um debate que irá reunir as atrizes Grace Gianoukas e Marianna Armellini, os comediantes Paulo Vieira e Rudy Landucci e o diretor de criação Eduardo Martins, da Talent Marcel.

“A rua é nóiz. Cidade de Deus, também” será tema de painel formado pelo rapper Emicida e pelos funqueiros MC Cidinho & Doca, que serão entrevistados por Felipe Vassão (Sócio / Produtor Musical da Loud) e Rynaldo Gondim (Chief Creative Officer da Heads). Os slammers Mayara Vaz, Lucas Penteado e Tawane Theodoro apresentarão suas poesias em painel batizado de “Slam Resistência – Sociedade dos Poetas Subversivos”.

Debatendo a poluição do planeta, principalmente a questão do plástico nos mares, estarão conosco Andreia Monteiro – Diretora de Marketing e Gestão de Projetos – Instituto-E / Osklen, Fernanda Daltro – Gerente de Campanhas – ONU Meio Ambiente, João Malavolta – Diretor Executivo – Eco Surf, Thais Vojvodic – Gerente de Sustentabilidade – Coca-Cola Brasil, e Virgínia Antonioli – Coordenadora da Área de Conteúdo – Instituto Akatu, em painel mediado por Gabriela Yamaguchi – Diretora de Engajamento – WWF Brasil.

Do mercado anunciante estarão presentes os executivos Andrea Martins – Chief Marketing Officer – Camil Alimentos; Andrea Mello – Diretora de Marketing – Samsung; Ariel Grunkraut – Vice-Presidente de Marketing – Burger King;Cristiano Mineiro (Digital Marketing Innovation & CRM Manager – Nissan); Daniela Cachich – Vice-Presidente de Marketing – PepsiCo; Danielle Bibas – Chief Creative & Content Officer – Avon; Ícaro de Abreu (Head of Innovation LATAM – IBM); Igor Puga – Diretor de Marketing e Marca – Santander; Juliana Cury – Superintendente de Marketing Institucional – Itaú Unibanco; Larissa Berbare (Head de Consumer Insights – Natura) Lia Bertoni – Diretora de Marketing – AmBev; Maria Fernanda Albuquerque – Diretora de Marketing – Skol; Renata Bokel – Head of Consumer Engagement LATAM – IBM); e Roberta Landucci (Diretora de Marketing – Beneficência Portuguesa).

Temas como assédio e inclusão também estarão na pauta do Festival, bem como a questão do preconceito enfrentado pelas mulheres nas artes, em mesa que terá participação das cantoras Marina Lima e Paula Lima, da roteirista Antonia Pellegrino e da cineasta Anna Muylaert.

O humorista e apresentador Fabio Porchat, o jornalista e fotógrafo Yan Boechat e a cantora e compositora Mariana Aydar também marcarão presença no evento.

Uma das novidades deste ano é o Palco Musical Johnnie Walker, onde serão apresentados quatro pocket shows por dia, cada um com duração de 15 minutos No sábado (22), o palco terá curadoria da produtora Liquo, no domingo (23), da Jamute, e na segunda (24), da Mugshot.

Na área externa haverá uma tenda com diversas ações. A Globosat, por exemplo, através da plataforma Gente, apresentará pesquisas de tendências que servirão de inspiração para que o público crie pôsteres em um tablet interativo, além de oferecer uma piscina com ‘quadradinhos coloridos’ e pufes de diversos tamanhos para que os delegados assistam confortavelmente às palestras via telão. A Broders montará um espaço para experiências via realidade virtual e a Vapt Filmes oferecerá chopp durante happy hour.

No início da noite da segunda-feira (24), último dia do Festival do Clube, haverá um debate sobre a trajetória da noite paulistana com um time formado pelo jornalista André do Val, pela DJ Glaucia Mais Mais, pelo empresário Cacá Ribeiro, um dos “donos” da noite, além de participações dos idealizadores de duas festas que estão bastante em evidência: a Javali e a Mamba Negra.

Serão três dias repletos de atrações, com debates, palestras, workshops e avaliação de portfólios, entre outras atividades. São esperadas cerca de 1.500 pessoas por dia.

Durante o evento serão conhecidos os trabalhos premiados no 43º Anuário e haverá duas cerimônias de premiação, uma para o capítulo Técnica e outra para Criação.

