• Home »
  • Destaques »
  • Publicidade e Física: Enem Corrige Propaganda Memorável Das Casas Pernambucanas

Publicidade e Física: Enem Corrige Propaganda Memorável Das Casas Pernambucanas

 

“Não adianta bater, eu não deixo você entrar. As Casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar. Vou comprar flanelas, lãs e cobertores eu vou comprar… nas Casas Pernambucanas e nem vou sentir o inverno passar.” O memorável jingle, criado por Heitor Carillo em 1962 para as casas Pernambucanas, foi um dos destaques da prova de Física do Enem 2019, aplicada no último domingo, 10, em todo o Brasil.

De acordo com a questão (131 da prova rosa, 94 da azul, 100 da cinza e 124 da amarela), “apesar de memorável, o jingle, que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado”, continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria. De acordo com o assessor pedagógico do Sistema Positivo de Ensino na área de Física, Danilo Capelari, para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos (resposta letra C).

Segundo as leis da Física, o calor sempre passa do corpo mais quente para o mais frio. “Do ponto de vista da termodinâmica, com a abertura da porta, o frio não entra em casa, mas é o calor que sai”, explica. Assim, está errado dizer que alguém não vai deixar o frio entrar. Quanto ao cobertor, segue o mesmo conceito. “Ele funciona como um isolante térmico, evitando com que haja a troca de calor entre nós e o meio. Para que o cobertor fosse capaz de nos aquecer, ele deveria ser uma fonte de energia térmica em potencial, mas não é”, explica Capelari.

Dessa forma, para que o jingle fosse cientificamente corrigido, o professor sugere a seguinte letra: “Não adianta bater, eu não deixo o calor sair. As Casas Pernambucanas não vão deixar o meu lar esfriar. Vou comprar flanelas, lãs e cobertores eu vou comprar… nas Casas Pernambucanas e nem vou sentir o inverno passar”. Acontece que o personagem Friozinho é tão conhecido popularmente que gera uma memória afetiva do consumidor até hoje. O sucesso é tão grande que o filme costuma retornar às telinhas a cada inverno.

Em 2018, para celebrar os 110 anos de sucesso da Pernambucanas, a campanha de inverno das Pernambucanas apresentou a garota propaganda Paolla Oliveira finalmente abrindo as portas de sua casa para o tradicional ícone do Friozinho entrar. Criado pela agência J. Walter Thompson, a ideia do comercial era mostrar que a marca já está presente há tanto tempo nas casas das famílias brasileiras, que elas já podem até “deixar o frio entrar”, pois a marca conta com uma linha completa de produtos capaz de “aquecer” a todos, até mesmo nos dias mais frios. E não foi apenas Paolla Oliveira que caiu na crença popular. O jingle ganhou a voz de Michel Teló e a estratégia digital teve estrelas como Palmirinha Onofre e Mauricio Arruda.

No inverno de 2019, a animação do remake foi feita por Guilherme Alvernaz e contou com a modernização de alguns cenários e personagens, mas a trilha original e o roteiro foram mantidos. Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, Christiane Monteiro Machado, a Publicidade, com alguma frequência, usa algum tipo de licença poética como essa do comercial original, considerando que as pessoas não interpretam as mensagens de forma tão literal. “A natureza da mensagem publicitária não exige que as pessoas busquem, por exemplo, aquilo que elas já conhecem sobre Física – isso explica o fato de a marca não receber críticas por criar um conteúdo que contraria a ciência”, argumenta.

Segundo Christiane, “com a visibilidade e o assunto em pauta, a marca pode se aproveitar dessa atenção que foi criada para a incoerência entre o que o jingle diz e a realidade da Física, e criar um novo personagem, como o Calorzinho, por exemplo, que não sairia de casa”. Fica a dica.