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ABA lança Anuário 2025 com avanços e a agenda que projeta o futuro do marketing no Brasil

São Paulo, 30 de outubro de 2025 – A Associação Brasileira de Anunciantes – ABA – lança o Anuário ABA 2025, uma espécie de “diário de bordo” que registra e consolida as entregas e marcos do último ciclo, reforçando o protagonismo da entidade na defesa de uma indústria livre, ética, diversa e responsável. A nova edição celebra a evolução do marketing e da comunicação sob a ótica do protagonismo colaborativo, que tem norteado a atuação da ABA há mais de seis décadas.

O lançamento aconteceu durante a Reunião Anual do Conselho Superior da ABA, realizada na sede da Diageo, em São Paulo, reunindo lideranças da entidade.

“O Anuário 2025 é um reflexo da força coletiva do nosso ecossistema. Ele traduz o movimento de colaboração entre anunciantes, agências, veículos, plataformas e entidades que compartilham a crença de que o marketing é uma alavanca de transformação para os negócios e para a sociedade. Seguimos com o mesmo entusiasmo e propósito que nos trouxe até aqui: fazer da ABA um espaço de diálogo, aprendizado e construção de futuro”, afirma Sandra Martinelli, CEO da ABA.

Com 384 páginas neste ano, a publicação traz 62 matérias e 37 anúncios, além de entrevistas exclusivas, artigos de lideranças do mercado e análises sobre as principais tendências do marketing e da comunicação em 2025, como o avanço da inteligência artificial generativa, a consolidação da agenda ESG e o fortalecimento da diversidade e inclusão como pilares de estratégia. O anuário pode ser acessado neste link.

“Vivemos um momento de aceleração e reinvenção. A ABA tem sido uma bússola para o mercado, guiando as discussões e articulando ações que impulsionam o crescimento responsável. Este anuário é mais que um registro; é um convite para olharmos adiante, com coragem e compromisso coletivo”, destaca Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-presidente da área jurídica, ESG e de assuntos corporativos do Carrefour.

Com um quadro robusto de 128 associadas, com mais de 1400 marcas associadas, 18 setores representados e mais de 90 líderes atuando no Conselho Superior, na Diretoria Nacional, Conselho Fiscal, Comitê de Compliance, Comitês Nacionais e Grupos de trabalho, a ABA reafirma sua representatividade como a única entidade que representa os anunciantes brasileiros e mantém forte presença internacional por meio da WFA – World Federation of Advertisers, compondo seu Executive Committee há uma década.

A distribuição do Anuário está planejada da seguinte maneira: 1200 exemplares impressos (500 destinados ao mailing VIP do jornal Propmark e 700 para associados e lideranças) e 9 mil cópias digitais, enviadas para um mailing qualificado com executivos de marketing, comunicação, agências, veículos, plataformas e entidades do setor.

“A ABA tem um papel essencial na construção de uma indústria de marketing baseada na confiança e no impacto positivo. O Anuário 2025 reflete o avanço dessa agenda e mostra o quanto o trabalho de advocacy, colaboração e conhecimento compartilhado tem moldado um mercado mais preparado para o futuro”, reforça Sérgio Pompilio, Presidente do Conselho Superior da ABA e Diretor Executivo Jurídico, e Assuntos Corporativos da Ypê.

Com o propósito de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, a ABA segue em 2025 fortalecendo alianças estratégicas, produzindo conhecimento relevante e inspirando práticas que unem inovação e responsabilidade.

Sobre a ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – é a única entidade no Brasil que defende e representa os interesses dos anunciantes, há 66 anos, e os conecta globalmente com as melhores práticas globais por meio de sua filiação com a WFA – World Federation of Advertisers, sendo também representada por sua CEO no Executive Committee da entidade global de anunciantes.
A federação global de anunciantes congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, o que representa cerca de um trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, nos seis continentes, e mais de uma centena dos principais anunciantes de todo o mundo.
Os profissionais das suas 1400 marcas associadas, de mais de 18 setores diversos, se beneficiam dessa ampla rede de conexões que transcende fronteiras e atuam em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.
A ABA reúne líderes do mercado engajados no seu propósito, de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade” e defendem e acreditam na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da Publicidade, como um caminho ágil e eficaz, para garantir uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.
Praticando sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo, a ABA promove anualmente centenas de reuniões de seus Comitês, Grupos de Trabalho e com o mercado; entrega uma agenda robusta de eventos, webinares e outros encontros; possui uma curadoria de conteúdo que antecipa tendências que se traduzem em importantes publicações, como guias, infográficos e livros que orientam e inspiram os profissionais de marketing e comunicação; apoia pesquisas, estudos e firma parcerias em prol da evolução do ecossistema publicitário.
Como cofundadora do Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, e cofundadora e entidade mantenedora do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, a ABA estende sua missão à participação em Conselhos, Diretoria e fóruns dessas entidades, como representante dos anunciantes brasileiros.