Nielsen vai medir campanhas publicitárias em Mobile no Brasil

Serviço de Mensuração Mobile na Pesquisa Nielsen Digital Ad Ratings chega a Austrália, Brasil, França, Alemanha, Itália e Reino Unido, oferecendo métricas comparáveis a métricas de TV para atender a uma antiga reivindicação do mercado de propaganda digital

A Nielsen acrescentou seis países a sua presença global de mensuração da plataforma móvel à solução Digital Ad Ratings, o padrão adotado pela indústria para a mensuração independente de campanhas digitais com métricas como GRP e TRP, comparáveis a campanhas de TV. Além dos EUA e do Canadá, a mensuração de campanhas nas plataformas móveis agora chega a Austrália, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Brasil. Os clientes brasileiros vão ter acesso às novas funcionalidades da pesquisa Nielsen Digital Ad Ratings a partir do mês de dezembro.

Importantes agências globais, plataformas publicitárias e organizações do setor nacionais e internacionais, dentre as quais Videology, Unilever, TubeMogul, ROIx, Mobile Marketing Association, Microsoft, Melt DSP, GroupM, Amplifi e AdAudience agora tiram o máximo proveito de suas campanhas com uma visão “digital total” das audiências em computadores, smartphones e tablets. Isto oferecerá um panorama mais claro sobre como as plataformas online e mobile interagem juntas e separadamente, de uma maneira comparável à TV.

“Agora permitimos ao mercado ter acesso a métricas independentes da mais alta qualidade e diretamente comparáveis entre todos os dispositivos”, disse Megan Clarken, Vice-Presidente Executiva da Liderança Global de Produtos Watch, Nielsen. “A mensuração da plataforma mobile pelo Digital Ad Ratings permite esse nível de comparabilidade a mais mercados, proporcionando um entendimento mais profundo da efetividade das campanhas.”

À medida que o uso da plataforma mobile continua a crescer rapidamente em todo o mundo, a mensuração de Digital Ad Ratings oferece clareza aos clientes que querem tirar máximo proveito da publicidade mobile. Por exemplo, uma análise das campanhas móveis nos EUA de julho de 2014 a março de 2015 descobriu que as campanhas móveis atingiam seu público pretendido 49% das vezes, em média. De forma semelhante, a porcentagem no alvo dos anúncios canadenses exibidos na plataforma mobile durante maio de 2015 foi quase a mesma que para computadores de mesa: 44% e 47%, respectivamente.

Com a inclusão da mensuração mobile ao serviço Digital Ad Ratings internacionalmente, a solução passa a mensurar todos os anúncios, incluindo vídeo e display, para as plataformas iOS e Android. A Nielsen continuará a implantar capacidades adicionais de medição mobile ao longo de 2016.

CLIENTES APOIAM A INCLUSÃO DA MENSURAÇÂO MOBILE A DIGITAL AD RATINGS

AdAudience: “Dispositivos móveis, de uso pessoal, estão se tornando cada vez mais importantes no mercado alemão. Os clientes de branding identificam dispositivos móveis cada vez mais como uma plataforma publicitária apropriada. Além do desenvolvimento de novos formatos de publicidade mobile, devemos focar na validação das propagandas na plataforma mobile. Estamos empolgados em trabalhar com a Nielsen para convencer nossos clientes na Alemanha do potencial que existe na publicidade móvel,” disse Stefan Krötz, diretor da AdAudience GmbH.

Amplifi: “Mobile tornou-se a primeira tela para consumo de mídia em diversas audiências de nossos anunciantes, e apoiamos a entrada de Digital Ad Ratings na plataforma mobile. Esse é um passo importante em direção a um planejamento de audiência multicanal e sem duplicação,” disse Marina Coche, Diretora de Publicação na Amplifi Display da entidade de comercialização Dentsu Network Aegis.

GroupM (França): “A solução Nielsen Digital Ad Ratings dá a nossos clientes a habilidade de conectarem audiências de computadores e de dispositivos móveis. Esse é um importante passo à frente, alinhado às ambições do grupo,” disseram Alexandra Chabanne e Olivier Mazeron, co-presidentes de GroupM CONNECT.

GroupM (Austrália): “Até o momento, o mercado mobile esteve um pouco paralisado por problemas de mensuração em relação a audiências e campanhas de desempenho. Entretanto, agora, a capacidade de capturar os dados de verificação da audiência mobile por meio da solução Nielsen Digital Ad Ratings tem o potencial de mudar o jogo para o mercado mobile,” disse John Miskelly, Presidente de Digital do GroupM. “Permite aos planejadores mensurarem computadores e dispositivos móveis sem precisar segregar cada canal. Do ponto de vista do GroupM, a solução Nielsen Digital Ad Ratings nos trouxe insights incomparáveis sobre tendências de audiência de computadores. Agora aguardamos ansiosamente o momento de sobrepor os dados de audiência mobile para entendermos o alcance e frequência entre múltiplos dispositivos.”

