DOMINGO, 24 DE SETEMBRO


news menu leftnews menu right

Anuncie Grátis

Anúncios pagos

Banner
Banner
Gerente de Meio Ambiente da CNI dá entrevista na AMBIENTAL EXPO. PDF Imprimir E-mail
Ter, 09 de Junho de 2009 10:59
Grace Dalla Pria Pereira
 

Divulgar o trabalho da Confederação Nacional da Indústria, participar de debates e seminários, ampliar a rede de contatos e identificar novas oportunidades e parcerias são as perspectivas da entidade em relação a Feira

Em entrevista concedida à Assessoria de Imprensa da AMBIENTAL EXPO (Feira Internacional de Soluções para Saneamento e Meio Ambiente),  Grace Dalla Pria Pereira, Gerente de Meio Ambiente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), falou sobre as ações da entidade em relação às questões ambientais, os desafios de seus associados, além do apoio ao evento. Confira:

 

ASSESSORIA AMBIENTAL EXPO - Como a CNI contribui com as questões ambientais? Quais as principais ações?

Grace Dalla Pria Pereira - No Brasil, promovendo a interação, o diálogo e a participação da indústria nos fóruns de formatação de políticas públicas, em particular no que se refere aos eixos temáticos de Biodiversidade e Florestas, Qualidade Ambiental, Mudança do Clima, Recursos Hídricos e Educação Ambiental. As principais ações incluem projetos de capacitação em Produção mais Limpa que aumentam a eficiência no uso de água, energia e insumos, além da implementação do Sistema Integrado da Bolsa de Resíduos que facilita a compra, venda e troca de resíduos industriais em nível nacional.

A A E - E as indústrias brasileiras? O que estão fazendo para preservar o meio ambiente? Estão empenhadas? Quais são os principais desafios?

Grace - A indústria brasileira já incorporou em suas estratégias corporativas e organizacionais os processos de gestão ambiental e sustentabilidade. Isto ocorre por meio de tecnologias diversas que variam desde o reuso da água, o reaproveitamento de resíduos, a redução do emprego de energia até projetos de educação ambiental e responsabilidade social. É importante ressaltar que a indústria brasileira é composta, em sua maioria, por empresas de pequeno e médio porte. Para essas empresas os principais desafios são a adequação às legislações ambientais cujas normas são extremamente burocráticas, morosas e muitas vezes oneram a produção final.

A A E - A CNI promove ações junto com a indústria nacional para atender as medidas de redução de gases estufa previstas pelo Protocolo de Kyoto? Se sim, quais?

Grace - Promovendo o Programa de Capacitação e Mercado de Carbono junto às associações setoriais e  federações da indústria, em todo o Brasil.

A A E - Para a CNI, qual é a importância da AMBIENTAL EXPO?

Grace - A Unidade de Competitividade Industrial da CNI reúne áreas de interesse complementar e transversal. Entre elas estão o meio ambiente, a infraestrutura  e a inovação tecnológica. Participar da AMBIENTAL EXPO, na cidade de São Paulo, maior parque industrial da América do Sul, é o reconhecimento do papel da indústria brasileira no Continente e a sinalização de que a preocupação com a gestão ambiental é requisito primordial para a competitividade da indústria.

A A E - Por que a CNI decidiu firmar uma parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, por meio do apoio à AMBIENTAL EXPO?


Grace -
A CNI é uma organização cujo trabalho se pauta na construção de parcerias internas com federações, associações setoriais e sindicatos e externas com o governo e organismos internacionais. Fomos apresentados a Reed Exhibitions Alcantara Machado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB), que é uma parceira de longa data da CNI. Além disso, conhecemos a eficiência e o profissionalismo da Reed Exhibitions, que organiza a maior feira ambiental da Europa, a Pollutec, da qual a CNI participa regularmente há três anos.

A A E - Qual a importância dessa parceria?

Grace - Liderar e desenvolver um mercado para tecnologias e serviços ambientais no Brasil e na América do Sul.

A A E - Quais as perspectivas da Confederação em relação ao evento?

Grace - Divulgar o trabalho da CNI, participar de debates e seminários, ampliar a rede de contatos e identificar novas oportunidades e parcerias.

 

Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, em parceria com a ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), a primeira edição da AMBIENTAL EXPO 2009 (Feira Internacional de Soluções para Saneamento e Meio Ambiente) - versão latino-americana da consagrada Pollutec (França) - maior evento de meio ambiente do mundo, marcada para o período de 30 de junho a 2 de julho de 2009, apresentará sistemas, soluções, inovações e tendências para empresas e governos no que se refere ao setor de Saneamento e Meio Ambiente.

Com foco em seis segmentos-chave - Ar, Saneamento, Solo, Ruído, Resíduos e Energia -, a AMBIENTAL EXPO 2009 tem o apoio institucional da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Secretaria Nacional de Saneamento e ADEME (Agence de l'Environnement et de la Maîtrise de l'Energie). Também apóiam o evento: ABCE (Associação Brasileira das Concessionárias de energia Elétrica), ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Público de Água e Esgoto), ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), AESBE (Associação das Empresas de Saneamento Básico Esta duais), ASFAMAS (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento Edificações Energia e Irrigação), ABCE (Associação Brasileira de Consultores de Engenharia), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), CNI (Confederação Nacional da Indústria), FNP (Frente Nacional de Prefeitos), SELURB (Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana) e SINAENCO (Sindicato da Arquitetura e da Engenharias), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e Green Builiding Council Brasil.

Mais informações:

AMBIENTAL EXPO (Feira Internacional de Soluções para Saneamento e Meio Ambiente)
Data: 30 de junho a 2 de julho de 2009
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo/SP
Telefones: (11) 3060-4893 / 4894

 



 

Facebook  Twitter  Youtube  Google Plus  LinkedIn

Leia Mais






Fornecido por Joomla!. Designed by: Joomla Theme, postgresql sequence. Valid XHTML and CSS.