• Home »
  • Destaques »
  • Grupo RBS irá beneficiar nove iniciativas sociais por meio do Editais 2025

Grupo RBS irá beneficiar nove iniciativas sociais por meio do Editais 2025

Imagem da campanha do projeto Editais 2025. Crédito: Divulgação

Serão repassados mais de R$ 180 mil para ONGs de diversas regiões do Estado

O Grupo RBS divulgou, nesta semana, as iniciativas selecionadas para o Editais 2025, projeto que há 10 anos apoia entidades privadas sem fins lucrativos que atuam em prol de causas sociais e contribuem para a transformação da sociedade. Por meio de leis de incentivo fiscais, a iniciativa destinará R$ 182 mil para nove ONGs do Rio Grande do Sul voltadas à cultura, a crianças e adolescentes e ao esporte.
Os selecionados na área de cultura são o Instituto UniTea de Caxias, com a iniciativa TEAflorar; a Cia de Ginástica Ritmo e Art de Rio Grande; a Mais Além Produções Artísticas, com o projeto Porto Verão Alegre na Capital; e a Associação Cultural Desportiva Sapucaiense de Capoeira com o programa Arte em Movimento em Sapucaia. As ações promovem, respectivamente, oficinas e espetáculos artísticos para adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aulas gratuitas de dança e circo, valorização de artistas e fomento de entretenimento e cultura acessíveis e oficinas de balé e capoeira para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Na categoria Funcriança, a Fundação Tênis, de Porto Alegre, e o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul foram contemplados. A primeira oferece um programa de Jovem Aprendiz com formação técnico-profissional em áreas emergentes no campo das tecnologias para adolescentes; já o Banco de Alimentos proporciona o projeto Nutrindo o Amanhã, com ações de saúde e bem-estar para crianças e adolescentes atendidos por instituições comunitárias cadastradas.
Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, foram escolhidas iniciativas da Associação Gaúcha de Windsurf, Esportes Náuticos e Lazer, da Associação Rosto ao Vento, ambas de Porto Alegre, e da Escola de Educação Especial José Alvares Azevedo, de Rio Grande. Com os benefícios, os programas incentivam a prática esportiva de vela, windsurf, wing foil e canoa havaiana, inclusão social de pessoas com deficiência física por meio da prática paradesportiva em corridas de rua com triciclos adaptados e inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência visual/múltipla por meio de aulas de goalball, futebol de cegos, atletismo, judô, taekwondo e esgrima.