Artplan é a única brasileira no shortlist do Cannes Innovation

Anúncio oficial foi feito hoje no site festival; profissionais da agência estarão no evento a partir de 18 de junho para defender o projeto Emoti Sounds ao júri.

No total, 39 campanhas foram indicadas ao shortlist de Cannes para a categoria Innovation. E a única campanha brasileira que por ali figurou foi a do projeto Emoti Sounds, que a Artplan desenvolveu para a TIM Live. Por isso, é para a França que estão indo Roberto Vilhena, VP de Criação da agência, e Luiz Telles, Diretor Nacional de Conteúdo e Engajamento da Artplan, para defenderem a partir de 18 de junho este projeto que visa a inclusão de deficientes visuais nas conversas da internet.

Uma nova associação cognitiva para pessoas com deficiência visual. É este benefício dos Emoti Sounds, por meio de um plugin gratuito, que torna a leitura dos emoticons mais emotiva para quem usa o leitor de tela livre NVDA (NonVisual Desktop Access) em desktop. A iniciativa traz uma sensibilidade maior à interpretação das imagens que até então eram lidas de maneira fria, por meio de uma gravação de voz que descreve a imagem.

Como exemplo prático, o leitor de tela reproduz o som de um beijo, em vez de dizer “Emoticon Beijo”, por exemplo, e assim sucessivamente com as 68 imagens ‘traduzidas’ pelo plugin. A concepção dos sons contou com a colaboração da equipe do Instituto Benjamin Constant, centro de referência nacional para questões da deficiência visual.

“Estamos muito orgulhosos desta indicação, principalmente por se tratar de um projeto de responsabilidade social corporativa, que reproduz valores importantes tanto da marca TIM quanto da Artplan: cuidar do cliente e foco em inovação. É um projeto que está ganhando o mundo e mudando a vida de muita gente”, conta Roberto Vilhena, VP de Criação da Artplan.