DOMINGO, 25 DE AGOSTO


news menu leftnews menu right

Guia Fornecedores

Anuncie Grátis

Anúncios pagos

Banner
Banner
O filósofo Jacques Rancière e o Dossiê sobre trabalho são destaques da edição de setembro da CULT PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Setembro de 2009 11:36
 Professor emérito de política da Universidade de Paris 8, Jacques Rancière é a capa de setembro da Revista CULT. Numa entrevista exclusiva, o filósofo francês e autor do recém-lançado Le spectateur émancipé (O espectador emancipado), ainda inédito no Brasil, fala sobre arte e política.

Outro destaque dessa edição é o Dossiê que discute o sentido do trabalho, com as visões da sociologia, filosofia e psicologia. CULT convidou especialistas nessas áreas para análises profundas sobre o assunto.

No primeiro artigo, a filósofa gaúcha Suzana Albornoz discorre sobre o desenvolvimento da ideia de trabalho na história da filosofia, chamando atenção para alguns momentos relevantes da trajetória desse conceito.

O psicanalista francês Christophe Dejours, uma das maiores autoridades mundiais em psicologia do trabalho, analisa os modos contemporâneos da organização do trabalho e as doenças vinculadas a esses modos, encontrando no reconhecimento a chave para a verdadeira satisfação psíquica.

Ricardo Antunes enumera os impasses do emprego no Brasil e no mundo, como a redução das garantias sociais e a degradação das condições de trabalho.

Ruy Braga e Marco Aurélio Santana apresentam a situação atual do sindicalismo e apontam para formação de um novo proletariado, o infoproletariado, cuja imagem simbólica seria a do operador de telemarketing.

Por fim, Ruy Braga entrevista o sociólogo britânico Michael Burawoy, professor da Universidade de Berkeley (EUA), que fala de sua experiência como operário por mais de 20 anos em países como a Zâmbia, os EUA e a Rússia, e de como ela reorientou sua visão teórica sobre o trabalho.

A seção Cultura em Movimento apresenta os principais destaques culturais de setembro. E, ainda, críticas literárias, resenhas de livros, as colunas de Marcia Tiburi, Francisco Bosco, Norman Lebrecht e Pedro Alexandre Sanches.

Aproveite a leitura.


Sobre a CULT

Criada em 1997, a Revista CULT é uma das mais importantes publicações de filosofia e literatura. Reportagens, entrevistas, ensaios e artigos de renomados intelectuais fazem parte de seu conteúdo editorial. De periodicidade mensal, a revista aborda ainda teatro, música, cinema e demais manifestações culturais relevantes.

A revista disponibiliza o conteúdo integral dos Dossiês publicados mensalmente, desde 2007, e que se tornaram fonte de pesquisa para estudantes, professores e também para os interessados na obra e na biografia das grandes figuras do pensamento ocidental. É só se cadastrar, gratuitamente, pelo site www.revistacult.com.br.

 

CULT – Jornalismo cultural independente e crítico                               

Periodicidade: Mensal - distribuição nacional em bancas e livrarias - R$ 9.90                     

Cult Online - www.revistacult.com.br

Praça Santo Agostinho, 70 - 10° andar

Paraíso - São Paulo - SP - CEP 01533-070

Tel:  (11) 3385-3385 - Fax: (11) 3385-3386



 

Facebook  Twitter  Youtube  Google Plus  LinkedIn






O www.portaldapropaganda.com.br atua como intermediário na prestação de serviço gratuito de divulgação de matérias, artigos, entrevistas, opiniões, anúncios e guia de fornecedores. O usuário destes serviços assume toda a responsabilidade pelo conteúdo por ele enviado para publicação, que venha ocasionar danos e/ou prejuízos de qualquer natureza.

Copyright © 2009 - Portal da Propaganda

Google+