Memo cria campanha com Porta dos Fundos para Adobe

“Sua empresa está na idade da pedra?” – primeira campanha brasileira sobre a Adobe Experience Cloud, estrelada pelo Porta dos Fundos, é bem-humorada provocação ao mercado de marketing

Lançada pela Lima Consulting, Stefanini e Gauge, e criada pela Agência Memo, iniciativa reforça o compromisso das empresas envolvidas em oferecer tecnologia e consultoria de ponta para a geração das melhores experiências em marketing digital

A Lima Consulting, consultoria de marketing digital, e a Stefanini, empresa especializada em serviços de TI, juntamente com a Gauge, consultoria de performance e experiência do usuário do Grupo Stefanini, acabam de lançar a nova campanha de Experience Cloud da Adobe. Bem-humorada e estrelada pelo grupo Porta dos Fundos, a campanha criada pela Agência Memo tem a intenção de provocar o mercado a se questionar sobre quão digital, atual e efetiva é a gestão de seu marketing digital.

Sob o conceito “As suas ferramentas de marketing podem ser da idade da pedra. E você nem desconfia”, os comerciais exemplificam cada uma das três soluções da Adobe Experience Cloud – Advertising, Analytics e Marketing – ao mostrar a interação entre dois integrantes do Porta dos Fundos caracterizados como homens das cavernas, o “Estagiolopitecus” e o “Diretor de Neandermarketing”. Eles conversam num escritório da era da pedra lascada, ilustrando de maneira divertida quão defasados podem estar os recursos tecnológicos utilizados por profissionais no planejamento e execução de suas estratégias de marketing digital. E como as empresas podem avançar com o uso da tecnologia Adobe.

O processo de desenvolvimento da campanha foi em co-criação entre a agência Memo e o Grupo Porta dos fundos, e além dos filmes foram criadas ações para internet, como perfis fictícios do “Estagiolopitecus” e do “Diretor de Neandermarketing” em redes sociais como o Linkedin.

Os três filmes da campanha têm como foco os tomadores de opinião no marketing de agências e empresas e serão veiculados via Facebook, Instagram e LinkedIn. A Adobe Experience Cloud tem como propósito criar experiências transformadoras. Para isso, oferece às empresas acesso a um conjunto integrado de marketing, publicidade e software para criar campanhas, gerenciar divulgações e coletar dados sobre os seus clientes.

“O grande diferencial competitivo das marcas é a experiência que conseguem entregar a seus consumidores. Esse é o grande desafio do profissional de marketing: conseguir que a empresa, recursos, canais e pontos de contato estejam todos voltados para entregar a melhor experiência possível, na qual a tecnologia seja transparente. Os profissionais de marketing precisam se questionar o quanto de controle, informação e investimentos estão transferindo a grupos cujo incentivo é vender mídia – e pesquisar e conhecer soluções neutras e de qualidade incontestável. Tanto a Stefanini juntamente com a Gauge quanto a Lima Consulting estão preparadas para discutir, comercializar e implementar as nossas soluções, que hoje são consideradas as melhores em seus segmentos”, afirma Gabriela Viana, diretora de Marketing da Adobe para América Latina.

De acordo com Eliezer da Silveira Filho, CMO de Marketing da Stefanini para a América Latina, o marketing é dinâmico e impactado o tempo inteiro por mudanças. “As tecnologias existem para apoiar as estratégias diante das constantes transformações do próprio consumidor, que deseja ser tratado como único. Precisamos investir em soluções completas para conhecer em profundidade os desejos de cada público, indo muito além dos dados”, destaca Eliezer.

Já Fabio Peçanha, country manager da Lima Consulting, destaca a importância em desenvolver estratégias que tenham a inovação como pilar, com metodologia baseadas em dados e insights. “A campanha mostra as soluções que a Adobe oferece ao mercado por meio de uma abordagem bem-humorada e alicerçada em sua própria história, já que a própria Adobe tem aplicado a inovação em seu modelo de negócio de forma constante. Para a Lima Consulting é um grande prazer participar da iniciativa e contribuir para continuar refinando e elevando o patamar das ofertas de produtos de seus clientes”, afirma.

“Esse projeto nos deu muito orgulho, dada a confiança das equipes em desenvolver conosco a primeira campanha nacional para promover as soluções da Adobe, e a possibilidade de parceria com um grupo ícone do humor brasileiro contemporâneo”, declara Rodrigo Esteves, sócio-diretor de criação da agência Memo, responsável pela campanha.

Além dos vídeos estrelando integrantes do Porta dos Fundos, a campanha entrega informações complementares sobre tendências de mercado, capacidades das soluções e webinars por meio dos quais os profissionais de marketing poderão conhecer melhor as soluções da Adobe.

Ficha técnica da campanha:

Campanha: Caveman

Clientes: Lima Consulting, Stefanini, Gauge, Adobe

Produto: Adobe Experience Cloud

Direção de criação e planejamento: Rodrigo Esteves

Criação: Denis Gonsales, Diego Henrique, Vinicius Kazuo, Camila Abdalla, Raiane Paiva

Mídia: Guilherme Duarte, Jonas Ferreira

Social media: Anna Benedetti, Liz Yau

Atendimento: Marcelo Prado, Paola Nascimento

Produtora: Porta dos Fundos

Sobre a Adobe Systems Incorporated

A Adobe está mudando o mundo por meio de experiências digitais. Para mais informações, visite www.adobe.com/br/