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Plataforma de serviços e produtos de beleza para mães no puerpério é a vencedora do Startup Weekend BeautyTech

3ª edição do evento foi realizada na sede da Unilever e contou com a apresentação de 13 projetos para a área de beleza

Ao longo de três dias, cerca de 200 pessoas participaram da terceira edição do Startup Weekend BeautyTech, tida como a mais diversa até agora, com a presença de mulheres e pessoas negras, além de pessoas trans, travestis e não-binárias. O desafio era criar uma startup do zero, com um tema ligado ao setor de beleza e, entre os que aceitaram participar do processo, cerca de 100 pessoas foram divididas em 13 equipes e orientadas por 16 mentores durante todo o processo de criação, validação, pesquisa e resolução do problema.

No total, foram 54 horas de muito trabalho, trocas e integração, para apresentar, no último dia, projetos de inovação que foram avaliados por um júri formado por profissionais de inovação de diferentes empresas.  Em primeiro lugar ficou o time Abra.ce, que desenvolveu uma solução que oferece serviços e produtos de beleza para mães que estão no puerpério, além de disponibilizar conteúdo sobre o tema e acesso a uma comunidade de outras mulheres que estão vivendo a mesma realidade. A segunda colocação ficou com a equipe Transestima, que desenvolveu uma plataforma que tem como proposta democratizar informações e orientações para pessoas trans. E em terceiro lugar, a equipe Espelho Espelho Meu apresentou um espelho inteligente, que traz orientações e monitoramento para a rotina de skincare.

O evento, que aconteceu entre os dias 5 e 7, contou com o patrocínio master da Unilever, por meio da unidade de negócios Beleza e Bem-Estar e o hub de inovação da companhia, a Garagem Unilever. A parceria reforça a jornada da empresa de priorização da inovação na criação dos produtos e na expansão dos negócios, por meio de escuta ativa e atualizada em relação aos anseios do público-alvo aliada às mudanças do universo tecnológico. Ao patrocinar e sediar o evento, a companhia busca fortalecer ainda mais suas conexões com o ecossistema de tecnologia e inovação, além de promover a troca de conhecimento sobre a categoria e o mercado.

“Acreditamos muito na inovação aberta. Queremos fortalecer a nossa conexão com essa comunidade e a Garagem Unilever funciona como uma ponte nesse universo. É muito gratificante ver a entrega dessas pessoas, tanto diante do resultado que eles conseguiram em pouco tempo, quanto em relação ao impacto de reverberar cada vez mais essas ideias. É uma avalanche do bem que está muito alinhada com o que acreditamos na Garagem e, principalmente, com os objetivos da Unilever”, enfatiza a executiva.

Para a líder da organização do evento, Ariane Melo, o foco sempre foi fomentar a diversidade neste segmento. “O ambiente de startups e tecnologia é majoritariamente branco e masculino, e, desde a primeira edição, trouxemos muitas mulheres e pessoas negras. Era um sonho trazer pessoas trans, travestis e não-binárias. Desta vez, nós conseguimos. Esse foi o grande diferencial. Muita gente aprendeu, se conectou, teve empatia e foi muito bom ver que uma ideia que saiu deste grupo e é direcionada para essa comunidade ficou em segundo lugar na premiação”.

Para a Fernanda Fischer, gerente de novos negócios da unidade de negócios de Beleza e Bem-Estar da Unilever, o Startup Weekend foi uma experiência que trouxe contribuições, tanto para os participantes quanto para a equipe de executivos da categoria. “Estamos muito felizes em ter patrocinado um evento tão importante para esta comunidade de inovação. Estamos em constante transformação e buscando formas inovadoras para atender nosso público com excelência e as ideias que vimos durante o final de semana nos inspiraram a ampliar ainda mais esse universo de conexão entre nossas marcas e os consumidores”.