• Home »
  • Destaques »
  • Pesquisa Seleções/Datafolha “Marcas de Confiança” Revela Seus Campeões de 2018

Pesquisa Seleções/Datafolha “Marcas de Confiança” Revela Seus Campeões de 2018

Estudo da Revista Seleções/ Datafolha chega a sua 17a ediçãocom novidades entre os vencedores

A Revista Seleções acaba de divulgar o resultado completo da 17a Pesquisa Marcas de Confiança. O estudo, realizado pela revista junto aos seus leitores e em parceria com o Datafolha, avalia a relação entre consumidores e marcas, e também apura a confiança em instituições, profissões, ongs e personalidades brasileiras.

Campeões por atributos

Além de questionar sobre a marca mais confiável, independentemente de categoria, na qual Nestlé vence pelo 12º ano, foi mantido no estudo o levantamento que destaca os atributos das marcas em – Responsabilidade Social, Qualidade, Inovação, Tradição, Preço Justo e Preservação Ambiental – nos quais Nestlé, Natura e Samsung foram os grandes destaques.

Conheça os vencedores por atributos:

Marca mais confiável do país: Nestlé (pelo 12o ano, com 10% dos votos)

Marca mais responsável socialmente: Natura (pelo 11o ano, com 14% dos votos)

Marca de maior qualidade: Nestlé (pelo 2º ano, com 11%)

Marca que é sinônimo de inovação: Samsung (pelo 2º ano, com 8%)

Marca de maior tradição: Nestlé (pelo 2º ano, com 12%)

Marca com preço mais justo – melhor relação custo x benefício: Nestlé (pelo 2º ano, com 7%)

Marca que mais investe em preservação ambiental: Natura (pelo 2º ano, com 22%)

Vencedores da pesquisa por categoria

Novas marcas passam a figurar entre os campeões, na categoria Automóvel, Fiat (com 18% dos votos) passa a dividir a primeira colocação com Chevrolet (com 17%). Outra novidade ficou por conta do resultado da categoria Site de Conteúdo Variado: pela primeira vez Google aparece como campeã (com 16%), dividindo a liderança em empate técnico com Uol e Globo.com, ambas com 18% dos votos.

Os campeões das categorias especiais

Nas categorias especiais da pesquisa, temos a consolidação de alguns campeões, mas outros estreantes. Em Instituição de Confiança, as Forças Armadas lideram o ranking como campeã, deixando os Correios este ano com o terceiro lugar. Laura Cardoso é a estreante na categoria Atriz e o atleta paralímpico Daniel Dias é novo campeão na categoria Esportista ao lado de Arthur Zanetti. A apresentadora Sandra Annemberg e a cantora Ivete Sangalo seguem inspirando a confiança dos entrevistados em suas categorias. Para os leitores de Seleções, o empresário mais confiável do Brasil é novamente Sidney Oliveira, da Ultrafarma. Eduardo Fischer e Marcello Serpa dividem este ano a primeira colocação como publicitários de maior confiança.

Veja o resultado completo da pesquisa:

CATEGORIAS DE PRODUTOS

ALIMENTOS E BEBIDAS

CATEGORIAS

RANKING

INFORMAÇÕES

Adoçantes

ZERO-CAL 35%

ADOCYL 20%

STEVIA 6%

Zero-cal vence há 17 anos.

Café

PILÃO 18%

3 CORAÇÕES 16%

MELITTA 15%

Empate triplo. Pilão é vencedor há 17 anos, Melitta há 8 e 3Corações há 3 anos.

Chocolate

NESTLÉ 39%

GAROTO 20%

LACTA 14%

Nestlé vence há 16 anos

Iogurte

DANONE 35%

NESTLÉ 21%

BATAVO 9%

Danone vence há 16 anos.

Óleo comestível

LIZA 39%

SOYA 172%

TIPOS DE ÓLEO (banana, soja, milho) 11%

Liza vence há 17 anos. Tipos de óleo (banana, soja, milho) foram citados como confiáveis, em 3º lugar.

Suco concentrado ou pronto

MAGUARY 23%

DEL VALLE 15%

TANG 9%

Maguary venceu 10 vezes.

BENS DURÁVEIS

CATEGORIAS

RANKING

INFORMAÇÕES

Aparelhos Eletrônicos

SAMSUNG 37%

LG 19%

SONY 15%

Samsung vence há 6 anos, mantém a pontuação do ano anterior. É líder com grande vantagem.

Automóveis

FIAT 18%

GM (Chevrolet) 17%

VW 11%

Fiat vence há 10 anos. Chevrolet já venceu 3 vezes.

Eletrodomésticos

BRASTEMP 42%

CONSUL 22%

ELECTROLUX 21%

Brastemp caiu 7 pontos, mas é líder da categoria com grande vantagem. Vence a pesquisa há 17 anos.

HIGIENE PESSOAL E BELEZA

CATEGORIAS

RANKING

INFORMAÇÕES

Creme Dental

COLGATE 59%

SORRISO 9/%

ORAL-B 9%

Colgate caiu 5 pontos, mas é líder absoluta. Vence há 17 anos

Creme para pele

NIVEA 26%

NATURA 18%

O BOTICARIO 8%

Nivea vence pela 6a vez.

Maquiagem

AVON 28%

NATURA 14%

O BOTICÁRIO 12%

Avon vence há 16 anos.

Protetor solar

SUNDOWN 30%

NIVEA SUN 15%

NATURA 6%

Sundown é vencedora há 16 anos.

Sabonete

DOVE 32%

LUX 15%

PROTEX 8%

Dove vence há 14 anos.

Shampoo/

Condicionador

SEDA 17%

DOVE 11%

PANTENE 11%

Seda é vencedora há 17 anos.

