• Home »
  • Destaques »
  • Artplan Cria Campanha Para Levantar Causa Em Prol Da Diminuição Do Uso Das Sacolas De Plástico No Rio de Janeiro

Artplan Cria Campanha Para Levantar Causa Em Prol Da Diminuição Do Uso Das Sacolas De Plástico No Rio de Janeiro

Movimento, criado para ASSERJ, traz diversas frentes para incentivar consumo consciente

Todos os dias, os consumidores se rendem às facilidades das sacolas de plástico, que raramente são reutilizadas e acabam boiando por aí nos oceanos. Mas você sabia que o tempo de decomposição do material pode levar até 400 anos? Isso o torna um dos principais inimigos do meio ambiente.

Com o objetivo de incentivar a mudança de hábito dos consumidores, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), a Artplan e a Dream Factory apresentam um movimento para conscientizar a população do Rio sobre os danos que as sacolas plásticas causam na natureza.

O start para a mudança é uma nova lei estadual, que vigora a partir deste dia 26 de junho, obrigando as lojas de varejo a substituírem as bolsas plásticas por modelos feitos com material renovável. Com isso, os supermercados do Rio de Janeiro estarão proibidos de oferecerem sacolas de plástico a seus clientes. A partir de agora, cada consumidor pode ganhar no máximo duas sacolas feitas com material mais sustentável para ajudar neste momento de transição. Se o cliente quiser mais, terá que pagar por elas a preço de custo.

A comunicação chega ao público no primeiro dia da nova lei, em diversos pontos de contato: TV aberta, PDV e conteúdos digitais. Para ampliar a mensagem educacional, um time de influenciadores foi chamado a participar da iniciativa.

Fernanda Cortez, influenciadora, ativista e idealizadora da plataforma de educação ambiental “Menos 1 Lixo”, abordará o assunto e convocará as pessoas a reduzirem o consumo de sacolas de plástico, dando dicas, entre elas, sobre o uso de bolsas retornáveis e convidando outros influenciadores para que compartilhem como está sendo o dia a dia com os novos hábitos de consumo. Ao final, ela contará como foi o processo de transição e seus consequentes benefícios.

“Criamos um movimento de comunicação com o intuito de impactar, conscientizar e inspirar a população à ação. Nosso objetivo é despertar seu interesse para o assunto e estar junto do consumidor nesse processo de mudança de hábitos”, diz Dani Ribeiro, Diretora de Criação da Artplan RJ. “Focamos nossos esforços em apresentar variadas alternativas para o início de novas práticas, de forma a não prejudicarmos mais o meio ambiente com o uso excessivo deste tipo de material. Estamos confiantes que, desta forma, inspiraremos a mudança para o modo de viver das pessoas. Por isso, não tratamos esta ação apenas como uma campanha, e sim como uma causa em prol da preservação da natureza e do Estado onde vivemos”, afirma Luis Baselli, Diretor de Conteúdo da Artplan RJ.

Uma coletiva foi realizada pela ASSERJ, no AquaRio, para mais informações a respeito da campanha e das novas regras. O espaço, em parceria com as duas empresas do Grupo Artplan, se engajou e entrou como apoiador da causa. Disponibilizou seu aquário principal como cenário de uma das peças que inicia o movimento: uma sacola gigante adesivada para causar estranhamento e chamar a atenção do público sobre a importância do tema, durante o período da campanha. Outras sacolas gigantes serão espalhadas em pontos turísticos da cidade, ainda a serem definidos.

Ficha Técnica

Agência: Artplan

Anunciante: ASSERJ

Campanha: Sacolas Plasticas

Título: Desplastifique Já

CEO: Antonio Fadiga

Direção de Criação: Dani Ribeiro e Alessandra Sadock

Direção de Arte: Neca Bohrer

Redação: Marcio Morgade

Assistente de Arte: Diego Santos

Diretora de produção e operações: Clariana Regiani

RTVC: Alessandra Nunes Salles, Flavia Reis, Nathalia Dutra, Tatiane Queiroz

Diretor de conteúdo: Luis Baselli

Conteúdo: Janaina Lellis, Vitor Barbosa

BI: Rachel Rimoli e Dayana Souza

Diretora Geral de Atendimento: Ana Paula Sanchez

Atendimento: Flavia Bittencourt, Carlos Lins e Erica Barreiros

Diretor de Planejamento: Lucas Cassol

Mídia: Sabina Frota, Karla Villela, Thiago Valente e Mariana Oliveira

Aprovação / Cliente: Fabio Queiroz, Nalita Campos.

Produtora do filme: The Kumite

Diretor: Marcus Becker

Produção Executiva/ Atendimento: Adriana Omodei

Direção de fotografia: Marcelo Corpanni

Direção de Produção: Aline Rizzotto

Montagem: Guilherme Falotico

Pós-produção / Finalização: Flux / Vanderlei Santana

Produtora de Áudio: Lucha Libre

Produção musical: Danilo Barbalaco

Mixagem: Equipe Lucha

Direção Musical: Paulo Corcione

Atendimento: Vanessa Raad

Produção Executiva Dream Factory: Bia Vilela, Kharine Castro

Direção de Arte Dream Factory: Julio Bugarin

Direção de Criação Dream Factory: Rafael Arraes

Planejamento e Redação Dream Factory: Rômulo Carminate

Sobre a Artplan

Liderada por Rodolfo Medina, a Artplan é a maior agência brasileira, com capital 100% nacional, do mercado e atua como um HUB de soluções de comunicação para seus clientes. Em 2018, saltou da 10ª posição para 6ª no ranking das agências (Kantar Ibope Media – 2018). De acordo com o Agency Scope 2018, a Artplan foi uma das agências melhor avaliadas em Envolvimento da alta direção nas contas e 1ª na avaliação dos próprios clientes, na categoria Boa Equipe de Profissionais. Além disso, tem se destacado, durante quatro anos, no ranking Great Place to Work. A agência possui cerca de 360 colaboradores, distribuídos nos três escritórios: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.