• Home »
  • Destaques »
  • McCann Lima hackeia problemas de matemática para promover educação sexual em escolas públicas, em sua mais recente ação para a Save The Children.

McCann Lima hackeia problemas de matemática para promover educação sexual em escolas públicas, em sua mais recente ação para a Save The Children.

Segundo estudo da Unicef de 2013, 15 de cada 100 adolescentes abaixo dos 16 anos no Peru são mães, e a media de idade da iniciação sexual está entre os 15 e 17 anos nas áreas urbanas, média que cai para 10 a 14 anos nas áreas rurais.

Para combater essa situação, abordando os impactos socioeconômicos e familiares em torno dela, a Save the Children Perú, em parceria com a McCann Lima para criar Problemas Reais (Proble+ Reales), uma plataforma de educação que busca minimizar a desinformação em torno da gravidez adolescente, usando temas de sala de aula para tornar a informação mais familiar.

A McCann Lima “hackeou” problemas de matemática comuns para torná-los meios de educação sexual, substituindo objetos da vida doméstica, por elementos associados ao universo da gravidez e parto, como fraldas e babadores.

Apresentada na plataforma digital www.problemasreales.com e em kits impressos com sugestões de exercícios, a iniciativa foi ativada tanto entre estudantes quanto entre professors do Sistema público de ensino do Perú, bem como entre pais e grupos de pais.

Dessa forma a campanha buscou conferir tangibilidade às discussões e debates entre país, mestres e alunos dentro do contexto educacional já familiar a eles.

“Numa sociedade tradicional como a peruana, na qual educação sexual é um tabu em muitas partes do país, buscamos uma maneira criativa de tornar o problema da gravidez adolescente mais visível entre os jovens, mostrando a eles o real efeito e impacto dela em seu dia-a-dia”, explica Mauricio Fernández Maldonado, vice-presidente criativo da McCann Lima.

A recepção a iniciativa foi tão positiva que o Ministério da Educação do Peru já está estudando a incorporação da plataforma em seu currículo básico.

Ficha-técnica
VPs criativos: MAURICIO FERNÁNDEZ MALDONADO / CHRISTIAN CALDWELL
Diretor de criação: YASU ARAKAKI
Criativos: GERARDO RAMOS / RICARDO ARANIBAR
Produtora: ALONSO PALOMINO
Diretora de Save the Children no Perú: MARIA VILLALOBOS
Desenvolvedores web: MEDIABYTES
Produção e pos-produção: PLANB
Trilha: DIEGO DIBOS SOUND LAB