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Lubrax anuncia rebranding em nova campanha da Africa Creative

Campanha aposta na emoção e conexão para contar a história de uma marca pautada em inovação e tecnologia, que avança por gerações

São Paulo, outubro de 2025 – Lubrax, referência em lubrificantes no país, apresenta sua nova campanha institucional: “É tempo de Lubrax”. Criada pela agência Africa Creative, a iniciativa celebra uma nova fase na comunicação, consolidando o rebranding lançado este ano, uma evolução que reforça atributos como tecnologia, inovação e pioneirismo, características que mantêm a marca sempre à frente do seu tempo e conectada a diferentes gerações de consumidores.

O filme da campanha revisita a trajetória de Lubrax desde 1973, mostrando como ele vem se reinventando década após década para acompanhar um mercado em constante transformação. Guiada pela própria embalagem, a narrativa parte da icônica lata dos anos 70 e revela um lubrificante que atravessa o tempo e une diferentes gerações de consumidores e veículos. Cada transição de cena simboliza a capacidade de reinvenção e o compromisso contínuo com a inovação. O filme culmina com a apresentação da nova identidade visual e embalagens, acompanhadas do novo posicionamento: “O melhor lubrificante de todos os tempos, se supera a cada geração. É tempo de Lubrax”. Assista aqui

O processo de rebranding, liderado pela Design Bridge and Partners, começou com um diagnóstico do posicionamento estratégico de expansão de Lubrax, para modernizar a comunicação, reorganizar o portfólio e reforçar os atributos da marca. Apenas no segundo trimestre de 2025, a área de lubrificantes da Vibra registrou um aumento de 6% nas vendas, o maior volume trimestral desde 2020, reafirmando a força e a relevância de Lubrax no mercado.

“Lubrax é uma marca brasileira que atravessa gerações, presente na memória e na preferência dos consumidores. Evoluímos da confiança de sempre para a tecnologia de hoje, reafirmando nossa essência: mais moderna, mais tecnológica, sempre Lubrax. O novo design reforça essa identidade de inovação e proximidade, preservando o verde e o amarelo que marcam nossa história e incorporando elementos que traduzem performance e tecnologia”, Saulo Brazil, diretor de lubrificantes da Vibra.

O conceito criativo destaca a constante adaptação da marca às novas tecnologias e às necessidades de quem está em movimento todos os dias. “Nascido no final dos anos 70, Lubrax segue como sinônimo de qualidade e pioneirismo. Foi essa trajetória que inspirou a nossa primeira grande campanha para a marca, enfatizando seu espírito de inovação que a mantém como a mais lembrada no mercado e a maior aliada do consumidor brasileiro – referência em qualidade e alta performance”, finaliza Renato Broggin, co-COO da agência Africa Creative.

A campanha, no ar até 20 de novembro, está sendo veiculada em diversas plataformas em todo o Brasil. Com presença em meios online e offline, a comunicação inclui inserções em TV aberta, revistas e uma atuação estratégica nas redes digitais, como Meta, Kwai e YouTube. A nova fase de Lubrax também ganha visibilidade com ativações de rua e peças de mídia OOH espalhadas nas principais capitais, com o objetivo de fortalecer a conexão com o público e reforçar os atributos premium da marca.

 

Ficha Técnica

 

AGÊNCIA: AFRICA CREATIVE

CLIENTE: VIBRA

PRODUTO: LUBRAX

CAMPANHA: REBRANDING LUBRAX

TÍTULO: É TEMPO DE LUBRAX

PEÇA: Filme

CCO: Sergio Gordilho

CO-CCO: Nicholas Bergantin

ECD: Aaron Sutton

Direção de Criação Associado: Gustavo Moura, Pedro Mesquita

Criação: Caio Machado, Felipe Sanches e Diana Coutinho

CEO: Márcio Santoro

Co- COO: Renato Broggin

Diretora de Atendimento: Flávia Mesquita

Atendimento: Yuri Paternostro e Isabelle Lodetti

CSO: Ana Kuroki

Estratégia: Lucas Zem e Thiago Jorge

RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara e Débora Souza.

Produtora: Vetor Zero

Direção: Os Olga

Produção Executiva: Francisco Puech e Diego Dossa

Diretora de Projetos: Márcia Guimarães

 

Direção de Novos Negócios: Luiz Braga

Gerente de Projetos: Monica Andrade

Gerente de Projetos Jr: Carolina Gorga

Direção de Fotografia: Os Olga

Assistente de Direção: Priscila Lima e Yasmin Porto

Direção de Arte: Fabio Goldfarb

Produtor de objetos: Beth Alvarez

Direção de Produção: Edu Ramos

Produtora: Raquel Conde

Figurino: Vinnie Pizzingrilli

Produtor de casting: Sarah Lessa

Maquiagem: Amanda Tedesco

Coordenação de Pós-produção: Tatiana Caparelli

Coordenação de Equipe: Rosangela Gomes, Ana Mendes, Nathaly

Lopes

Montagem: Lucas Mello

Motion: Luiz Albere, Caue Mendes

Composição: Carlos Campos, Rodrigo Vecchi

Rotoscopia: Gassan,

Cor: Ian Pasqualino- Bleach

Finalização: Lívia Portugal

Assistentes de Ilha: Fábio Augusto, Isabela Bal

 

Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design

Direção Criativa: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago

Produção Executiva: Renato Castro e Christiane Rachel

Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis

Bergmann, Vinicius Nunes e Lucas Baldin

Coordenação de produção: Monique Munhoz e Pablo Mello

Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pedro Macedo

Aprovação do cliente: Vanessa Gordilho, Luiz Phillipe Steenhagen

Blower, Paula Figueiredo Nunes, Denise Martins

 

Sobre a Vibra
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Evolua e a EzVolt.
No mercado automotivo, a Vibra detém a licença da marca Petrobras, operando uma rede com cerca de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, incluindo as franquias BR Mania e Lubrax+. Com presença em todas as regiões, atende mais de 30 milhões de consumidores por mês e detém 31% de participação no mercado de postos embandeirados. A empresa também abastece mais de 10,4 mil clientes em 30 mil pontos de consumo, em setores como aviação, transporte, indústria, mineração, químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, é responsável pelo abastecimento de 6 em cada 10 aeronaves, em mais de 90 aeroportos. Referência em lubrificantes, a Vibra possui a maior planta da América Latina e é reconhecida nacionalmente pela marca Lubrax. Como parte de sua estratégia ESG, a empresa incorporou o combate à violência sexual de crianças e adolescentes como uma causa prioritária, consolidando esse compromisso como um dos pilares da sua atuação.
Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
Sobre Africa Creative
Com mais de 20 anos de história, a Africa Creative é uma das agências de publicidade mais criativas e inovadoras do mundo, responsável pela comunicação de grandes marcas nacionais e internacionais. Reconhecida por transformar ideias em resultados memoráveis, acumula diversos prêmios em festivais renomados, sendo a única agência brasileira no Top 10 mundial de Cannes por três anos consecutivos e no Top 20 do Warc Creative 100 de 2024. Tendo a criatividade como DNA e sendo disruptiva por natureza, lidera há duas décadas todas as 10 edições do ranking bianual do Agency Scopen, que avalia agências no mundo inteiro.