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Relatórios de publicidade do Reino Unido indicam gastos de £36,6 bilhões em 2023

Novas previsões mostram que o valor do mercado publicitário está previsto para atingir £38,8 bilhões este ano e ultrapassar £40 bilhões até 2025

Londres, 25 de abril de 2024: O último Relatório de Despesas da Associação de Publicidade/WARC, publicado hoje, mostra que o mercado publicitário do Reino Unido registrou um aumento de 6,1% no investimento, totalizando £36,6 bilhões em 2023; a 13ª expansão anual registrada nos últimos 14 anos. Os novos dados da pesquisa também mostram que os formatos online agora representam mais de três quartos de todos os gastos com publicidade no Reino Unido pela primeira vez.

Novas previsões da AA/WARC mostram que os gastos com publicidade aumentarão 5,8% para alcançar £38,8 bilhões este ano, embora isso represente uma pequena redução (-0,1pp) em relação à previsão de janeiro devido às pressões inflacionárias prolongadas no mercado. Espera-se um crescimento adicional de 4,5% em 2025, quando o mercado publicitário do Reino Unido valerá mais de £40 bilhões.

Comparado aos maiores mercados publicitários da Europa, a indústria publicitária do Reino Unido foi vista superando a Alemanha (-0,7%), França (+2,1%) e Irlanda (+3,0%) no ano passado, e espera-se que repita isso em 2024. O mercado publicitário do Reino Unido está a caminho de encerrar o ano com cerca de $20 bilhões a mais do que os de seus vizinhos mais próximos.

O panorama completo em 2023

Enquanto os gastos com publicidade no Reino Unido cresceram 6,1% no ano passado, isso equivalia a uma contração de 1,2% em termos reais após contabilizar a alta inflação, uma taxa que ficou ligeiramente abaixo da atividade estável (+0,1%) observada em toda a economia do Reino Unido no ano passado.

Como estimado em janeiro, os formatos online combinados cresceram 11% para alcançar um total de £28,7 bilhões em 2023, equivalente a 78,4% de todos os gastos com publicidade no Reino Unido no ano passado. Além disso, o out of home (+9,7%) foi o único outro meio de publicidade a registrar crescimento em 2023.

Os únicos setores de produtos principais a registrar aumento nos gastos com anúncios de display (ou seja, excluindo os formatos de pesquisa e classificados) no ano passado foram varejo (+5,0%) e serviços (+4,7%), este último quase totalmente atribuível a um aumento de 6,6% no setor de entretenimento e lazer.

Os dados mais recentes da AA/WARC também revelam o investimento real para a temporada de Natal do quarto trimestre do ano passado, que ultrapassou £9,7 bilhões após alcançar um crescimento de 7,4% ano a ano. Esse crescimento foi liderado pelo out-of-home digital (+18,1%) e BVOD (+15,9%), bem como pesquisa (+12,9%), à medida que o aumento tradicional nos investimentos do último trimestre foi impulsionado ainda mais pela maior atividade publicitária durante a Copa do Mundo de Rugby.

Projeções para 2024 e 2025

O último conjunto de dados da AA/WARC espera que o mercado publicitário do Reino Unido cresça 5,8% para quase alcançar £39 bilhões em 2024. Mídias de transmissão, especialmente TV (+2,6%) e rádio (+2,3%), devem voltar a crescer, assim como é verdadeiro para cinema (+2,5%). Entre os formatos digitais, a pesquisa (+8,9%) e o display online (+6,4%) devem novamente ver os maiores aumentos, encerrando o ano com uma participação combinada de 77% de todos os gastos.

Condições econômicas mais favoráveis devem encorajar os anunciantes a investir mais em campanhas de construção de marca em 2024 e isso, aliado a estímulos de curto prazo, como a Eurocopa em junho, as próximas eleições gerais no segundo semestre do ano e, em menor escala, os Jogos Olímpicos de Paris em julho, são esperados para contribuir para um crescimento saudável em formatos como vídeo sob demanda do broadcaster (+14,1%) este ano.

A situação deve melhorar ainda mais para mais canais em 2025, já que é previsto um aumento de 4,5% para o mercado como um todo. Isso inclui um aumento de 11% para BVOD, 6,4% para pesquisa e 5,5% para display online, à medida que são antecipados ventos econômicos favoráveis.

Stephen Woodford, Diretor Executivo da Associação de Publicidade, disse: “A contínua mudança para formatos de publicidade online reflete a mudança na forma de nossa economia, com as pessoas cada vez mais fazendo compras online, bem como nas ruas, e as empresas se esforçando para fornecer a melhor experiência ao cliente em todos os cenários. A indústria publicitária do Reino Unido é muito respeitada em todo o mundo, razão pela qual continuamos a ver o crescimento das exportações de serviços de publicidade do Reino Unido, uma importante fonte de receita adicional para muitas empresas de publicidade em uma economia doméstica que tem pouco ou nenhum crescimento.”

James McDonald, Diretor de Dados, Inteligência e Previsões da WARC, disse: “Nossa última pesquisa com proprietários de mídia confirma 2023 como um ano desafiador para a maioria, com poucas propriedades registrando ganhos e gastos consolidando ainda mais dentro dos formatos de pesquisa e display online – especialmente nas mídias sociais. Combinados, esses pilares digitais estão a caminho de representar quase quatro em cada cinco libras gastas com publicidade no Reino Unido no próximo ano, em comparação com uma participação de 51% há apenas cinco anos.

“Nossas previsões presumem que a economia do Reino Unido começará a se afastar do padrão de estagnação que passou a definir os trimestres recentes. A redução da inflação nos próximos 18 meses deve encorajar condições comerciais mais favoráveis dentro do setor publicitário, facilitando o crescimento em uma gama mais ampla de canais.”

O Advertising Association/WARC Expenditure Report é o guia definitivo para os gastos com publicidade no Reino Unido, com dados de todos os principais meios de publicidade e subformatos remontando a 1982 e previsões abrangendo oito trimestres à frente.

A análise completa dos dados mais recentes está disponível para assinantes do relatório de Despesas da AA/WARC no hub de gastos com publicidade da AA/WARC.