Globosat tem nova estrutura de Comunicação e Branding

Nos últimos cinco anos, equipe de profissionais criativos acabou criando uma “escola de criação em TV paga” no Brasil e foi responsável pela construção e gerenciamento de dezenas de marcas de canais, serviços e programas como Viva, Gloob, OFF, BIS, +Globosat, Philos, Premiere, Combate, Globosat Play e Vai que Cola.

Atenta às mudanças de hábitos de consumo de conteúdo das novas audiências que assistem e interagem com programas em diversas telas, a Globosat se antecipa a estes movimentos ao criar uma nova denominação e conceito para a sua atual área de branded entertainment.

A unidade passará a ser chamada de “Comunicação & Branding” e terá Manuel Falcão à frente como diretor de uma equipe formada por cerca de 150 profissionais especialistas em design, ilustração, animação, direção de arte, redação, edição, sound design e produção.

A unidade de Comunicação & Branding, que continuará a se reportar à diretoria de marketing da Globosat, é responsável pelo gerenciamento e construção de identidades e estratégias de comunicação para toda as marcas do portfólio da programadora.

O objetivo da unidade é oferecer um produto completo e integrado de posicionamento de marca (“brand positioning”) a todas as marcas que compõem o universo de TV paga da Globosat que vão desde a identidade visual, a produção de vídeos, chamadas promocionais de “on air”, videografismo, inserts, sound design, “naming”, comercial e branded content, estratégias de social media, campanhas de impressos (off-air), cenários e eventos.

Mais de 30 projetos de branding e rebranding foram realizados nos últimos cinco anos pela atual equipe, alguns em parceria com agências de design internacionais como a Troika, Reality Check, Tendril, Shilo e VIZrt. No mercado nacional, destacam-se os cases dos canais GNT, Gloob, canal OFF, SporTV, Viva, Multishow, +Globosat, Canal Brasil, BIS, Premiere, Philos TV e Combate. Fora do país, há o caso recente do canal Macondo Way, uma joint-venture da Globosat com a Caracol TV, da Colômbia.

Ana Maria Gemignani, diretora de marketing da Globosat diz que o principal objetivo da unidade é criar “marcas fortes”. A Globosat, diz ela, “talvez pelo fato de ter sido pioneira, acabou criando uma escola de criação na área de TV paga no Brasil e que hoje é reconhecida internacionalmente, como atestam os diversos prêmios que já conquistados no Promax”.

Conceitos

“A Globosat acabou se tornando uma referência de criação em TV paga no Brasil. Me orgulho de fazer parte deste time que está fazendo a história das marcas nesta área. E como as mudanças não param, estamos aqui transformando serviço e informação em conteúdo”, diz Manuel Falcão.

Para ele, marca é um conjunto de percepções que liga o consumidor ao conteúdo por meio de uma identidade única e indivisível e que deve ser comunicada regularmente e de maneira adequada “o que fazemos é desenvolver relações simbólicas entre as marcas e a audiência. Marcas fortes orientam expectativas. Utilizamos uma abordagem chamada de design thinking. O processo se inicia na empatia que a marca busca ter com o consumidor, passa pela definição do problema, tem-se o início da criação e ideação das soluções, desenvolvimento e teste dos protótipos”, diz.

Sobre Manuel Falcão

Manuel atuava como gerente de criação da programadora desde 2007. Formado em Desenho Industrial pela PUC do Rio de Janeiro e MBA em Marketing pela FGV, começou na Globosat em 1996 e construiu sua carreira passando por todos os cargos na área: estagiário, designer digital, coordenador de criação, chefe de criação e gerente de criação. O seu time de criativos já recebeu importantes prêmios como o PromaxBDA Latin America, Promax Internacional, Wave Festival e New York Festival.

Antes de integrar a Globosat, Manuel estagiou na agência Contemporânea fundada por Armando Strozenberg e na prestigiada agência francesa Gédéon, em Paris. Concluiu ainda MBA em Gestão Empresarial na COPPEAD (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e realizou o curso de inovação Innovation & High Performance Leadership na Stanford University.

Foto: Manuel Falcão, diretor de Comunicação e Branding da Globosat