Carbon. Uma Netflix Sobre Diversidade Para Empresas.

A Carbon, startup inspirada num trabalho de conclusão de curso da ESPM Rio, oferece um serviço de assinatura de vídeos sobre o assunto

Conteúdos estão relacionados a negros, mulheres, LGBTQI+ e pessoas com deficiência

Segundo a pesquisa Delivering Through Diversity, da consultoria McKinsey, empresas com maior diversidade cultural e étnica tem 33% mais chances de apresentar resultados acima da média do mercado. Mas ainda são poucas as organizações que enxergam os benefícios da diversidade e que estimulam a construção de um ambiente de trabalho no qual as diferenças convivam e beneficiem o negócio.

Esse cenário de oportunidade e obstáculo fez com que Daniel Leal, ex-aluno de Publicidade e Propaganda da ESPM Rio, criasse, juntamente com seu sócio Marcelo Cortazio, a Carbon. Inspirada na tese de conclusão de curso de Leal, a Carbon — que será lançada em 6 de novembro — tem o objetivo de incentivar a diversidade e a inovação nas empresas por meio de uma série de conteúdos em vídeo.

Os vídeos produzidos pela Carbon, com duração de cerca de quatro minutos, são adquiridos por meio de um serviço de assinatura. “Para mudar o perfil de uma instituição, tornando-a mais inclusiva e diversa, e consequentemente mais inovadora e produtiva, é preciso transformar o capital humano”, diz Leal. “E a melhor maneira de fazer isso é por meio de uma linguagem mais próxima ao dia a dia das pessoas. Por isso,unimos conteúdo e entretenimento para provocar reflexão. Enviamos toda semana um novo conteúdo audiovisual sobre temas relacionados a negros, mulheres, LGBTQI+ e pessoas com deficiência”.

Um dos vídeos — uma crítica bem-humorada — mostra um entrevistado, cadeirante, tentando falar sobre suas qualificações a um gestor de RH, interessado apenas em cumprir cota. “Conhecemos a força do entretenimento para capturar a atenção das pessoas”, afirma Cortazio. “Não é preciso ser chato para promover um tema como a diversidade. ”

Impacto Social

Parte do valor da assinatura feita pelas empresas para adquirir os filmes da Carbon vai financiar um programa de formação em produção audiovisual voltado para jovens em situação de vulnerabilidade. Após receber um treinamento de seis meses, esses jovens devem estar capacitados para criar, produzir e editar vídeos, sendo conectados com vagas no setor de RH das companhias parceiras.

Mais informações no site: http://wtfiscarbon.com

Sobre os sócios

Daniel Leal

Empreendedor e consultor de comunicação focado em conteúdo audiovisual. Formado em Publicidade e Propaganda na ESPM Rio e com especialização em branded content. Com passagens pela InfoGlobo, startups e agências de propaganda, já trabalhou para marcas como Lojas Americanas, L’Oréal, Engie, Statoil e La Roche-Posay.

Marcelo Cortazio

Empreendedor e diretor de criação com especialização em entretenimento multiplataforma e branded content. Com mais de 15 de carreira, é formado em comunicação na PUC-Rio e tem MBA em marketing pelo IAG-PUC-Rio. Trabalhou para marcas como Telecine, Disney, Multishow, GNT, Petrobras e Souza Cruz.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Diplomacia Corporativa e Economia Criativa. Seus 15 000 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 200 funcionários estão distribuídos em oito campi – quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM. Para isso, a instituição investe constantemente em novas metodologias de aprendizagem, tecnologias e infraestrutura.