Melt DSP: “Mobile tem crescido exponencialmente e agora temos a habilidade de mensurar com precisão o alcance, a frequência e a assertividade de alvo em dispositivos móveis,” disse Guilherme Mamede, CEO, Melt DSP Brasil. “Para nós da Melt, que atualmente utilizamos Nielsen Digital Ad Ratings, há apenas motivos para comemorar a nova funcionalidade deste produto.”

Microsoft: “Nielsen Digital Ad Ratings é uma solução confiável e precisa que muda a forma como mídias digitais são compradas, trazendo maior clareza à publicidade digital,” disse Erik-Marie Bion, Diretor de Online e Publicidade, Microsoft França. “A inclusão de mobile possibilitará uma expansão de sua capacidade de auditoria, mas também ajudará a unificar a gestão do investimento entre telas. Aguardamos ansiosamente esta nova funcionalidade que nos permitirá comprovar nossa capacidade de entrega em telas múltiplas, além de verificar a qualidade de nossa definição de público alvo.”

Mobile Marketing Association (MMA): “A expansão de Digital Ad Ratings para mobile é uma notícia muito boa para a Mobile Marketing Association (MMA), que procura demonstrar a eficácia da publicidade em dispositivos móveis,” disse Nicolas Rieul, Relator do Comitê de Publicidade Mobile na MMA. “Portanto, a partir de hoje, a plataforma mobile poderá ser mensurada da mesma forma que seu irmão mais velho, o computador de mesa.”

ROIx: “O mercado mobile no Brasil cresceu em alta velocidade nos últimos anos. É uma ferramenta essencial para impactar consumidores com ofertas e serviços de forma inteligente, relevante mensurável” diz Giovanni Faria, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Roix. “A mensuração mobile correta através da solução Digital Ad Ratings da Nielsen contribuirá de forma substancial para o entendimento do comportamento do consumidor em sua jornada por meio de diversos canais, ajudando anunciantes a alocarem melhor seus investimentos em publicidade.”

TubeMogul: “TubeMogul foi a primeira plataforma publicitária de alta tecnologia a integrar a solução Nielsen Digital Ad Ratings (anteriormente OCR) a nosso aplicativo, em 2013. Isso ofereceu a Marcas e a Agências a habilidade inédita de planejar, comprar, otimizar e reportar segundo audiências verificadas para campanhas de computadores de mesa,” disse Sam Smith, Gerente Geral para Austrália e Nova Zelândia, TubeMogul. “O lançamento da mensuração mobile em Digital Ad Ratings na Austrália é um avanço empolgante, pois traz o mercado um passo mais próximo do sonho da mensuração entre telas. Nossa aliança estratégica com a Nielsen significa que Digital Ad Ratings estará disponível diretamente na plataforma e é fundamental para oferecer aos anunciantes as melhores ferramentas para executar campanhas de marca em múltiplas telas.”

Unilever (Reino Unido): “A inclusão da mensuração mobile em Digital Ad Ratings é outro passo à frente na contabilização de digital. A mensuração precisa, baseada em pessoas, oferecida por Digital Ad Ratings já trouxe muito mais transparência aos meios digitais e permitiu à Unilever efetivar eficiências significativas em nossas compras de mídias; tanto tradicionais quanto programáticas,” disse Paul O’Grady, Gerente Sênior de Planejamento de Comunicações, Unilever. “O lançamento da mensuração mobile trará a mesma transparência e potencial de contabilização ao espaço mobile, com métricas que nos ajudam a garantir que nossos anúncios estão chegando às pessoas certas.”

Unilever (Brasil): “Mobile é uma ferramenta de comunicação inquestionável, e com a penetração exponencial de smartphones necessitamos de uma mensuração de audiência mais precisa e, especialmente, uma plataforma que possa avaliar conjuntamente a eficiência de campanhas para PC e Mobile com as mesmas métricas,” disse Sonia Leme, Gerente de Pesquisas de Mídia, Unicell.

Videology: “Em um panorama de mídias convergentes, mobile exerce um papel vital para nossos clientes à medida que querem atingir o número em rápido crescimento de consumidores que assistem a conteúdos de TV em seus dispositivos móveis. Dados extraídos de nossa plataforma mostraram uma triplicação no número de campanhas em vídeo para mobile no 2o Trimestre de 2015 em comparação ao 1o Trimestre do ano; entretanto, apesar do rápido crescimento, o feedback dos clientes ainda cita a mensuração como uma barreira ao aumento de investimentos,” disse Chris Mooney, líder da Estratégia de Produtos, APAC, Videology. “A chegada da mensuração de mobile a Nielsen Digital Ad Ratings muda isto. Estávamos aguardando ansiosamente seu lançamento na Austrália e mal podemos esperar para trabalhar com a Nielsen e oferecer a nossos clientes dados robustos sobre o alcance total de audiência.”