SEXTA-FEIRA, 01 DE AGOSTO


news menu leftnews menu right
Banner
Muro da Memória PDF Imprimir E-mail
Qui, 09 de Agosto de 2007 14:01
O artista plástico Eduardo Kobra está deixando a cidade de São Paulo mais bonita. O projeto Muro da Memória tem como principal objetivo transformar a paisagem urbana através da arte. É uma mistura de nostalgia e modernidade, por meio de reprodução de imagens do inicio do século em muros da cidade. Atualmente, Kobra está trabalhando em um presente para o Bairro de Pinheiros que completa os 447 anos no próximo dia 15 de agosto. A obra está sendo executada no Muro da Igreja do Calvário e retrata o Largo de Pinheiros em 1920.

O presente para um dos mais importantes bairros da cidade de São Paulo conta com o apoio do Projeto Aprendiz, fundada pelo jornalista Gilberto Dimenstein, que viabilizou a realização das obras e da Suvinil, que forneceu mais de 230 litros de tintas que serão utilizados para reproduzir a fotografia da coleção de Jurandir Goldschimidt, no muro que tem 135m². O trabalho que será concluído em dez dias conta com a participação de outros quatros profissionais, além de Kobra.

 

O artista plástico Eduardo Kobra desenvolve obras que misturam o traço da aerografia com a inspiração, na pintura, do moderno grafite rico em sombra, luz e brilho. O trabalho resulta em murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra. Desde o início do ano já foram entregue quatro muros e, além do presente para Pinheiros, a idéia do artista é entregar mais cinco presentes como este para São Paulo até o final do ano.

 

Quatro Presentes Concluídos

A primeira via presenteada, foi a mais importante de São Paulo, a Avenida Paulista, que ganhou no dia do aniversário de São Paulo um mural com a imagem da Avenida Paulista de 1920. A riqueza nos detalhes da obra e a realidade das dimensões permitiam que a interação do público com a obra. “Eu sou de Curitiba, estou passeando por aqui e quando vejo uma obra que nos remete ao passado com tamanha perfeição, faz com que eu me imagine dentro deste contexto”, disse Tobias Machado, enquanto tirava fotos no mural.

 

Segundo Kobra, a idéia do mural, que reproduzia um bonde na Paulista é estabelecer uma comparação entre o ar romântico e o clima de nostalgia da avenida naquela época, com a constante agitação, característica de grandes centros, como se tornou a Paulista atual.

 

A Avenida Sumaré recebeu o segundo mural. Uma imagem inspirada na foto de Guilherme Gaensly do Arquivo Público do Estado de São Paulo que retrata o Porto de Santos de 1.920.

 

Depois foi a vez do muro da Avenida Helio Peregrino, 1.200 servir de tela para um mural inspirado em uma na foto do livro Lembranças de São Paulo de João Gerodetti e Carlos Cornejo da Rua Direita de 1.905. A obra foi concluída no inicio de junho.

 

A mais recente obra entregue, retrata a Rua Rangel Pestana de 1900, foi pintada dentro da loja Magma que está localizada no número 1249 da mesma via. A imagem, inclusive, mostra a fachada do comercio no século passado e que continua igual até os dias atuais.

 

“Muro da Memória é um presente para São Paulo. Acredito que contribui para trazer uma nostalgia para os moradores e visitantes da cidade, além de melhorar a paisagem urbana”, declara Kobra.

 

Serviço:

Muro da Memória – Aniversário de 447 Anos de Pinheiros

Local: Igreja do Calvário

Esquina Av. Henrique Schaumann com Rua Cardeal Arcoverde, 950

Imagem: Reprodução da Fotografia do Largo de Pinheiros de 1920 – Coleção de Jurandir Goldschimidt

Data Entrega: 10/08/07

Artista: Eduardo Kobra

Apoio: Projeto Aprendiz e Suvinil

 



 
Banner

Facebook  Twitter  Youtube  Google Plus  LinkedIn

Leia Mais



Banner



O www.portaldapropaganda.com.br atua como intermediário na prestação de serviço gratuito de divulgação de matérias, artigos, entrevistas, opiniões, anúncios e guia de fornecedores. O usuário destes serviços assume toda a responsabilidade pelo conteúdo por ele enviado para publicação, que venha ocasionar danos e/ou prejuízos de qualquer natureza.

Copyright © 2009 - Portal da Propaganda

Google+