• Home »
  • Destaques »
  • El Ojo De Iberoamérica 2019 Apresenta Os Primeiros Conferencistas De Seu Ciclo De Capacitação Profissional

El Ojo De Iberoamérica 2019 Apresenta Os Primeiros Conferencistas De Seu Ciclo De Capacitação Profissional

 

Os primeiros nomes no time de conferencistas do festival deste ano são a brasileira Joanna Monteiro, Diretora de Criação para projetos globais da FCB; o colombiano Juan Carlos Ortiz, Presidente & CEO da DDB Latina e Creative Chairman da DDB Américas; e os argentinos Ramiro Raposo e Fernando Sosa, Vice-Presidentes da La Comunidad

Há 22 anos inspirando, motivando, estimulando e reconhecendo o melhor da criatividade ibero-americana e de cada um dos seus países, o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica anuncia os primeiros nomes do clico de conferências, inspiração e capacitação profissional de sua edição 2019. Eles são a brasileira Joanna Monteiro, Diretora de Criação para projetos globais da FCB; o colombiano Juan Carlos Ortiz, Presidente & CEO da DDB Latina e Creative Chairman da DDB Américas; e os argentinos Ramiro Raposo e Fernando Sosa, ambos Vice-Presidentes da agência La Comunidad.

Considerado pelos seus frequentadores como “uma experiência que deve ser vivida”, todos os anos o El Ojo celebra as melhores ideias em um clima de confraternização, capacitação e inspiração. Joanna, Ortiz, Raposo e Sosa integrarão o dream team de estrelas da publicidade internacional que darão a sua visão da indústria, percorrendo os corredores do El Ojo e compartilhando seus talentos nos espaços de workshops, seminários, exposições e coquetéis do festival. A grande festa da criatividade ibero-americana se prepara para os três inesquecíveis dias do festival, que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro no espaço La Rural, no bairro de Palermo, na cidade de Buenos Aires.

“Todos os anos, o El Ojo se reafirma como o melhor espaço para entender o que está acontecendo no dia a dia das empresas que determinam o rumo da publicidade, do marketing, do entretenimento no mundo e em relação à audiência e nos sentimos muito felizes em a anunciar essas três efemérides da criatividade publicitária global entre nossos conferencistas”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do festival.

Leia um pouco mais sobre os primeiros conferencistas confirmados para o El Ojo 2019:

Juan Carlos Ortiz, Presidente & CEO da DDB Latina e Creative Chairman da DDB Américas

Colombiano, Juan Carlos Ortiz se sente à vontade nos palcos do El Ojo de Iberoamérica. O criativo já foi Presidente de Júri e Conferencista várias vezes. Impossível esquecer a palestra que realizou em 2011, cujo tema foi “Compartilho, logo existo”, e a de 2014, sobre as transformações na indústria com o tema “De que maneira a publicidade mudou a sua forma de influenciar?”.

Em 2017 a rede que Ortiz lidera foi consagrada como a Melhor da Ibero-América. Neste ano, o Presidente e CEO da DDB Latina confirmou sua participação pela terceira vez como speaker do El Ojo. Ortiz foi o primeiro presidente latino de uma agência nos Estados Unidos, a Leo Burnett. Em 2008, foi convocado pela DDB Worldwide para unir a cultura latina, a criatividade, a paixão e o trabalho da América Latina, Espanha e Estados Unidos Hispânico. Em 2014 se tornou o responsável pelo Conselho Criativo da DDB Américas, ao mesmo tempo em que liderava a DDB Latina. Em 2019, no Festival de Cannes, foi moderador da Conferência do Presidente colombiano, Iván Duque, sobre a Economia Laranja. Foi também na França que conquistou pela primeira vez para a Colômbia um Leão de Ouro, pela campanha contra as drogas criada para o governo do seu país. Foi jurado do Festival em duas ocasiões (2010, Titanium & Integrated, e Outdoor em 2013) e Presidente do Jurado da categoria Outdoor em 2015.

Ortiz é membro ativo e único latino do American Advertising Federation Hall of Fame. Além disso, foi nomeado Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial pelas suas conquistas profissionais, seu compromisso com a sociedade e seu potencial para contribuir para um futuro melhor. Publicou os livros “Cortos”, em 2010, que revolucionou a indústria editorial por ser uma biografia criativa escrita no seu celular e sempre em aviões, durante suas viagens de negócios pelo mundo. Em 2013 lançou a segunda parte: “Cortos e ½”.

Joanna Monteiro, Diretora de Criação para projetos globais da FCB

Eleita a Mulher Mais Criativa do Mundo pela Bussines Insider, Joanna Monteiro começou sua carreira profissional estagiando na Ogilvy há 23 anos, e no ano seguinte, foi contratada como redatora pela DPZ. De 1999 a 2002 a publicitária brasileira esteve na W/Brasil e depois seguiu sua carreira profissional na agência Africa, onde trabalhou durante dez anos. Em setembro de 2012 se uniu à agência FCB Brasil como CCO. Graduada em Artes pela Universidade de Brasília (UnB), fez pós-graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM. À frente da FCB, conseguiu posicioná-la como uma das agências mais criativas do mundo. Depois de sete anos como CCO, Joanna Monteiro assumiu recentemente uma nova função: Diretora de Criação para Projetos Globais, passando a trabalhar diretamente com Susan Credle, CCO Global da FCB.

