QUINTA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO


news menu leftnews menu right

Anuncie Grátis

Anúncios pagos

Banner
Banner
Concurso “Melhor Capa de Livro” apresenta vencedor e debate importância do processo criativo para o mercado editorial PDF Imprimir E-mail
Sex, 18 de Março de 2011 17:22

Dentre 133 inscrições, foram selecionadas as 15 melhores criações; grande vencedora será apresentada em cerimônia dia 22, em São Paulo, onde os convidados elegerão também a Melhor Capa Júri Popular.

 

O concurso “Melhor Capa de Livro”, promovido pela Getty Images, agência responsável pela criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia, apresenta as 15 finalistas dessa segunda edição. Com 133 inscrições, 80 a mais do que no ano passado, a iniciativa que premia designers autores de capas de livros, tem se consagrado no mercado de criação editorial com a participação de trabalhos de 35 editoras. Entre as finalistas, estão capas de livros de algumas das mais importantes editoras do país como Companhia das Letras, Record, Rocco, Larousse do Brasil e Objetiva/Alfaguara.

&nbs p;


O grande vencedor será apresentado em evento de premiação realizado nessa terça-feira (22), em São Paulo (SP), onde também será eleita a melhor capa na opinião dos convidados. A cerimônia contará com a participação especial do artista gráfico Hélio de Almeida, que falará sobre a importância e o processo criativo da capa do livro. Também estarão presentes na cerimônia o júri do concurso, composto por profissionais renomados dos mercados publicitário e editorial como o editor-chefe da Revista Cultura, Sergio Miguez, jurado do prêmio APCA de Literatura; Felipe Machado, editor de Multimídia de O Estado de S. Paulo; Victor Burton, designer gráfico colaborador das editoras Companhia das Letras, Record, Objetiva, Ediouro e Nova Fronteira; Marcos Augusto Gonçalves, editor de opinião do jornal Folha de S. Paulo; e Javier Talavera, diretor de arte e criação da Agência Leo Burnett Brasil.

 

A iniciativa compreende as criações produzidas a partir do banco de imagem da Getty Images e tem como objetivo reconhecer o talento dos designers, “profissionais que têm a delicada e difícil missão de transmitir o conteúdo do livro na capa, atraindo o público certo para a obra”, segundo lembra Paulo Schmid, diretor da Getty Images Brasil.

 

Hélio de Almeida: Artista gráfico com mais de 40 anos de carreira, participou da criação das revistas Veja (1968) e IstoÉ (1976), na re-elaboração do projeto gráfico da Folha de S. Paulo e identidade visual do caderno Ilustrada (1973) e na reformulação da arte da revista Exame (1984), entre outros. Paginou e ilustrou centenas de matérias em veículos como Globo Rural, Pesquisa FAPESP e Visão, além de diversas publicações institucionais e corporativas. Venceu um Prêmio Jabuti de 1993 com o livro Anjo Pornográfico (1992).

Confira os finalistas:

Designer: Antonio Carlos de Angelis

Livro: Poder & Amor. Teoria e prática da mudança social

Editora: Senac São Paulo

Designer: Carlos Renato

Livro: Solo

Editora: Saraiva selo Benvirá

Designer: Christiano Menezes

Livro: A menina que não sabia ler

Editora: LeYa

Designer: Claudia Warrak e Raul Loureiro

Livro: Uma certa paz

Editora: Companhia das Letras

Designer: Claudia Warrak e Raul Loureiro

Livro: O emblema vermelho da coragem

Editora: Companhia das Letras

Designer: Elmo Rosa

Livro: O fim da América

Editora: Record

Designer: Mariana Newlands

Livro: O que quer de mim, amor?

Editora: Tinta Negra Bazar Editorial

Designer: Rafael Nobre

Livro: A arte de ser desagradável

Editora: Record/Bertrand Brasil

Designer: Rafael Nobre

Livro: O estrangeiro

Editora: Record/BestBolso

Designer: Renné Ramos

Livro: Mick Jagger e os Rolling Stones

Editora: Larousse do Brasil

Designer: Rodrigo Rodrigues

Livro: Retratos imorais

Editora: Objetiva/ Alfaguara

Designer: Rodrigo Rodrigues

Livro: Minuto de silêncio

Editora: ROCCO

Designer: Rodrigo Rodrigues

Livro: Sudd

Editora: ROCCO

Designer: Sandro Bier

Livro: Escolhendo sua Fé

Editora: Esperança

 

Designer: SERGIO CAMPANTE

Livro: A BATALHA DE MOGADISCIO

Editora: BERTRAND BRASIL

Vencedor 2009: O primeiro colocado foi o designer Rodrigo Rodrigues de Azevedo, com a capa de Os Espiões, (Objetiva/Alfaguara), que, em 2010, conquistou o 3º lugar de melhor capa no Prêmio Jabuti, sendo a única a ganhar o prêmio utilizando imagens.

 

Sobre a Getty Images

A Getty Images é líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes e produtos multimídia, além de seu mais novo produto: música. A Getty Images atende a clientes em mais de 100 países e é a primeira empresa à qual profissionais da área de criação e mídia recorrem para encontrar, adquirir e gerenciar imagens e outros conteúdos digitais. Os fotógrafos e as imagens premiadas da empresa ajudam clientes a criar trabalhos inspiradores que aparecem diariamente nos jornais, revistas, campanhas publicitárias, filmes, programas de televisão, livros e web sites mais influentes do mundo. Acesse www.gettyimages.com.br e saiba mais sobre o papel da Getty Images no mundo da comunicação digital.

 



 

Facebook  Twitter  Youtube  Google Plus  LinkedIn

Leia Mais






Fornecido por Joomla!. Designed by: Joomla Theme, postgresql sequence. Valid XHTML and CSS.