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Festival Universitário de Propaganda – Fest’Up – exercita networking entre veteranos e jovens profissionais

60 palestras foram apresentadas por grandes nomes da Comunicação e as imediações da FAAP foram tomadas por intervenções dos estudantes que promoviam os projetos finalistas do Concurso de Material Gráfico

No último fim de semana mais de 1200 estudantes de Publicidade da capital e do interior paulista movimentaram o 27º Festival Universitário de Propaganda – Fest’UP, realizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda e que ocupou os auditórios da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. A APP trouxe 60 nomes do mercado da comunicação que apresentaram suas visões de como caminha a profissão e ideias criativas que se destacaram em festivais e entre os consumidores.

Grandes profissionais da publicidade e de veículos apresentaram experiências e trabalhos que agregaram valores às marcas, além dos desafios do atendimento, planejamento e criação de agências, produtoras de filme e de som. Bob Vieira da Costa, sócio diretor da Nova/sb, foi um dos convidados que abriram o evento. Ele mostrou como campanhas didáticas a serviço da população também são inovadoras. Após estudo solicitado pela agência em 2011, detectaram que 650 pessoas, por ano, morriam atropeladas na capital paulista já que muitos ignoravam a faixa de pedestre. Na época criaram o Homem-Faixa, personagem que ajudou na redução de quase 40% desses acidentes durante divulgação do programa de Proteção ao Pedestre da Prefeitura de São Paulo. Entre as ações atuais, destacou a Popsynergy, metodologia inédita da agência que funciona por pesquisas que vem realizando nos últimos dois anos para detectar o que é popular entre as pessoas e como se constrói popularidade da marca, negócios e causas para diminuir a margem de erro e baseado em três pilares: impacto, informação e importância.

Uma das agências mais premiadas no Cannes Lions 2015, a FCB Brasil foi representada pela CCO Joanna Monteiro. Ela levou cases que representam “as ideias para solucionar problemas e depois com a tecnologia aplicada, resultam na propaganda que realmente é um diferencial na vida das pessoas”, explicou. Nesta frente destacou Trip Book para Smiles, um livro que agência criou com a funcionalidade de geolocalização disponível para iOS e Android, oferecendo histórias das regiões onde o turista/leitor está em comemoração aos 20 anos do programa de milhas. Já os publicitários como gerenciadores de percepção foram um dos pontos exercitados pelo diretor do Setor Estudantil da APP, André Porto Alegre: Gosto de pensar que gerenciamos a percepção de marcas, produtos e serviços por meio de diversas ferramentas em diferentes plataformas, mas quando se trata do ambiente digital, assumimos o papel de animadores da inteligência coletiva”, disse.

Entre as produtoras de filme, Gilberto Topczewski, um dos fundadores e sócio da bigBonsai, empresa responsável pela produção da websérie Natura Musical e do filme “Todo Poderoso Terrão” de Nike, começou por sua imersão social e linguagem documental ao fazer um making of de “Cidade de Deus”, quando era assistente de direção na O2 Filmes. Após experiência, adotou o documentário até mesmo para marcas: “Em 2004, quando começamos com a bigBonsai, a publicidade não se conectava com o consumidor e hoje está com discurso repetitivo pela maioria criar campanhas que emocionam e proporcionam experiência. Por isso, o tom documental e a fotografia propositalmente amadora criam laços mais afetivos e efetivos com o público”.

Já os Speed’UPs, onde profissionais sintetizam os pontos essenciais da profissão em 20 minutos, contou com participação de nomes como Ricardo Al Makul, CEO  da Catch e idealizado da KES (Knowledge  Exchange Sessions). “Na idade de vocês queria saber mais sobre o meu futuro. É essencial entender os sinais do tempo para decidir o que vai fazer e talvez trabalhem em algo que ainda não exista”, aconselhou. Para os jovens que estão começando, destacou temas que eles precisam se adiantar, como Internet das Coisas, economia colaborativa, maker revolution, big data e Cidades Inteligentes, que revolucionam a comunicação global. No mesmo formato de palestra a presidente do Clube da Voz, Regina Bittar, voz de comerciais para diversas marcas, como Avon, e da Siri da Apple disponível em iOS 8.3, foi reconhecida de imediato pelos universitários. Ela destacou como a locução é prejudicada por não ser brifada adequadamente: “É tratada como o último ponto de atenção de uma campanha. Mas a voz dá força e identidade às peças. É um detalhe que não pode passar despercebido”.

O fato de muitas agências ainda não chamarem as produtoras de som para reuniões de briefing para colaborarem na criação também foi pontuado pelos maestros da LOUD, a Janecy Nascimento e Felipe Vassão, que explicaram sobre como lidar com direitos autorais fonográficos, entre outros aspectos. Eles levaram trilhas autorais e a partir de releituras de sucessos que colaboraram com alta venda e alcance das marcas entre os respectivos públicos. Entre elas, para C&A, reforçando as mulheres abusadas com a remixagem de “Mulher Brasileira” de Benito de Paula em “Poderosas do Brasil”; a composição própria para “Slow” de Dove Men Care, com música como mais um personagem; e “Batata Turbinada” de McDonald’s onde trilha completa o humor do filme. A produção colaborativa da LOUD imprime uma identidade em seu portfólio que soa como disco, com canções muitas vezes solicitas pela audiência que pensa ser de algum artista específico, como ocorreu para Skol Beats of Tomorrow deste ano, quando equipe estendeu o tempo da música para disponibilizá-la no soundcloud da Skol.

 

Vencedores do Concurso de Material Gráfico e Festival de Jingles

Ao chegar à FAAP, cada palestrante foi conduzido ao mural onde estavam expostos os 38 cartazes finalistas que concorreram no 21º Concurso de Material Gráfico, já registrando seu voto para a organização da APP. O painel “Adapte-se”, da UNIP Bauru, ganhou e o diretor cultural da APP, José Maurício, entregou o troféu Garra do Galo. O layout do Camaleão será a marca do próximo Fest’UP, programado para 17 e 18 de setembro de 2016.

Já os quatro finalistas do 21º Festival de Jingles foram selecionados a partir da parceria da APP com a Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários (APROSOM). Melissa Vergara, gerente de Marketing da Rádio Disney, e o júri formado por Passarinho e Luppa Rodrigues (ambos da Nova Onda), Janecy Nascimento (LOUD), Regina Bittar (Clube da Voz) e Felipe Engel ((Liquo), avaliaram as peças e elegeram como vencedora a “Se Liga – A rádio que te ouve”, da equipe da UNAERP de Ribeirão Preto que também recebeu a Garra do Galo pelo presidente da APP, Ênio Vergeiro. A programação da Rádio Disney foi o tema trabalhado pelos grupos participantes.

Neste ano, o Fest’UP ocupou a FAAP no sábado, 19, das 9h às 17h30, e no domingo, dia 20, das 10 às 18h, e contou com patrocínios da TV Globo, Rádio Disney, Estadão e Globosat, a qual levou um estande interativo funcionando como um game por onde o público tentava adivinhar as atrações do canal.