• Home »
  • Ações »
  • Detran-SP cria um festival de música para estimular o respeito ao trânsito

Detran-SP cria um festival de música para estimular o respeito ao trânsito

Criado pela Artplan, o Detran Festival se inspira na linguagem visual de grandes festivais para passar mensagens de segurança

São Paulo, 5 de setembro de 2023 – Devido ao enorme fluxo gerado por grandes eventos, o Detran-SP, em parceria inédita com o Governo do Estado de São Paulo, Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – Prodesp, Poupatempo, Metrô e Secretaria de Turismo e Viagens, lança o “Detran Festival”, uma campanha educativa, idealizada pela Artplan, para destacar a responsabilidade ao volante e a importância do uso do transporte público em oportunidades que concentram um grande número de pessoas, como a do maior festival de música, cultura e arte, que ocorre em São Paulo neste início de setembro.

O conceito da iniciativa – “É show respeitar a vida no trânsito” – reforça o pedido de alerta sobre os deslocamentos, sem deixar de embarcar na onda hype do evento. A ação conta com uma linguagem visual inspirada na comunicação de grandes festivais. Verdadeiros pôsteres, como se fossem anúncios de bandas e de astros do pop, estão espalhados em pontos de contato estratégicos da cidade. Cada um dos pôsteres traz uma mensagem de impacto que conversa com o nome da banda, como “Se beber no show, não volte dirigindo”, “Não ultrapasse os limites de velocidade” etc., a fim de estimular o público a se deslocar com segurança durante os dias do evento.

As comunicações estão ativadas em mídias OOH, DOOH, filmes publicitários, além de inserções em rádio, jornal e digital. Todas as peçam alertam com mensagens para conscientizar o público a respeitar as leis de trânsito, principalmente em relação aos perigos de se misturar álcool e direção.

O público, igualmente, terá a oportunidade de contemplar as bandas ao vivo, ao longo dos dias do festival, na estação da República, com nomes – The Sobrios, Direção Urbana, The Poupers, Próxima Parada, entre outras – que despertam a atenção e curiosidade das pessoas por meio de canções proprietárias e cujas letras abordam a importância do deslocamento seguro em momentos de grandes aglomerações pela cidade de São Paulo. A iniciativa, promovida pelo Detran-SP e Prodesp, também conta com totens do Poupatempo nas plataformas do metrô para a solicitação de segunda via de CNH, visto que a incidência por perda de documentos em grandes eventos é mais comum do que se imagina.

“A campanha é uma abordagem inovadora para conscientização sobre a direção segura, integrando o sentimento pela música com a responsabilidade viária. Queremos que os participantes do Festival aproveitem a celebração com segurança e façam escolhas conscientes, contribuindo para um trânsito mais seguro e para a preservação de vidas”, afirmou Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.

“A comunicação é toda embarcada no astral e na atmosfera do festival. A campanha é contemplada nos quatro cantos da cidade, que vai respirar o evento.  De Guaianases a Interlagos ou da Lapa à Penha, queremos ganhar a atenção do pedestre com música, diversão, serviço e mensagens que estimulam a segurança no trânsito. Se todos os caminhos levam para o maior festival de música que já é referência em arte e cultura de São Paulo, pode ter certeza de que o Detran e seus parceiros ajudarão da melhor forma possível neste trajeto”, diz Eduardo Megale, head executivo de Negócios e Operações da Artplan.

“Para impactar as pessoas que vão ao Festival trouxemos mensagens de segurança através de uma campanha 360 com o espírito de um grande evento de música. Criamos o primeiro festival de respeito a vida no trânsito,” complementa André Batista, Diretor de Criação da Artplan.

Link do filme no Youtube – Detran Festival – The Sobrios – YouTube

Ficha Técnica

Cliente: Detran
Agência: Artplan
Título: Detran | SAC 6 | Detran Festival – The Town

CCO: Mariana Sá
Direção de Criação: André Batista, Pedro Maneschy.
Criação:  André Ignatiuk, Zeca Pinto, Julia Antuerpem.
Diretor de Novos Negócios: Ricardo Menezes

Head Executivo de Negócios e Operações: Eduardo Megale
Atendimento: Fernanda Albuquerque, Michele Barros, Nayara Barros, Tiago Dornelas e Jaqueline Rezende.

Head de Estratégia: Paulo Vita

Estratégia: Rodrigo Neia, Marina Ferigolo, Samanta Abreu e Marcelo Oliveira.

Head de Midia Nacional: Joana Chulam
Mídia: Talita Roza, Carol Alves, Luciana Miranda, Beatriz Vargas, Renata Souza, Tatiana Cucolo, Rafaela Barbeito, Gabriel Sanches, Marcelle Leão, Bruna Nascimento

Creative Data: Ricardo Chiorino e Victor Lebro.

Operações: Karina Rios, Natália Castilho, Angélica Gama e Vinicius Pereta

RTVC: Felipe Cunha, Débora Prado, Flávia Nascimento e Simone Mena.
Produção: Bruno Werner, Pierre Queiroz, Vitor Junior e Debora Moyse.

 

APROVAÇÃO CLIENTE:

Detran: Silvia Araújo, Fabiana Akira, José Hott e Eduardo Aggio
Secom: Tiago Tomazella e Lais Vita

 

PRODUTORA:

Diretor de cena: Abramov

Produtora executiva: Tatiana Braga

Coordenador de Produção: Murilo Prado

Assistente de Produção: Patricia Mello e Isabella Camacho

Atendimento:  Olivia Nielebock

Finalização de Animação:  Studio Great

Coordenador de pós-produção Animação:  Maurício Castro

Assistente de Pós-produção Animação: Thais Alves

 

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para a prevenção de acidentes e preservação de vidas, tendo como meta a organização de um trânsito mais seguro e harmônico entre todos os modais. O Órgão, que passa por uma reestruturação, está comprometido com a busca constante da excelência de serviços aos cidadãos, a partir dos valores de integridade e transparência em seus processos. Atualmente, adota progressivamente a transformação digital para impactar positivamente na qualidade de vida dos paulistas, facilitando o atendimento às demandas cotidianas da população. Cerca de 93% dos atendimentos feitos nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são digitais. Maior órgão executivo de trânsito do País, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota do Brasil, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o Estado. Todos os meses, emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). São mais de 136 mil documentos emitidos por dia, em média.

 

Sobre a Artplan

Sob liderança do sócio e presidente Antonio Fadiga, a Artplan é a maior agência brasileira com capital 100% nacional e atua como hub de soluções de comunicação para seus clientes. Possui cerca de 400 colaboradores, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A CEO Gláucia Montanha está à frente do escritório de São Paulo, enquanto os diretores-gerais Ana Paula Sanchez e Duda Moncalvo lideram as unidades do Rio de Janeiro e de Brasília, respectivamente. Desde 2016, está no ranking das 10 agências melhores avaliadas por seus próprios clientes, de acordo com Agency Scope. Tem sido destaque na liderança de Novos Negócios do Meio&Mensagem, com lugar no pódio do ranking por nove vezes, e é a 8ª colocada do Ranking das Agências Cenp-Meios 2021. Certificada oito vezes, pelo Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Artplan foi também considerada, pela revista Campaign US, uma das dez agências criativas independentes mais sexy da América Latina. Faz parte do Grupo Dreamers, maior grupo independente de comunicação e entretenimento do Brasil, comandado pelo presidente executivo Rodolfo Medina.