Revolução de 1817 vira campanha estrelada por mamulengos

Aporte e o grupo Mão Molenga se unem em projeto audiovisual veiculado na TV aberta.

No ano em que se comemora o bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, ainda surpreende o número de pessoas que não conhecem o movimento emancipatório protagonizado pelo Estado. Pensando em tornar a data mais próxima do grande público, com uma linguagem atual e participativa, a Aporte Comunicação se uniu ao Grupo de teatro de bonecos Mão Molenga para um projeto audiovisual que estreia no próximo domingo, 12 de março. A campanha faz parte de uma série de ações do Governo de Pernambuco em comemoração ao Bicentenário e reúne seis vídeos, veiculados na televisão aberta, mostrando de uma forma didática a importância histórica do movimento para o país.

De acordo com Angelo de Mello, diretor da Aporte Comunicação, Será contado o princípio, os desdobramentos e o desfecho da revolução através de seis episódios de um minuto cada um, estrelados pela trupe de bonecos Mão Molenga. A trupe foi escolhida pelo esmero na produção dos bonecos, além de ter um background importante na encenação de movimentos históricos ao longo dos seus 30 anos de existência. “A campanha conta ainda com um hotsite www.pernambuco1817.com.br, além de mídia externa. A inspiração partiu da busca por referências que fizessem parte do período colonial, mas que tivessem presentes também no imaginário atual da população. O teatro de bonecos foi escolhido, pois enquanto expressão artística, carrega elementos ligados à identidade do povo pernambucano, sendo a campanha um recurso para manter viva a nossa memória cultural e afetiva”, explica Mello.

Segundo a produtora cultural Carla Denise, do Mão Molenga, a história será contada através de personagens adolescentes estudantes de uma escola pública. “Esse recurso narrativo aproxima os fatos históricos da revolução no passado ao cotidiano da população em geral através de uma linguagem mais acessível. Fizemos uma intensa pesquisa em escolas públicas e equipamentos do Estado para que pudéssemos reproduzir esses cenários com fidelidade no estúdio, adaptados ao tamanho dos bonecos. Foi uma opção estética, por exemplo, fazer a escola baseada na arquitetura do Ginásio Pernambucano, instituição que tem um grande valor afetivo e de formação no nosso Estado”, completou. Todos os episódios serão marcados por acontecimentos históricos que foram importantes para o surgimento, consolidação e desfecho da Revolução Republicana, como a revolta dos pernambucanos contra as regalias do rei, a proibição do maracatu e o surgimento da bandeira de Pernambuco, entre outros. O intuito é dar um panorama sucinto, porém abrangente da data. A construção do argumento contou com a consultoria do historiador George Braga.