Tintura para cabelos

L´OREAL 25%

KOLESTON 18%

WELLATON 7%

Imedia Excellence L´Óreal vence há 14 anos.

LIMPEZA DOMÉSTICA

CATEGORIAS

RANKING

INFORMAÇÕES

Detergente

YPÊ 58%

LIMPOL 22%

MINUANO 4%

Ypê sobe 2 pontos e vence há 15 anos.

Sabão em Pó

OMO 78%

TIXAN 8%

YPÊ 8%

Omo é vencedora há 17 anos.

SERVIÇOS

CATEGORIAS

RANKING

INFORMAÇÕES

Assistência Médica/ Seguro de Saúde

UNIMED 44%

BRADESCO SAÚDE 12%

AMIL 10%

Unimed vence há 17 anos.

Banco

BANCO DO BRASIL 27%

BRADESCO 20%

ITAÚ 20%

BB é vencedor há 15 anos

Cartão de Crédito

VISA 46%

MASTERCARD 28%

ITAUCARD 4%

Visa vence há 17 anos.

Companhia Aérea

GOL 41%

LATAM 31%

AZUL 15%

Gol vence a pesquisa pela 2ª vez. Subiu 3 pontos.

Companhia de Seguro

PORTO SEGURO 31%

BRADESCO SEGUROS 14%

SULAMÉRICA 13%

Porto Seguro vence há 13 anos

Operadora de Telefonia

VIVO 38%

TIM 19%

CLARO 19%

Vivo vence há 15 anos.

Operadora de Viagens

CVC 44%

GOL 7%

TAM VIAGENS 7%

CVC vence há 9 anos.

Previdência Privada

BRADESCO VIDA E PREVIDÊNCIA 21%

BRASILPREV 13%

CAIXA 10%

Bradesco é vencedor há 16 anos.

VITAMINAS E REMÉDIOS

CATEGORIAS

RANKING

INFORMAÇÕES

Analgésico/comprimido para dor

DORFLEX 21%

DIPIRON 11%

DORIL 10%

Dorflex é vencedora há 10 anos

Drogarias

DROGASIL 13%

PAGUE MENOS 10%

DROGARIA SÃO PAULO 9%

Drogasil vence pelo segundo ano.

Laboratório de medicamentos genéricos

MEDLEY 22%

EMS 12%

NEOQUÍMICA 6%

Medley vence há 9 anos

Vitaminas

CENTRUM 18%

CEBIION 6%

VITAMINA C 5%

Centrum é campeã há 17 anos.

OUTRAS CATEGORIAS

CATEGORIAS

RANKING

INFORMAÇÕES

Bandeira Posto de Gasolina

IPIRANGA 38%

BR PETROBRAS 27%

SHELL 26%

Ipiranga vence pelo 5o ano.

Loja de Comércio Eletrônico

CASAS BAHIA 17%

MAGAZINE LUIZA 12%

LOJAS AMERICANAS 12%

Vencedora há 5 anos.

Loja de Departamentos

RENNER 20%

RIACHUELO 14%

C&A 14%

Renner vence há 7 anos.

Ração para animais domésticos

PEDIGREE 22%

WHISKAS 7%

GOLDEN 6%

Pedigree vence há 17 anos

Site de conteúdo variado

UOL 18%

GLOBO.COM 18%

GOOGLE 16%

Globo.com, UOL e Google empatam, tecnicamente.

Supermercado/

Hipermercado

EXTRA 18%

CARREFOUR 14%

WALMART 7%

Extra vence há 11 anos.

Tinta para pintura de parede

SUVINIL 51%

CORAL 27%

RENNER 4%

Suvinil vence há 14 anos.

CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES, PROFISSÕES E PERSONALIDADES

INSTITUIÇÕES

FORÇAS ARMADAS (2a vez)

58%

CASAMENTO

51%

CORREIOS

47%

PROFISSÕES

BOMBEIROS (vencedores há 14 anos)

83%

PROFESSORES

72%

PILOTOS DE AVIÃO

71%

ONGS

APAE (vencedor há 9 anos)

75%

AACD

72%

GRAACC

71%

APRESENTADORES

SANDRA ANNEMBERG (bicampeã)

70%

SERGINHO GROISMAN

56%

FÁTIMA BERNARDES

51%

ARTISTAS

LAURA CARDOSO (vence pela 1ª vez)

64%

MARIETA SEVERO

52%

LÁZARO RAMOS

51%

CANTORES

IVETE SANGALO (bicampeã)

55%

MARISA MONTE

49%

MEY MATOGROSSO

47%

ESPORTISTAS (empate)

DANIEL DIAS

63%

ARTHUR ZANETTI

61%

GABRIEL MEDINA

58%

EXECUTIVOS

SIDNEY OLIVEIRA (ULTRAFARMA)

47%

JORGE GERDAU

42%

ABILIO DINIZ

35%

PUBLICITÁRIOS (empate)

EDUARDO FISCHER (tricampeão)

21%

MARCELLO SERPA

21%

PAULO GIOVANNI

20%

Sobre a pesquisa Marcas de Confiança 2018

A pesquisa Marcas de Confiança, realizada pela Revista Seleções junto a seus leitores em parceria com o Datafolha, completa 17 anos oferecendo um panorama fiel da relação entre consumidores e marcas de produtos e prestadores de serviços.

Foram apuradas 37 categorias de produtos e serviços. Além disso, o estudo também mediu a confiança dos leitores em instituições, profissões, ONGs e personalidades brasileiras.

A pesquisa deste ano coletou dados via web com nossos leitores entre abril e maio de 2018. Ao todo, foram considerados 1.089 questionários. Os resultados foram ponderados de acordo com a proporção de assinantes da Revista Seleções em cada região brasileira.