Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/16/c8/portaldapropaganda1/public_html/portal/plugins/system/nonumberelements/helpers/parameters.php on line 130

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/16/c8/portaldapropaganda1/public_html/portal/plugins/system/sourcerer/helper.php on line 32
“Arte Brasileira” é a nova atração do GNT
QUINTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO


news menu leftnews menu right

Guia Fornecedores

Anuncie Grátis

Anúncios pagos

Banner
Banner
“Arte Brasileira” é a nova atração do GNT PDF Imprimir E-mail
Seg, 24 de Março de 2014 12:07


Um perfil de oito artistas brasileiros através de suas viagens e atividades pelo mundo e também no Brasil. Assim é “Arte Brasileira”, novo programa do GNT que encontrou curadores, colecionadores, críticos e artistas em suas exposições e trabalhos pelo Brasil e pelo mundo. "Quis mostrar como a arte brasileira está inserida no circuito internacional" diz o diretor Alberto Renault, que antes de “Arte Brasileira” criou o programa “Casa Brasileira” – exibido no mesmo canal –, em que traçou o perfil dos mais importantes arquitetos e designers do país. “Arte Brasileira” vai ao ar nos domingos, às 23h. 

"Tentei em cada episódio, mais do que contar cronologicamente a trajetória dos artistas, fazer literalmente uma viagem com eles". Com Tunga, “Arte Brasileira” visita o Museu Nacional de Arqueologia de Saint-Germain-en-Laye, na França, onde o artista reconhece uma enorme influência na sua obra. Além do ateliê do artista pernambucano no Rio, o programa vai ao Chateau La Coste, na Provença francesa, que expõe em seu acervo permanente esculturas do artista, assim como o pavilhão do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, dedicado à obra de Tunga.

Beatriz Milhazes fala sobre o Museu do Quai Branly em Paris, onde a referência da arte decorativa e tribal relaciona-se com sua mais recente exposição em São Paulo: "O Círculo e Seus Amigos". A artista evoca ainda a importância do Victoria and Albert Museum nas suas pesquisas, assim como a natureza carioca e a intensidade cromática do Jardim Botânico de sua cidade natal.

Com Ernesto Neto, “Arte Brasileira” vai ao Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, onde acontece importante retrospectiva do artista. Da preparação da exposição no ateliê carioca à apresentação para a impressa internacional, o episódio mergulha na intensa obra do escultor carioca.

Acompanhando Jonathas de Andrade, o programa vai até Amã, na Jordânia, onde o artista alagoano fez residência artística na Fundação Darat al Funun. Lá ele criou a obra "Procurando Jesus". Neste espisódio, acompanhando o artista, o programa vai a Oslo, na Noruega, e Recife onde ele reside atualmente.

Adriana Varejão expõe em Londres seu mais recente trabalho “Polvo Portraits”, assim como evoca o barroco das igrejas brasileiras e a modernidade de sua galeria em Inhotim.

Em Berlim, Renata Lucas visita a Galeria KW, importante centro de referência de artes plásticas, que ainda guarda marcas de sua obra apresentada em 2010. Luiz Zerbini faz um passeio por Veneza,  onde a luz da cidade, segundo ele, é uma referência para a pintura ocidental. Visitamos obras do artista paulista também em Inhotim e na galeria que o representa em Londres. 

Em Lima, no Peru, o encontro é com Vik Muniz, onde o Museu de Arte Contemporânea da cidade expôs retrospectiva de sua obra.

Segundo Alberto Renault, diretor e também roteirista da série, sua preocupação foi escolher um grupo variado: artistas homens e mulheres, de gerações e regiões diferentes do país, e representativos da arte contemporânea; além de suportes variados como a fotografia, escultura, pintura e instalação.

Os episódios contam depoimentos dos próprios artistas que falam sobre processo criativo, suas obras, sua relação com as cidades, além de entrevistas com curadores, galeristas, críticos e colecionadores. Renault também mostra as obras fora do ambiente institucional. No episódio de estreia, por exemplo, a estilista Isabela Capeto   – que tem uma gravura de Beatriz Milhazes – fala da admiração pela artista: “Acho que a obra de Beatriz, quando você a olha, dá vontade de mergulhar. É um trabalho alegre, é bom de ver”, comenta.

O programa “Arte Brasileira” que é uma coprodução da Hungry Man com a Rio Filmes e a Globosat, vai ao ar aos domingos, às 23h. Para mais informações, acesse o link: http://gnt.globo.com/artebrasileira/




 

Facebook  Twitter  Youtube  Google Plus  LinkedIn






O www.portaldapropaganda.com.br atua como intermediário na prestação de serviço gratuito de divulgação de matérias, artigos, entrevistas, opiniões, anúncios e guia de fornecedores. O usuário destes serviços assume toda a responsabilidade pelo conteúdo por ele enviado para publicação, que venha ocasionar danos e/ou prejuízos de qualquer natureza.

Copyright © 2009 - Portal da Propaganda

Google+