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Giacometti contrata Ucho Carvalho como diretor executivo de Branding
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Giacometti contrata Ucho Carvalho como diretor executivo de Branding PDF Imprimir E-mail
Ter, 18 de Agosto de 2015 17:04


O pilar central de atuação da área será o Design Estratégico de Marca, que representa mais uma inovação na oferta de soluções para os clientes  ​

O Design pode ser uma ferramenta fundamental para determinar o futuro de sucesso de uma marca. Basta que ele seja estratégico e não fique restrito à forma final de um produto, participando desde o início da definição do posicionamento de negócio dessa marca. A Giacometti Comunicação comemora a chegada de um profissional que permitirá a oferta desse diferencial decisivo aos seus clientes: Ucho Carvalho, um dos mais renomados designers estratégicos do mercado, passa a comandar a nova Diretoria Executiva de Branding.

Especialista em Design, Imagem Estratégica e Branding, Ucho soma 33 anos de carreira. Desde os anos 80, criou e dirigiu bem-sucedidos e premiados projetos editoriais e televisivos para C&A, Marisa, Abril, Editora Globo, Pirelli, Ralph Lauren, Rede Globo, Globosat, Record e Band. Foi responsável, por exemplo, pela conceituação e ambientação dos estúdios-redação de alguns dos principais telejornais brasileiros, como o Jornal da Globo, o Jornal da Record e os telejornais da BandNews, que inovaram ao exibirem ao telespectador o processo de emissão da notícia, na redação. Em 1998 tornou-se consultor de Comunicação Visual para Brastemp, Philips, IG, Daslu. Em 2004 assumiu a Diretoria de Branding, Estratégia Visual e Tendências no Grupo ABC (Africa, DM9DDB, Asia Branding), para marcas Nivea, Grendene, Mitsubishi, C&A, Itaú, JHSF, Ambev, VIVO, UOL, Odebrecht e Shopping Iguatemi Recentemente, foi consultor de Marketing e Branding da Lojas Marisa, cliente da Giacometti.

Design Estratégico faz a diferença
- O equilíbrio entre a personalidade e a imagem de uma marca, entre o que ela é, quer ser e parece ser, pode ser conquistado pelo Design Estratégico. Ucho Carvalho esclarece que há um engano na tradução para o do termo original para o português: “Design não é só desenho; é desígnio, é pensar para frente”. E, portanto, insiste que a atividade dispõe dos instrumentais para “inventar” um futuro para a marca, traçar metas e colocar o cliente “nos trilhos” para chegar lá, sempre conciliando inovação e vantagens competitivas. A capacidade de interpretar demandas, tendências e estilos e de traduzir as variáveis do universo que se quer atingir em uma linguagem própria, em uma marca com potência para transmitir valores, será colocada à disposição dos clientes da Giacometti. “Nada mais natural do que oferecer esse diferencial às marcas atendidas por essa agência que tem o planejamento estratégico no seu DNA,  nas veias”, resume Ucho.

A nova área de Branding da Giacometti não funcionará apenas para o desenho de uma embalagem ou logotipo. “Vamos nos dedicar à investigação, à inovação e à gestão, sempre visando resultados”, afirma o executivo, que estará à frente de pesquisas capazes de definir quais produtos ou iniciativas lançar – e como lançar. Ele explica que sua diretoria não trabalhará apenas na fase final do processo, definindo logotipos ou peças de comunicação: “Como escreveu o célebre designer Robert Brunner, sua marca não é seu logotipo. Produtos são sobre ideias, não sobre formas”.


A equipe de Ucho estará envolvida na elaboração do plano de negócios, no projeto de diferenciação da marca e também na criação do produto ou iniciativa de comunicação propriamente ditos. Portanto, a Diretoria de Branding participa do trabalho desde os primeiros contatos com o cliente, complementando o trabalho do Atendimento e do Planejamento. Depois, participa das fases de decisão, quando apoia a Criação na definição de estratégias para os pontos de contato, os meios e as formas de comunicação da marca com seus públicos, como o PDV, catálogos e site até eventos, presença em mídia e redes sociais, e ferramentas de CRM e de Relações Públicas.

Aliada à performance da marca, a Diretoria de Branding também orientará os clientes para adaptações a mudanças, a partir das respostas do consumidor frente às novidades anunciadas. “Podemos, se necessário, redirecionar o foco do business de uma marca, aumentando seus diferenciais, promovendo upgrade frente à concorrência, colocando ferramentas e processos a serviço da evolução e do reposicionamento da marca”, destaca Ucho. Essa dinâmica só é possível com a real imersão no mundo da marca, com ideias e ações que vão do plano de negócios ao layout da loja.

“O Design Estratégico vai muito além da concepção do Design tradicional. Sabe como desenhar, mas também por que e para que’ desenhar. Estamos preocupados em incrementar o business e agregar valor e potencial de negócios à empresa, seus produtos e serviços. É um trunfo decisivo em tempos de escolhas cada vez mais exigentes pelo mercado”, define o executivo.

Case – Revolução semelhante foi a coordenada por Ucho Carvalho para a Bandnews, primeiro canal de televisão brasileiro a exibir somente telejornais 24 horas por dia. O novo diretor de Branding da Giacometti participou, desde o início, da idealização do formato e do cenário do canal projetado para ser sinônimo de “notícia”. Tudo foi pensado para transmitir ao telespectador a ideia da produção e emissão da notícia num mesmo local, de forma fidedigna, confiável, ágil, dinâmica e econômica. O estúdio de transmissão do telejornal, compacto e reduzido, foi projetado longitudinalmente, de modo a colocar o âncora à frente e no eixo central dos jornalistas responsáveis pela produção do noticiário. Dessa forma, a movimentação da redação passou a exercer tanto a função estética como responder pela identidade visual da programação. A solução mereceu imediata aceitação do público e até hoje transmite respeito e credibilidade aos telespectadores fiéis de um dos canais de notícias mais vistos no país.



 

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