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Marketing olfativo é estratégia para capturar clientes PDF Imprimir E-mail
Seg, 11 de Janeiro de 2010 15:53

O marketing olfativo – ferramenta utilizada por agências de publicidade e empresas especializadas em aromatização de ambientes – vem ganhando cada vez mais espaço no comércio. Estudos apontam que o consumidor tende a permanecer mais tempo dentro de uma loja quando esta utiliza aromas no ambiente. A premissa da estratégia é capturar o cliente pelo olfato, se utilizando do poder de recordação dos cheiros, fazendo com que pessoas se lembrem de determinado local e então, retornem. Dentre as lojas que se utilizam da tática estão a Le Lis Blanc, a SAAD e a multimarcas Bazaar Fashion.

 


As fragrâncias nos ambientes comerciais, antes restritas às lojas de cosméticos e perfumaria, hoje ganharam os mais diversos segmentos. Na Le Lis Blanc, além de fortalecerem o conceito da marca na mente do consumidor, as fragrâncias estão à venda para quem desejar adquirir, tamanho o sucesso que fez entre os frequentadores. Em razão disso, a marca recentemente ampliou sua linha de aromas, que hoje conta com a fragrância Alecrim e Âmbar. A primeira é composta por home sprays, pot pourri, kit difusor de aromas, vela e mini vela aromatizante, vela castiças, água para perfumar roupas, sabonete líquido e mini savons. Já a linha Âmbar, que incorporou o portfólio de produtos da marca, contém home spray, pot pourri, kit difusor e velas aromatizantes. Trata-se de um dos aromas mais antigos do mundo, com toque amadeirado.

 

As linhas aromatizantes da Le Lis Blanc são encontradas nas duas lojas da marca em Curitiba, localizadas no Shopping Müeller e no ParkShopping Barigüi e nas demais lojas da rede espalhadas pelo Brasil. Todos os produtos acompanham embalagens especiais, que refletem a preocupação da marca com a qualidade e elegância.

 

A SAAD, localizada no Shopping Crystal Plaza, é outra marca que decidiu apostar no mercado de perfumaria. Um dos últimos lançamentos da grife de luxo é o perfume Saadíssima Day – uma versão mais leve da fragrância doce que já havia conquistado as clientes. Trata-se de um perfume elaborado com frutais cítricos, bergamota siciliana, ervas aromáticas e sálvia esclarea, que apresenta corpo amadeirado de cedro e ébano. Para convidar consumidoras a conhecer o lançamento, a SAAD também recorreu ao marketing olfativo, borrifando a essência no interior da loja.

 

A sócia-proprietária da Bazzar Fashion, Andréa El Omeiri, buscou em São Paulo uma empresa especializada no desenvolvimento de aromas personalizados para encontrar uma fragrância para a multimarcas. “O objetivo era um aroma que proporcionasse prazer e convidasse nossos clientes a permanecer na loja, além de despertar a memória olfativa”, explica a empresária, que encontrou o perfume ideal após alguns testes realizados no ambiente da Bazaar Fashion. No entanto, a fragrância sentida na maison não está disponível para comercialização.



 

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