• Home »
  • Destaques »
  • Parceria Entre Produtora e Youtubers Lança Campanha De Inclusão Com Libras

Parceria Entre Produtora e Youtubers Lança Campanha De Inclusão Com Libras

Na campanha #AbraSuaJanela, influenciadores digitais lançam os vídeos com janela para linguagem de sinais, trazendo acessibilidade para os surdos, que atualmente são mais de 10 milhões de pessoas no Brasil

Libras No Seu Vídeo dedicou a semana em que aconteceu o Dia Nacional do Surdo (26/09), para lançar a campanha de conscientização #AbraSuaJanela, em que convidou influenciadores digitais para produzirem vídeos com opções de janela em libras em seus canais na plataforma YouTube.

Desta forma, os vídeos destes influencers passam a ser compreendidos pela comunidade com deficiência auditiva (que corresponde a mais de 5% da população brasileira) e iniciam-se novas discussões sobre o tema, como um incentivo para que mais pessoas e empresas que produzem conteúdo audiovisual disponibilizem a janela de libras em seus vídeos.

Mais de 10 milhões de brasileiros são surdos, sendo que 80% deles são analfabetos na língua portuguesa – seu idioma materno é a língua de sinais, que é diferente em cada país, e no Brasil se chama Libras, Língua Brasileira de Sinais.

A campanha, criada em conjunto com a Escola de Criatividade Redhook School, teve início em 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, e se estende até a semana seguinte. Os primeiros canais de YouTube a apoiar a causa e iniciarem a campanha são DR relacionamentos (que vai utilizar janelas de libras em 6 vídeos), Dora Figueiredo, Lully de Verdade e Acidez Feminina.

“Nascemos com a missão de tratar a acessibilidade não como apenas uma lei a ser cumprida, mas um direito fundamental da pessoa com deficiência”, comenta Anésio Júnior, diretor da Libras No Seu Vídeo, que presta serviços de acessibilidade para conteúdo audiovisual, como libras, legendas e audiodescrição. A produção dos vídeos é sempre acompanhada por um Surdo, garantindo e certificando de que a interpretação está de acordo com o contexto do assunto.

Youtubers da campanha #AbraSuaJanela:
DR relacionamentos – www.youtube.com/DRelacionamentos
Dora Figueiredo – www.youtube.com/DoraFigueiredo
Lully de Verdade – www.youtube.com/lullydeverdade
Acidez Feminina – www.youtube.com/AcidGirlTestosterona