Campanha “Times Out & Proud”, A Mais Recente Campanha Da FCB India

Campanha “Times Out & Proud” se torna a voz da comunidade LGBTQ – A mais recente campanha para The Times of India pela FCB Índia

O dia 6 de setembro de 2018 ficará para sempre marcado na memória da maior democracia do mundo. Naquela data, a Índia deu um importante passo para construir um futuro inclusivo e progressista, já que a Suprema Corte do país descriminalizou o conteúdo de uma lei colonial de 158 anos vigente através da seção 377 do Código Penal indiano. Através desse julgamento histórico, a comunidade gay obteve respaldo legal dos seus direitos sexuais. Embora as leis tenham mudado para melhor, somos testemunhas de que as atitudes negativas em relação ao público LGBTQ ainda persistem, infelizmente. Para lidar com esse tabu, The Times of India, em parceria com a FCB Índia, lançou a campanha “Times Out & Proud” para promover uma agenda com um único ponto: aceitação.

A maioria da comunidade LGBTQ ainda leva uma vida de discriminação e constante medo por causa da forma como suas escolhas podem impactar as pessoas que amam. Atualmente, a comunidade LGBTQ em todo o mundo luta por um objetivo que a maioria de nós acha natural: aceitação.

Por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, The Times of India (TOI), famoso veículo de imprensa do país, em parceria com a FCB Ulka, lançou a iniciativa “Times Out & Proud” que alimenta a esperança de uma sociedade inclusiva. O objetivo dessa campanha é empoderar os membros da comunidade LGBTQ para que vivam de forma digna, com aceitação e orgulho. No dia 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) removeu a homossexualidade da lista de doenças mentais. Essa decisão da OMS criou uma data histórica e um poderoso símbolo para os membros da comunidade LGBTQ. Com essa campanha, o TOI espera abrir um importante espaço para os membros da comunidade que se identificam como LGBTQ possam interagir, compartilhar e colaborar com toda a população indiana.

Como parte da campanha, o TOI convida a comunidade LGBTQ a compartilhar suas histórias com o jornal: seus altos e baixos, suas celebrações, seus anúncios, suas conquistas, etc. O TOI lançou os classificados “Times Out & Proud” no Dia Internacional Contra a Homofobia, a fim de levar essas histórias a importantes estações de metrô sem nenhum custo durante o período da campanha. O filme da campanha foi lançado na plataforma digital do TOI e retrata uma história cativante de pessoas da comunidade LGBTQ e suas famílias que vivem com a esperança de um mundo inclusivo. O filme oferece uma visão sobre as vidas das pessoas que enfrentam toda a discriminação social à medida que expressam suas emoções nas colunas dos classificados. A campanha pede para que os amigos e familiares da comunidade LGBTQ apoiem seus entes queridos.

Ao comentar sobre a campanha “Times Out & Proud”, Sanjeev Bhargava, diretor de marca do TOI, afirmou: “No TOI, acreditamos em celebrar as diferenças dentro de uma sociedade inclusiva. A comunidade LGBTQ sempre esteve nos nossos corações e agora tem um espaço especial em nosso jornal. Através dessa campanha, buscamos fazer com que os leitores debatam noções arcaicas e adotem um olhar progressista em relação à vida moderna. Aceitação e inclusão são dois dos maiores desafios para todos aqueles que nasceram diferentes ou escolheram não ser convencionais. Através da campanha “Times Out and Proud”, esperamos que os leitores se juntem a nós para combater os preconceitos e receber com carinho a comunidade LGBTQ, para que vivam de forma feliz e produtiva junto com o resto da sociedade.”

Falando sobre a campanha, Swati Bhattacharya CCO da FCB Índia, declarou: “Não existe essa coisa de ciúme transexual, risada heterossexual, silêncio homossexual. Se todos sentimos as mesmas coisas, devemos ser iguais. A coluna de classificados é a sessão mais antiga do jornal, que contém vida, morte, nascimento, empregos e outras questões que também são do interesse dos membros da comunidade LGBTQ. Isso será um perfeito lembrete à humanidade de que existem mais coisas nos conectando do que nos separando”.

“Os jornais devem exercer a função de porta-vozes das pessoas de todas as classes, gêneros e sexualidades. Com ‘Out and Proud’, o Times of India se torna o espelho de uma sociedade indiana em evolução. Uma sociedade em que todos devem ter a chance de ser quem eles são e amar quem quiserem”, complementou Fred Levron, Worldwide Creative Partner, FCB Global.

A iniciativa, Times Out & Proud, foi concebida como uma série contínua de múltiplas iniciativas na mídia impressa, digital, TV, rádio e OOH. Através de vários conteúdos, interações e ativações, a campanha tem o objetivo de integrar melhor a comunidade LGBTQ e aumentar a conscientização a respeito dos seus problemas. O conceito de fluidez de gênero não é facilmente aceito ou mesmo compreendido por muitas pessoas. Vivemos em um mundo onde se presume que todos sejam heterossexuais. E uma parcela significativa da sociedade pensa que todos devem se encaixar confortavelmente na classificação de gênero masculino ou feminino. Bem, isso não é verdade. Nunca vamos saber a dimensão exata da comunidade LGBTQ na Índia por causa do estigma que lhe foi atribuído e, por isso mesmo, muitos decidem continuar “no armário”. Mas sabemos que muitas pessoas estão dando seu apoio ao movimento de orgulho, e mais membros da comunidade LGBTQ estão se assumindo. A falta de compreensão é uma das principais razões para a confusão, o medo e o ódio, o que, por sua vez, provoca a baixa aceitação e a alienação da comunidade.

Utilizando nossa voz como uma poderosa ferramenta para enfrentar esse problema, criamos um veículo/plataforma para que as pessoas compartilhem a história de como se assumiram ou divulguem o aniversário do seu relacionamento com seu parceiro do mesmo sexo. Além de oferecer a oportunidade perfeita para exaltar e celebrar essa comunidade, a campanha nos permite demonstrar nosso apoio a um amigo ou parente LGBTQ através de uma história de 50 palavras. Se você gostaria de contribuir com a causa e aparecer nos classificados “Times Out and Proud”, compartilhe sua história conosco, informando seu nome completo e número de contato através do e-mail: outandproud@timesgroup.com

Ficha Técnica

Elementos da campanha: Digital

Cliente: The Times of India

Agência de criação: FCB Índia

Equipe de criação: Fred Levron, Swati Bhattacharya,

Keegan Pinto, Jason Samuel, Vishakha Khattri, Anindya Banerjee, Shailesh Khandeparkar, Nikhil Kerkar,

Amol Annaldas

Gerência de conta: Rohit Diveker, Raghav Mahendra

Diretor: Jaydeep Sarkar

Produtores: Prithvi Raj Luthra e Radhika Puri

Produtora: Native Films

Detalhes do filme digital: One Film

Título de produção do filme: Times Out & Proud

Duração: 3 min.

Campanha veiculada a partir de: 17.05.2019