>
> Sócios do Clube de Criação em dia com a anuidade não pagam para entrar no Festival.
>
> Acesse o hotsite do evento: www.festivaldoclubedecriacao.com.br
>
> Ingressos à venda (aqui).
>
> O Festival do Clube de Criação 2018 tem como patrocinadores Facebook (Patrocinador Máster), Alice Filmes, AlmapBBDO, Barry Company, Corazon Filmes, David, FCB Brasil, Globosat, Google, J.Walter Thompson Brasil, Johnnie Walker, Landia, Leo Burnett Tailor Made, Loud, O2 Filmes, otima, Paranoid, Piloto, Yourmama, Zohar.. E os apoiadores ssociação Brasileira de Mídia Digital Out-of-Home (ABOOH), Archive, Broders, Cabify, Clube da Voz, Jamute, Juke!, Liquo, Madre Mia Filmes, Miami Ad School, Mugshot, Mutato; PBA, Revista Piauí, Santa Transmedia, Spray Filmes, Suzano Papel e Celulose, TopMagazine, Vapt Filmes, Warriors vfx.
>
>
>
> SERVIÇO
>
> Festival do Clube de Criação 2018
>
> Quando: Setembro, 22, 23 e 24 – 2018 – sábado, domingo e segunda-feira
>
> Local: Cinemateca Brasileira – São Paulo – Brasil – Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
>
> 
Hosted by: Clube de Criação
>
> 
www.clubedecriacao.com.br
>
> 
https://twitter.com/CCSPoficial
>
> https://www.facebook.com/clube.clubedecriacao
>
> 
Transporte oficial: Cabify (Sócios do Clube – 50% de desconto / Delegados – 30% de desconto)
>
>
>
> Alguns dos grandes nomes internacionais que participaram das edições anteriores do Festival do Clube de Criação: Colleen DeCourcy, Diretora de Criação Global da Wieden+Kennedy; Ji Lee, Creative Lead do Facebook; Nicolas Becker, Sound Designer; Paul Li, Neurocientista e Professor das Universidades de Stanford e Berkeley; Jose Molla, Fundador e CCO da La Comunidad; Fernando Machado, Senior Vice President Global Brand Management do Burger King; Paul Trani, Senior Creative Cloud Evangelist da Adobe; Mark D’Arcy, CCO do Facebook Creative Shop; Laura Jordan Bambach, Creative Partner da Mr President e Cofundadora da SheSays; Tor Myhren, Vice President-Marketing Communications da Apple; Ajaz Ahmed, Fundador e CEO da AKQA; Chuck Porter, Cofundador e Chairman da Crispin Porter+Bogusky e Chief Strategist do grupo MDC Partners; Tham Khai Meng, Worldwide Chief Creative Director da Ogilvy Worldwide; Rosie Arnold, Deputy Executive Creative Director da Bartle Bogle Hegarty; Andy Fogwill, Fundador e Diretor de Cena da Landia; Mark Pytlik, CEO da Stink Digital; Matt Eastwood, Worldwide Chief Creative Officer da JWT; Jonah Peretti, Cofundador do BuzzFeed e do The Huffington Post; Peter Souter, CCO da TBWA Worldwide; Rodolfo Echeverria, Vice President of Marketing da Coca-Cola Latin America; Barry Kock, Senior Vice President & General Manager do Cartoon Network, Boomerang & Tooncast; Javier Mentasti, Chief Creative Officer da Ogilvy Argentina; Andy Sandoz, Creative Partner/Founder da Work Club London; Craig Davis, ex-CCO da JWT; Marc Baptiste, Fotógrafo; Joe Crump, Senior Vice President, Strategy & Planning da Razorfish; Jon Rose, Pro-Surfer e Fundador da ONG Waves for Water; Michael “Puck” Quinn, Creative Director do Blue Man Group; David Gordon, Global Research & Creative Director da Posterscope; Jonathan Briggs, Cofundador da Hyper Island; Sungwon Kim, Producer e Account Director da Dentsu Tokyo; Thorsten Harstall, Director do Adidas Creative Centre; Hugh Forrest, Cofundador e Director do South by Southwest Festival (SxSW).
>
> Sem falar na lista de talentos brasileiros (não ligados diretamente ao mercado publicitário), que vai de Vik Muniz, Ziraldo, Gabriel Chaim, Alice Braga, Paulo Barros, Monica Waldvogel e Marcelo Dantas a Alex Atala, Miguel Nicolelis, Nelson Motta, João Moreira Salles, Maria Fernanda Cândido, Marina Lima, Leandra Leal, Boni, Ronaldo Fraga, Rico Dalasam, Walter Firmo, Daniel Rezende e Guto Graça Mello.
>

>