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Investimento em mídias sociais aproxima empresa do público
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Investimento em mídias sociais aproxima empresa do público PDF Imprimir E-mail
Ter, 16 de Outubro de 2012 14:49

Com o crescimento dos canais de comunicação, os consumidores exigem cada vez mais um diálogo com a marca na qual depositam confiança.

Segundo estudos da agência de relações públicas Edelman, as pessoas tendem a confiar cada vez mais em pessoas como elas mesmas; ou seja, com a relação imediata que se estabelece através das redes sociais, esse contato instantâneo entre empresa e cliente é humanizado e fortalece o vínculo e a confiança.
Este índice cresceu de 78% para 86%, de 2011 para 2012. Para acompanhar essa demanda, há um ano a Baterias Moura entrou nas redes sociais. “O grande objetivo é ficarmos mais perto do público, abertos a diálogos. Queremos informar, entreter e fortalecer os vínculos entre a Moura e os consumidores”, afirma a analista de Marketing da empresa, Maria Eduarda Ferrer.

Antes de integrar as redes sociais, a Moura passou cerca de oito meses monitorando e analisando tudo o que era dito sobre a marca nestas páginas. Diante o diagnóstico alcançado através de consultoria foram definidas as estratégias. Essa inserção na nova forma de interação com o público não foi apenas uma maneira de desenvolver ações pontuais. “Desde o início tivemos a preocupação de entrar nas redes com planejamento e segurança. Temos o cuidado permanente de entender o que o público deseja, afinal, o nosso grande objetivo é criar e fortalecer o relacionamento com as pessoas e isso só é possível se estivermos verdadeiramente interessados no que elas têm para nos dizer”, completa a analista. Hoje a empresa se utiliza de planejamento anual e verba estipulada para as ações realizadas nas mídias sociais.

Histórico – Desde que a Moura começou a atuar em redes sociais, diversas campanhas já foram criadas. “No ano passado tivemos o ‘Paixão sem Freio, Tanque Cheio’ no dia dos pais, que premiou os vencedores com créditos de combustível para seus veículos, e o ‘Agora Vai!’, aplicativo que estimulava os participantes a listarem suas promessas para 2012 e ir divulgando a realização de cada uma delas ao longo do ano”, diz Maria Eduarda.

Totalmente integrado à campanha de Marketing da Baterias Moura para 2012 – onde o vídeo para TV ressaltava a potência da Moura –, foi criado o concurso “Solte o Som” no Facebook, no qual as pessoas eram convidadas para demonstrarem suas energias através do som, utilizando instrumentos musicais convencionais, objetos inusitados, voz e outros recursos sonoros. Este premiou o vencedor com um carro 0km e foi considerado a maior de todas as ações até o momento. Além do “Energia para você”, aplicativo muito bem recebido pelo público, que permite ao usuário guardar todas as mensagens recebidas no dia do seu aniversário no Facebook. Em 2012 a empresa também teve algumas outras ações, como o concurso “Dia dos Pais com Muita Energia”, que premiou pai e filho com uma viagem a Gramado para dirigir uma Ferrari e um Lamborghini.

Reconhecimento – A estratégia adotada pela Moura já rendeu prêmios. O aplicativo “Energia para Você”, que possibilita ao usuário do Facebook guardar todas as mensagens de boas energias recebidas no dia do aniversário em um livro virtual, arrebatou um GrandPrix e dois Ouros no Prêmio Colunistas Norte/Nordeste 2012 – que aconteceu no início de agosto. O concurso cultural “Solte o Som” também foi reconhecido na premiação, levando duas pratas nas categorias Bens Duráveis e Ação Promocional em Rede Social. Os participantes enviavam vídeos para a página da empresa no Facebook, fazendo sons musicais com instrumentos ou objetos inusitados, e concorriam a um carro zero quilômetro. “O resultado do Solte o Som foi um grande sucesso, os vídeos totalizaram mais de 100 mil exibições”, diz Maria Eduarda.  As duas ações – “Energia para Você” e “Solte o Som”, ambas desenvolvidas pela Ampla Comunicação –, renderam à Moura o Prêmio de Cliente de Promoção do Ano.

Além disso, o aplicativo “Agora Vai”, que ajudou as pessoas a acompanharem e atingirem suas promessas de final de ano, recebeu o Prêmio Ouro no Ampro Globes Awards 2012, na categoria Redes Sociais / Regional Norte-Nordeste.



 

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