No Festival, Joanna já foi Presidente do El Ojo Interactivo. Desta vez sua participação será, pela primeira vez, como Conferencista. Em 2014 recebeu dois Grandes Ojos nas categorias Mobile e Directo, e um Grand Prix Mobile no Cannes Lions pela campanha “Protection Ad”, para Nivea. Isso significou liderar o Jurado de Cannes no ano seguinte, na categoria que a consagrou.

Ramiro Raposo e Fernando Sosa, Vice-Presidentes da La Comunidad

Ramiro Raposo faz parte da La Comunidad há 14 anos – entrou em 2005 como Redator Senior. Antes de unir-se à La Comunidad, o publicitário argentino trabalhou como Redator Sênior na Young & Rubicam e, anteriormente, na DDB Argentina. Sua passagem na La Comunidad lhe rendeu amadurecimento profissional, primeiro como Diretor de Criação e depois como Director Geral de Criação. Desde 2011 ocupa o cargo de VP, Executive Idea Director do escritório de Buenos Aires, administrando o Departamento de Criação e o business de forma geral.

Entre outros clientes, Ramiro desenvolveu projetos para marcas globais como Apple, Emirates Airlines, Samsung, Volvo, Volkswagen, Corona, Visa, Rolling Stone, La Nación, Kinder, Danone e Grupo Peñaflor. Além do seu bem-sucedido trabalho com as marcas, foi responsável pela campanha do atual presidente da Argentina, Mauricio Macri, e atualmente integra o board de comunicação do governo. Nos últimos quatro anos também fez parte da diretoria do Círculo de Criativos Argentinos, com o objetivo de ajudar a fortalecer o crescimento do potencial criativo argentino.

Recebeu numerosos prêmios nos festivais mais importantes do mundo publicitário, incluindo Clio, Cannes Lions, The One Show, D&AD, San Sebastián, El Ojo de Iberoamérica e Círculo de Criativos Argentinos. Ramiro também foi convocado para participar do júri dos festivais mais importantes da indústria.

O também argentino Fernando Sosa iniciou sua carreira no mundo das ideias há 20 anos, dando seus primeiros passos no departamento criativo da Ogilvy Argentina. Depois dessa experiência foi convocado a integrar a equipe da agência DDB, onde conheceu Ramiro e ambos se consolidaram como dupla.

Depois de dois anos de trabalho intenso, contribuindo para a construção da imagem de marcas como Volkswagen e Telefônica, foi convidado por Guillermo Vega para integrar o time criativo de Young & Rubicam. A partir daí, Fernando e Ramiro tiveram a possibilidade de continuar desenvolvendo-se como dupla, trabalhando para clientes como Quilmes, Visa e Danone.

Desde 2005 forma parte da La Comunidad, onde teve a oportunidade de crescer profissionalmente, entrando como dupla sênior, seguindo como Diretor de Criação e depois como Diretor Geral de Criação.

Outro grande salto na sua carreira aconteceu em 2011, ao ocupar o cargo de Gerente Geral de BA e VP de La Comunidad. Neste momento passou a ser não só o responsável pelo departamento de criação, mas também do negócio como um todo. Fernando e Raposo foram os primeiros da sua geração a chegar a um posto gerencial.

Nos últimos 20 anos, Fernando realizou trabalhos mundialmente reconhecidos para marcas como Rolling Stone, Volvo, Corona, Vh1, MTV Volkswagen, Coca-Cola, Wrangler, entre outras. Atualmente, lidera projetos para grandes marcas a nível regional e global.

Fernando conquistou diversos prêmios nos festivais mais importantes da publicidade local, regional e mundial: Clio, Cannes Lions, One Show, D&AD, San Sebastián, El Ojo de Iberoamérica e Círculo de Criativos Argentinos. Em muitos deles, foi convocado a fazer parte do júri, como One Show, El Ojo de Iberoamérica, Desachate LIA, dentre outros.

Para Agendar

#ElOjo2019

Quando: dias 6, 7 e 8 de novembro

Onde: no Auditorio Principal da Rural, Predio Ferial de Buenos Aires, Palermo

Encerramento de inscrição de peças: 30 de agosto

Mais informações sobre inscrições: http://www.elojodeiberoamerica.com/premio/inscribite/

Esclarecimento de dúvidas: info@elojodeiberoamerica.com ou pelo telefone 00 54 11 4543-0790

Inscrição de delegados: entradas com 40% de desconto até 30 de agosto (Vagas limitadas)

Sobre o El Ojo de Iberoamérica

O El Ojo de Iberoamérica é o primeiro festival internacional com um critério e um olhar latino sobre a criatividade, a comunicação e o entretenimento. Em cada uma de suas edições, e há 22 anos, o El Ojo reúne o talento e o espírito latino, projetando-o e integrando-o ao mundo. O sucesso do evento se dá graças às premissas que permeiam o festival: capacitação, inspiração, encontro, reconhecimento aos melhores trabalhos e aos profissionais e empresas que os criam e, principalmente, estímulo para que a indústria cresça ano a ano e se consolide como uma referência mundial em criatividade. Todos os anos, o El Ojo impulsiona os limites do talento, a criatividade e a comunicação latina, fazendo-as crescer e potencializando-as. O El Ojo vê mais além e se consolida como o lugar por excelência para os profissionais do mercado se encontrarem, a fim de fortalecer e potencializar vínculos, trocar experiências, gerar negócios e projetar o talento latino além das fronteiras regionais.