Audio.ad E IAB Brasil Dão Foco Aos Podcasts

Audio.ad e IAB Brasil lançam guia sobre publicidade em podcasts, o Podcast Show IAB Brasil, e webinar sobre esse formato digital.
Audio.ad, companhia especializada em soluções de publicidade em áudio digital para marcas e produtores de conteúdo, apresentou, em conjunto com IAB Brasil, o “Podcast Advertising Guia IAB Brasil”, um e-book gratuito sobre publicidade em podcasts e sobre o mercado brasileiro de podcasts.

O guia, uma iniciativa do Comitê de Áudio do IAB Brasil com apoio da Audio.ad, apresenta estatísticas reveladoras sobre o consumo de podcasts no Brasil em 2019 e projeções para 2020. O estudo indica que 40% dos internautas brasileiros já escutaram algum podcast e, dessa porcentagem, metade tem o hábito de escutar mensalmente.

O e-book segue expondo diferentes reflexões sobre o perfil dos ouvintes de podcast no país, as diversas formas de agregar valor às marcas, os formatos de anúncios mais utilizados para impactar a audiência, além de um debate sobre segmentação de anúncios e mensuração de sua eficiência. Por último, o e-book propõe uma análise sobre o futuro do podcast no Brasil.

Outra ação desenvolvida pela Audio.ad com o IAB Brasil durante 2019 foi o lançamento do podcast do IAB Brasil, uma série de programas, em formato de bate papo, abordando as últimas tendências da publicidade digital. Durante o primeiro episódio foram discutidas as ações práticas do IAB sobre os pontos da Carta Global de Mídia que a ABA publicou em 2018, a partir da análise dos 8 princípios básicos para a publicidade no ecossistema digital.

O terceiro conteúdo criado pelo IAB Brasil em parceria com a Audio.ad foi um webinar gratuito sobre podcasts, acessível no site do IAB que utiliza casos de estudo e estatísticas para afirmar, por exemplo, que os podcasts já fazem parte da estratégia de comunicação de várias empresas.

Alguns dados revelados pelo Podcast Advertising Guia IAB Brasil

Quatro a cada dez usuários brasileiros de internet já escutaram um programa de podcast, e mais da metade dessas 56 milhões de pessoas escuta mensamente. Esses dados pertencem à pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em abril de 2019.

Essa audiência significativa foi convertida em uma oportunidade para que as marcas se conectem com seu público através de formatos publicitários e de conteúdo de áudio patrocinado. Os ouvintes de podcast estão muito comprometidos, reagem positivamente aos anúncios e tendem a favorecer os anunciantes que escutam.

Os podcasts complementam a jornada do consumidor moderno ao otimizar seu tempo em atividades como voltar para casa, fazer academia, ir à faculdade ou quando realiza alguma tarefa doméstica (PodP Pesquisa – 2018), geralmente em momentos sem tela, quando os ouvintes estão aprendendo coisas novas, adquirindo conhecimento ou se entretendo de maneira informal e relaxada.

Sobre a Audio.ad:

A Audio.ad é uma empresa da Cisneros Interactive focada em soluções de áudio digital para marcas e produtores de conteúdo de toda a América Latina, além do mercado hispânico nos Estados Unidos. Seu objetivo é possibilitar aos anunciantes impactar a audiência de rádios online e outros serviços de streaming, com spots de áudio e outros formatos digitais, de maneira inteligente e customizada. Fundada por Germán Herebia e Carlos Córdoba, em dezembro de 2014, já possui audiência de mais de 55 milhões de usuários na região. Mais informações sobre a empresa e os produtos podem ser acessadas na página da Audio.ad.

Sobre a IAB Brasil

Fundada em 1998, o principal objetivo da IAB Brasil, é desenvolver o mercado de mídia interativa no Brasil. Em 2006, a até então Associação de Mídia Interativa, passou a fazer parte do IAB, Interactive Advertising Bureau, se transformando na IAB Brasil. A partir desta mudança, passou a fazer parte de uma rede internacional de mais de 45 países.

No Brasil, atualmente, são mais de 250 filiados, entre portais, sites, agências, anunciantes e outros interessados na missão de orientar o mercado de mídia interativa brasileira.