Congresso em Foco Monitora Bots Políticos
Cerca de 20% das discussões envolvendo política nas redes sociais são motivadas por bots, segundo estudo da FGV/DAPP. Esses “robôs” se passam por usuários reais e interagem massivamente com os tweets que lhes convêm, criando engajamento artificial. Essa manipulação do debate é um risco à democracia e às eleições 2018. É neste cenário que a FCB Brasil e o Congresso em Foco lançam o Trending Botics.
O Trending Botics é um monitor da atividade desses bots. Por meio de uma plataforma online, os usuários poderão acompanhar e comparar diariamente os temas políticos mais compartilhados por esses bots, que fazem com que determinados assuntos alcancem um número cada vez maior de pessoas e ganhem relevância.
“Esses bots são o uso da inteligência artificial a serviço da ignorância. Queremos que as pessoas possam monitorar o comportamento, o aumento ou a diminuição dos bots nos momentos de maiores discussões políticas no país, como debates, entrevistas, resultados de pesquisa e muito mais”, comenta Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil.
Os bots são capazes de fazer um tema se transformar em tendência, espalhar um boato e, inclusive, ser importante arma política. Em 2014 foi provado o uso de robôs para inflar assuntos nas eleições brasileiras, assim como nas últimas eleições americanas. A ideia do Trending Botics é mostrar se um determinado assunto ganhou importância por meio de bots. Além disso, promover o acesso a um ponto de vista isento sobre cada um dos assuntos, assegurado pelo portal Congresso em Foco.
Para o fundador do site, Sylvio Costa, o monitoramento dos bots joga luz sobre um assunto ainda obscuro para a maioria dos usuários das redes. “Queremos alertar os seguidores das redes sobre os riscos de manipulação do debate político e mostrar quais candidatos mais se beneficiam dessa prática que, a exemplo das fake news, desvirtua o processo eleitoral”, afirma.
O Congresso em Foco é um veículo jornalístico que faz cobertura apartidária do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos com o objetivo de auxiliar o leitor e o eleitor a acompanhar o desempenho dos representantes eleitos. Desde o seu lançamento em 2004, experimenta crescimento constante e acentuado da sua audiência e influência. Segundo o Google Analytics, em 2017, teve mais de 23,6 milhões de visitas. Vencedor do Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2009, acumula incontáveis “furos” e citações em outros veículos, incluindo os principais órgãos de imprensa brasileiros e diversos veículos estrangeiros.
O Trending Botics vai fazer as checagens até o fim das eleições.
Link: https://congressoemfoco.uol.com.br/trendingbotics
Ficha técnica
Título: Trending Botics
Cliente: Congresso em Foco
Agência: FCB Brasil
Diretora Geral de Criação: Joanna Monteiro
Diretor Executivo de Criação: Fabio Simões
Diretores de Criação: Marco Monteiro e André Pallú
Criação: Antonia Zobaran, André Vervloet, Bruno Castellotti, Leonardo Marçal
Assistente de Arte: Pevê Azevedo
Tecnologia: Marcelo Arteiro e Emerson Queiroz
Atendimento: Elton Longhi, Anna Sant’Anna, Rafael Cardoso, Karoline Araujo
Gerente de Projetos: Suelen Mariano
Planejamento: Bianca Reame
Aprovação do cliente: Sylvio Costa, Edson Sardinha
###
Sobre a FCB Brasil
A FCB Brasil é uma agência de publicidade brasileira, integrante da rede internacional Foote, Cone & Belding, que foi a primeiraagência de propaganda do mundo. Também faz parte do grupo internacional de agências IPG (Interpublic Group). Atualmente é presidida por Aurélio Lopes que também é Chairman para aAmérica Latina. Além da sede localizada na Avenida das Nações Unidas, em São Paulo, a agência também possui uma unidade no Rio de Janeiro. Para mais informações acompanhe as notícias daagência no Facebook,Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.