• Home »
  • Destaques »
  • Agentes de Trânsito Em Mumbai, Índia, Encontram Uma solução Inovadora Para O Problema Das Buzinas Na Cidade

Agentes de Trânsito Em Mumbai, Índia, Encontram Uma solução Inovadora Para O Problema Das Buzinas Na Cidade

Agentes de Trânsito em Mumbai, Índia, encontram uma solução inovadora para o problema das buzinas na cidade, com muito humor e tecnologia

Mumbai é uma das cidades mais barulhentas do mundo. E muito desse ruído vem da cacofonia nos semáforos. Os “mumbaikars” (como a população local chama quem é de Mumbai), buzinam até quando o farol está vermelho. Nem precisa dizer que essa poluição sonora está prejudicando bastante a qualidade de vida na cidade. Para atacar a ameaça das buzinas, o Departamento de Trânsito de Mumbai, em parceria com a FCB Interface, desenvolveu uma solução inovadora chamada “O Semáforo que Pune”.

Funciona assim: sensores especiais de decibéis foram conectados aos semáforos em toda a cidade-ilha. Quando o nível de decibéis excede o perigoso nível de 85 dB, o temporizador do semáforo reinicia a contagem, forçando as pessoas a esperar mais tempo pela luz verde. Assim, as pessoas são “punidas” por sua impaciência, com a mensagem de “buzine mais, espere mais”!

“Além de ser um hábito ruim, buzinar sem necessidade é um ato de indisciplina no trânsito. Infelizmente, muitos ‘mumbaikars’ buzinam indiscriminadamente. As buzinas causam poluição sonora, machucam os ouvidos, aumentam o ritmo cardíaco, criam confusão no trânsito e geram estresse. Todos sabem que buzinar faz mal para a saúde, mas fazem muito pouco para evitar. Essa pequena experiência é uma das muitas tentativas do Departamento de Trânsito de Mumbai de aumentar a disciplina nas ruas da cidade. Esperamos que isso incentive os ‘mumbaikars’ a buzinar menos e criar um trânsito livre de barulho e estresse”, declarou Madhukar Pandey, Jt. Comissário de Trânsito, Polícia de Mumbai.

Como parte da campanha, a primeira parte da ativação foi testada em Mumbai, em cruzamentos importantes e sujeitos a tráfego intenso, como CSMT, Marine Drive, Peddar Road, Hindmata e Bandra. E o vídeo mostra momentos dos ‘mumbaikars’ confusos que buzinaram, esperaram, buzinaram e acabaram aprendendo da maneira difícil que buzinar não compensa.

Ao explicar a ideia criativa, Robby Mathew, Chief Creative Officer da FCB Interface, afirmou: “Às vezes, ‘the stick works better than the carrot’. E um semáforo que pune gentilmente as pessoas que buzinam sem necessidade me pareceu uma boa ideia”.

Rohit Ohri, Group Chairman e CEO do FCB Group, acrescentou: “Há muitos anos fazemos parcerias com a Polícia de Mumbai. A poluição sonora é um grande problema nas nossas cidades. Essa nova iniciativa é uma fantástica solução criativa para aumentar a conscientização e promover uma mudança de comportamento nos motoristas de Mumbai”.

Ficha técnica:

Elementos da campanha: Digital

Cliente: Polícia de Mumbai

Agência de criação: FCB Interface

Equipe de criação: Fred Levron, Robby Mathew, Mukesh Jadhav, Rakesh Menon, Ravi Ananthan, Mayuresh Vengurlekar, Siddharth Kutty

Equipe de mídia: Dhruv Jha, Amit Raina

Gerência de conta: Shailesh Gupte

Mídia social: Rahul Shenoy, Shreyas Deshmukh

Equipe de vídeo: Alpa Jobalia, Mazhar Khan

Diretor de TVC: Akshay Nair

DOP (do TVC): Sujay Pawar

Produtores: Sukirth Rao, Archana Sarkar, Shwetabh Mishra

Produtora: 30ML Ideas Production

Music Partner: Saregama

Detalhes do TVC: 1 vídeo

Título do vídeo:

O Semáforo que Pune – #BuzineResponsavelmente

Duração: 114 segundos (1:54 min)

Lançamento da campanha: 31 de janeiro de 2020

Sobre a FCB Interface

FCB Interface, parte da FCB India Group, é uma das agências que mais crescem na Índia. Criada inicialmente como a segunda agência do Grupo FCB, a FCB Interface hoje está entre as principais agências da Índia. A agência oferece recursos full-service, com soluções digitais e convencionais de ponta a ponta, e atende a uma respeitável lista de clientes de diversos segmentos. FCB Interface já ganhou diversos prêmios por sua eficiência criativa e estratégica. Com escritórios em Mumbai, Déli, Chennai e Kochi, a agência tem seu foco em criar ideias de campanhas que “nunca terminam” para as marcas. Ideias que refletem uma profunda compreensão dos fundamentos da marca – sua história, um respeito pelo presente, e a expectativa em relação ao potencial futuro.