• Home »
  • Destaques »
  • Brasil Tem Dois Trabalhos Entre Os 10 Vencedores Do Nielsen Design Impact Awards 2019

Brasil Tem Dois Trabalhos Entre Os 10 Vencedores Do Nielsen Design Impact Awards 2019

Premiação internacional destaca melhores cases de redesign de embalagens, analisando-as como ferramenta fundamental de marketing

O Brasil emplacou dois trabalhos entre os 10 vencedores do Nielsen Design Impact Awards 2019. Realizada pela Nielsen em escala global, a premiação analisa e consagra cases de redesign de embalagem que as transformam em uma ferramenta fundamental de marketing.

Entre os principais requisitos para a escolha do Top 10 estão o aumento das vendas após o redesign das embalagens; a manutenção de elementos e valores das marcas e projetos anteriores; e o aspecto artístico do produto. A Nielsen destaca ainda que 70% das compras são decididas de frente para as gôndolas, no ponto de venda – reforçando o papel crucial das embalagens em resultado de negócios.

No total, foram premiados quatro trabalhos dos Estados Unidos, dois do Brasil, dois da África do Sul, um da China e um do México. Do Brasil, foi destacado o trabalho de redesign do chocolate Prestígio, da Nestlé, realizado pela CBA B+G através do seu Packaging Innovation Lab. Combinando pesquisa, insights de consumidores e experts de design, a embalagem traduz a “naturalidade” do produto, buscando uma maior conexão com a Geração Z e fazendo uma releitura dos properties da marca, passando pela textura do envoltório e pelos detalhes cada elemento, como o coco e a palmeira. Entre os resultados, destaca-se um crescimento de 46% nas vendas após a novidade chegar ao PDV.

Também figura na lista o trabalho de renovação de identidade das embalagens da Satis, linha de produtos da Ajinomoto, desenvolvida em parceria com a Arcwwbrasil. O case, que procurava deixar mais claros os atributos e qualidade dos produtos oferecidos, auxiliou no aumento de 9% no volume de vendas, em uma categoria que apresentou queda no geral. Entre as demais marcas premiadas aparecem M&M’s (EUA), Nice! (EUA), Icelandic Provisions (EUA), Hess Select (EUA), Alpura (México), Awarana (China), Maq (África do Sul) e Playboy Fragrances (África do Sul).

Segundo o relatório da Nielsen, a empresa escolheu 10 iniciativas que “alavancaram a arte e a ciência do design para causar um impacto verdadeiramente notável. Eles representam uma ampla variedade de situações de negócios em alimentos, bebidas, cuidados pessoais e da casa, transformando a marca de um varejista em uma ‘marca real’ por meio do design de embalagens; uma nova e autêntica abordagem em uma categoria saturada; marcas herdadas se adaptando às novas tendências; e muito mais”. Os resultados na íntegra, juntamente com o resumo de cada um dos cases, pode ser encontrado em: https://www.nielsen.com/us/en/insights/report/2019/nielsen-design-impact-awards/

Sobre a CBA B+G
A CBA B+G combina pensamento estratégico, visão criativa, atuação colaborativa e metodologias próprias para gerar os melhores resultados para o negócio de nossos clientes e para a vida das pessoas, por meio de pilares como design, branding, pesquisa e inovação. Com atuação em toda a América Latina, a agência se dedica a trabalhos que passam por identidade e construção de marca, embalagens, ambientação, análise e previsão de tendências, prototipagem, planejamento e execução de soluções de business para algumas das principais empresas locais e globais, como Nestlé, Heineken, Colgate, Chandon, Braskem, Orfeu, Nazca e Sanofi. Há 24 atuando no Brasil, a agência integra a rede francesa CBA, fundada em 1982 e com 12 escritórios espalhados pelo mundo.