DOMINGO, 20 DE OUTUBRO


news menu leftnews menu right

Guia Fornecedores

Anuncie Grátis

Anúncios pagos

Banner
Banner
O ilustrador brasileiro Roger Mello ganha Prêmio Hans Christian Andersen PDF Imprimir E-mail
Ter, 25 de Março de 2014 11:51

Premiação foi anunciada hoje na feira do livro infantil de Bolonha, evento que esse ano homenageia o Brasil.
O brasileiro Roger Mello foi o vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen, na categoria ilustrador. O anúncio, feito hoje durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha (entre 24 e 27 de março), consagrou Roger como o primeiro latino-americano vencedor do HCA, considerado o “Nobel” da Literatura Infantil e Juvenil e concedido pela International Board on Books for Young People. Entre os autores, a vencedora foi a escritora japonesa Nahoko Uehashi.

Finalista pela terceira vez, ele foi indicado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - seção brasileira do IBBY - que desde 1970 seleciona autores e ilustradores brasileiros para concorrer ao prêmio. Com ele, concorreram outros cinco ilustradores: Rotraut Susanne Berner, da Alemanha; John Burningham, do Reino Unido, Eva Lindström, da Suécia; François Place, da França; Øyvind Torseter, da Noruega.

Dentro da programação da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que esse ano homenageia o Brasil, Roger Mello compõe ainda a lista dos 55 ilustradores brasileiros que integram a exposição “Brasil: Incontáveis Linhas, incontáveis histórias” e o catálogo que a acompanhará. A curadoria é da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e da Fundação Biblioteca Nacional.


A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA

Pela segunda vez, o Brasil é o país homenageado na Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália, único evento internacional do setor com foco em livros de ficção e informativos para crianças. Em sua 51ª edição, a feira, que acontece de 24 a 27 de março, exibirá no grande hall de entrada a exposição “Brasil: Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias”, apresentando um panorama contemporâneo da arte de ilustradores no país. Serão 63 obras de 55 autores ativos no mercado editorial brasileiro e um espaço especial com uma homenagem a Ziraldo – que comparecerá ao evento -, por sua trajetória de autor e ilustrador.

A Ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou da cerimônia de abertura oficial da Feira, juntamente com autoridades italianas e estava acompanhada do Embaixador do Brasil em Roma, Ricardo Neiva, e do Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Renato Lessa.

Cerca de 50 ilustradores e escritores brasileiros devem participar da Feira. Oito desses artistas recebem o apoio do Ministério das Relações Exteriores e foram selecionadas por já terem sido condecorados ou indicados ao Prêmio Hans Christian Andersen. São eles: Angela Lago, Ciça Fittipaldi, Marilda Castanha, Marina Colasanti, Nelson Cruz, Roger Mello, Rui de Oliveira e Ruth Rocha. Ana Maria Machado também marca presença no evento, apoiada pela Academia Brasileira de Letras.

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e a Fundação Biblioteca Nacional são responsáveis pela coordenação geral do projeto, pela curadoria da exposição, confecção do catálogo de ilustradores e pela programação cultural do país homenageado durante a feira. Ambas as instituições contam também com a colaboração de especialistas da área. A FBN contribui ainda para a seleção de autores convidados e para o estande institucional do Brasil na feira.

As instituições envolvidas na realização e viabilização da participação brasileira são Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Embaixada do Brasil em Roma, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil, Câmara Brasileira do Livro/APEX-Brasil, SESC SP, Instituto C&A e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, além de um importante número de editoras e autores que irão a Bolonha divulgar o livro brasileiro para crianças e jovens. O custo geral do projeto está em torno de R$ 1,1 milhão, partilhado entre as diferentes partes envolvidas na organização.

 




 

Facebook  Twitter  Youtube  Google Plus  LinkedIn






O www.portaldapropaganda.com.br atua como intermediário na prestação de serviço gratuito de divulgação de matérias, artigos, entrevistas, opiniões, anúncios e guia de fornecedores. O usuário destes serviços assume toda a responsabilidade pelo conteúdo por ele enviado para publicação, que venha ocasionar danos e/ou prejuízos de qualquer natureza.

Copyright © 2009 - Portal da Propaganda

Google+