• Home »
  • Mercado »
  • Pela primeira vez uma brasileira está no topo do ranking dos mais ricos do mundo da Forbes

Pela primeira vez uma brasileira está no topo do ranking dos mais ricos do mundo da Forbes

São Paulo, abril de 2024 – De maneira inédita, a Natura, junto com a agência Africa Creative, colocou uma brasileira na capa da edição anual do ranking dos mais ricos do mundo da Forbes nas versões digital e para assinantes. Segundo dados recentes do relatório do Banco Mundial, a Amazônia foi considerada a mais rica da lista, com uma riqueza avaliada em US$317 bilhões. O estudo ainda destaca que o lucro proveniente da preservação da floresta em pé supera em sete vezes o obtido por meio das diferentes atividades de exploração econômica da região, as quais dependem da destruição da Amazônia.

Desde sua fundação, a Natura é parte importante da engrenagem dessa bioeconomia que ajuda a manter a floresta em pé e torná-la mais produtiva. Dedicando grande parte da sua jornada em pesquisa e inovação a partir dos bioativos da região, a marca trabalha junto com as comunidades locais, tornando indispensável a conservação e regeneração da floresta ao tornar a venda dos frutos típicos da região para a indústria cosmética mais valiosa do que a derrubada de árvores para o uso da indústria da madeira, por exemplo.

A companhia mantém relação com mais de 10 mil famílias de 44 comunidades fornecedoras da Amazônia. Apenas em 2023, a Natura compartilhou R$42,8 milhões em recursos diretos  para as comunidades e contribuiu para a preservação de 2,2 milhões de hectares de floresta. Celebrando seus 55 anos, a marca traz ainda metas ambiciosas:  a conservação de 3 milhões de hectares da floresta, o aumento do índice de desenvolvimento humano de suas Consultoras de Beleza, o aumento do número de comunidades agroextrativistas e da consciência de que é preciso preservar para gerar riqueza.

“Ao longo de mais de 20 anos de atuação intensa na Amazônia, tivemos o privilégio de demonstrar para o Brasil e para o mundo que é possível respeitar a sociobiodiversidade da região e valorizar o conhecimento das comunidades tradicionais a partir de práticas regenerativas. Agora, mais uma vez, comprovamos isso e damos destaque para a riqueza incomparável proveniente da floresta em pé, alcançada por meio do desenvolvimento sustentável da região amazônica, que nos  viabiliza a criação de  produtos de alta performance a partir da bioinovação e da biodiversidade”, afirma Tatiana Ponce, CMO e head de Inovação global da Natura.

A revista também traz uma matéria que revela ao público a atuação da marca na Amazônia, explicando com mais detalhes o trabalho realizado para tornar a floresta mais valiosa em pé do que destruída. Antes da edição ser lançada, formadores de opinião já fomentavam as redes sociais com um spoiler sobre a primeira brasileira a liderar o ranking dos mais ricos e agora estão reverberando a notícia.

“Para nós, da Africa Creative, é uma conquista incrível conseguir mostrar na Capa da Forbes Bilionários do Ano quanto vale a Amazônia em pé. Todos já sabemos da importância da Amazônia para o planeta, mas é fundamental falar sobre o valor monetário de quando ela é conservada. E ninguém melhor que a Natura, que está comemorando 55 anos e dedicou grande parte da sua jornada a regenerar a valorizar a Amazônia, para fazer isso”, finaliza Joanna Monteiro, co-CCO da Africa Creative.

FICHA TÉCNICA

Título: Amazônia – A mais rica do mundo

Agência: Africa Creative

Anunciante: Natura

Produto: Institucional – 55 anos

CCO: Sergio Gordilho

CO-CCO: Joanna Monteiro
ECD: Mihail Aleksandrov

Diretores de Criação: Eduardo Ferraz e Milena Zindeluk

Criação: Eduardo Ferraz, Milena Zindeluk, Ricardo Montes, Adriana Martins e Gustavo Giorelli

Head de Conteúdo Criativo: Natália Fava

Head de Estratégia de Conteúdo: Aline Khoury

Content: Giovanna Sanches e Marcel Rodrigues

Talents: Fernando Alonso, Paola Arnelas e Luiz Filho

Co-COO: Verônica Gordilho Araújo

Atendimento: Caroline Fadel e Bárbara Bellacosa

Mídia: Pedro Eustachio, Thiago Martinez, Caroline de Campos, Caio Augusto, Maria Fernanda Núncio e Thais Moreira

CSO: Ana Paula Kuroki

Planejamento: Pedro Paulo Fernandes e Guilherme Godinho

Projetos especiais: Juliana Leite e Raquel Martins

Fotografia: Rodrigo Pirim

PR: Loures e Valerie Silverman Kerr

Aprovação/cliente: João Paulo Ferreira, Tatiana Ponce, Isabela Massola Mendes, Renato Winnig, Marcel Vieira, Paula Marsilli, Vanessa Giosa, Aline Verissimo, Maisa Delgado, Karina Vaz Guimarães, Laura Doubek, Marilia Melhado, Daniela Aguinsky, Marina Bustamante, Lygia Rebello e Karen Silva Couto

 

SOBRE A NATURA

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética que tem como razão de ser a criação de produtos e serviços que promovam o Bem Estar Bem. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil e com forte presença omnicanal. Faz parte do grupo Natura &Co, combinando seus propósitos com a marca Avon. Pioneira no compromisso com a sustentabilidade, em 1983, a Natura se tornou a primeira marca de cosméticos brasileira a oferecer refis no portfólio. No fim dos anos 1990, iniciou a inclusão de ingredientes da sociobiodiversidade brasileira, em especial a amazônica, em seus produtos, refletindo a amplitude dos investimentos em regeneração, conceito esse adotado em diversas práticas pela empresa desde a sua fundação, mas que desde o fim de 2023 passou a ser o centro de sua estratégia empresarial. Também foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014. Conquistou o selo The Leaping Bunny, da organização de proteção animal Cruelty Free International em 2018, confirmando seu compromisso de não realizar testes em animais com seus produtos ou ingredientes. Com presença na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias Aqui Tem Natura.

Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

SOBRE AFRICA CREATIVE:

A Africa Creative é uma das agências de publicidade mais criativas e inovadoras do mundo, responsável pelas contas de valiosas marcas brasileiras como Itaú, Petrobrás, Vivo, Natura e Brahma. A agência conta com premiações internacionais por suas campanhas icônicas. Líder absoluta por 16 anos em todos os rankings do Agency Scopen, que avalia agências no mundo inteiro, é considerada por executivos mundiais entre os Top 5 parceiros para enfrentar seus desafios de futuro (Scopen Agency, 2022). A Africa também é a terceira maior agência em compra de mídia do País, contribuindo para a movimentação da economia da criatividade brasileira (Cenp, 2022).