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Beleza é fundamental e embalagem é tudo! PDF Imprimir E-mail
Ter, 09 de Junho de 2009 12:17

*Fabio Mestriner

As embalagens dos produtos de sua empresa são melhores, iguais ou inferiores as embalagens de seus concorrentes? Esta pergunta é crucial para avaliar o grau de competitividade dos produtos no segmento de consumo, mas uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Embalagem da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, revelou que muitas empresas tem dificuldade para responder esta pergunta e que 48% dos gestores entrevistados não consideram as embalagens de suas empresas melhores que as da concorrência.

 
 

Esta situação demonstra que o nível de contribuição da embalagem para a imagem do produto ainda tem muito que evoluir. Sabemos que o consumidor não separa a embalagem do conteúdo, portanto se a embalagem de um produto é inferior a de seu concorrente, ele será percebido pelo consumidor como sendo inferior. Não há como mudar esta equação, o marketing é uma batalha de percepção e a embalagem consolida e faz a entrega dos atributos objetivos e subjetivos que constituem a personalidade do produto.

O segmento de beleza e cuidados pessoais no Brasil  apresentam uma performance impressionante nos últimos anos levando o país a ser o segundo maior mercado de cosméticos do mundo, superado apenas pelos Estados Unidos.

Quando analisamos a participação dos países no total de lançamentos efetivados no ano, verificamos que o Brasil ocupa a quarta posição o que demonstra a força e a dinâmica do mercado. Falamos de uma categoria extremamente expressiva do segundo maior mercado do mundo onde a imagem tem papel relevante.

As grandes empresas e as multinacionais que atuam neste segmento já sabem e cuidam com extremo cuidado de suas embalagens. Mas as empresas nacionais de porte pequeno e médio, ainda carecem de maior compreensão sobre a importância que ela tem para o desempenho de seus produtos e empresa.

Ainda é comum encontrarmos empresas que adotam soluções caseiras e amadoras, que se preocupam em economizar na embalagem e não em torná-las melhores que a concorrência, empresas que não investem em design, e improvisam neste item fundamental, e acima de tudo, que não tem consciência da importância da embalagem para o consumidor.

Infelizmente, estas empresas estão deixando de aproveitar um recurso que tem dentro de casa, que já está incluído no custo do produto, que foi pago por ele e que pode se transformar numa poderosa ferramenta de marketing se bem utilizada.
Quando surge um período difícil na economia como o que estamos atravessando, as pessoas tendem a redirecionar suas preocupações e investimentos para produtos que proporcionam bem-estar e melhoram sua autoestima, portanto, acreditamos que os cosméticos tendem a receber maior atenção em detrimento de itens mais caros como os bens duráveis que são bem mais caros e cuja compra pode ser adiada.

Por isso vale a pena investir nas embalagens de seus produtos para torná-los mais valiosos e desejados neste ano cujo cenário vai exigir mais das pessoas e empresas e onde a beleza e a boa apresentação pessoal continuarão sendo um alívio para as tensões que não podem ser evitadas nestas épocas.

* Fabio Mestriner, professor coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM  do Programa Packing (Capacitação e Pós-Graduação) em Design e Inovação de Embalagem da Sustentare Escola de Negócios, coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE. Professor de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem da Escola de Engenharia Mauá e autor dos livros Design de Embalagem Curso Avançado e Gestão Estratégica de Embalagem www.embalagem.espm.br



 

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