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As mídias sociais são agora o maior canal mundial em investimento publicitário, com previsão de atingir US$ 247,3 bilhões em 2024.

A Meta sozinha está a caminho de superar toda a receita publicitária da TV linear global até 2025.

Tendências Globais de Publicidade da WARC: As mídias sociais alcançam novos picos

2 de maio de 2024 – As plataformas sociais dominam o cenário midiático global e exercem enorme influência sobre como as marcas alcançam seu público.

De acordo com as últimas previsões da WARC Media, as mídias sociais são agora o maior canal mundial em investimento publicitário, tendo ultrapassado a busca paga no ano passado, e a previsão é que totalizem US$ 247,3 bilhões em 2024, um aumento de 14,3% em relação ao ano anterior.

Dados da GWI mostram que o tempo gasto nas plataformas sociais aumentou 50% desde 2014, de um consumo diário médio de 95 minutos para 152 minutos em 2024, e de acordo com a data.ai, o número de usuários em todo o mundo nas plataformas sociais aumentou 169% desde 2014.

Alex Brownsell, Chefe de Conteúdo da GWI, diz: “Muito do sucesso das mídias sociais foi impulsionado pelo notável renascimento da Meta. No entanto, a influência das mídias sociais nos orçamentos também pode ser vista no crescimento do TikTok e no retorno ao crescimento de dois dígitos na receita publicitária do Snapchat e do Pinterest.

“No entanto, com essa dominação surgem desafios, como o aumento das cargas publicitárias em ambientes sociais e o impacto da IA no planejamento de mídia. Neste relatório, adotamos uma visão holística do cenário global das mídias sociais, que não mostra sinais de perder momentum.”

Principais insights destacados nas Tendências Globais de Publicidade da WARC: As mídias sociais alcançam novos picos são:

Social é o principal canal de mídia em gastos com publicidade globalmente.

O gasto social global está previsto para totalizar US$ 247,3 bilhões em 2024, um aumento de 14,3% ano a ano, uma leve desaceleração em relação a +16,0% em 2023. As plataformas ocidentais estão crescendo mais rapidamente, impulsionadas por marcas chinesas que visam o público dos EUA e da Europa.

A Meta está a caminho de ultrapassar a TV linear em receita publicitária em 2025.

Tanto o Facebook quanto o Instagram cresceram mais de 20% ano a ano no primeiro trimestre de 2024, e a Meta está prevista para ganhar US$ 155,6 bilhões em receita publicitária este ano, representando uma participação de 63,0% nos gastos sociais globais, impulsionada por uma onda de investimentos de exportadores chineses e pela popularidade de suas ferramentas de IA. Segundo a WARC Media, a Meta está pronta para ultrapassar a TV linear global em termos de gastos com publicidade em 2025.

 

O investimento em IA tem ajudado a impulsionar o gasto social incremental

Ferramentas como o Advantage+ da Meta, que automatizam aspectos da criação e do planejamento de mídia, estão se tornando cada vez mais populares entre os anunciantes. No entanto, algumas marcas reclamaram da erosão da eficiência das campanhas.

O crescimento do TikTok desacelerará em 2024, em meio a preocupações com a proibição nos EUA

A WARC Media prevê que o TikTok ganhará US$ 23,1 bilhões este ano. O aumento de +18,3% em relação ao ano anterior marca uma desaceleração significativa em relação à taxa de crescimento de 87,8% que obteve no ano passado, apesar da introdução de novos formatos de anúncios de pesquisa e compras. Dada a popularidade única do TikTok entre o público da Geração Z, muitos anunciantes nos EUA esperam que uma proibição não entre em vigor.

Snapchat e Pinterest retornam ao crescimento de dois dígitos na publicidade

O Pinterest deve desfrutar de um aumento de 17,3% na receita publicitária em 2024, enquanto o Snapchat deve crescer 13,7%. Esse forte crescimento de ambas as plataformas é atribuído a um foco e aproveitamento de suas respectivas forças.

Os problemas de receita publicitária do Twitter/X devem continuar em 2024

A receita publicitária do X em 2024 é prevista para diminuir 6,4% globalmente e 5,1% nos EUA. No entanto, em comparação com sua diminuição impressionante de 46,4% em 2023, isso marca uma certa estabilização para a plataforma de propriedade de Elon Musk, em grande parte devido aos gastos com publicidade política. No entanto, os profissionais de marketing continuam preocupados com a segurança da marca e os problemas muito divulgados do X com bots.

As cargas publicitárias estão aumentando em todas as plataformas sociais

A Meta supostamente aumentou sua carga publicitária no quarto trimestre de 2023 para 19,1%, com a maioria das sessões do Reels agora tendo sete ou mais anúncios. As plataformas visam melhorar a “eficiência” de monetização com novos formatos de anúncios de pesquisa e compras.

As plataformas sociais estão se tornando cada vez mais homogêneas

À medida que o TikTok se prepara para lançar um aplicativo de compartilhamento de fotos, o Notes, e a Meta investe em ferramentas de busca de IA, as plataformas sociais estão convergindo nos formatos de publicidade e funcionalidades de comércio que oferecem às marcas.

Rachel Morman, Chefe Global de Social da PHD Global, comenta: “A IA oferece incríveis novas oportunidades para [anunciantes sociais], oferecendo anúncios contextuais de vários anunciantes, mas isso pode não ser adequado para todas as marcas – como aquelas que precisam considerar fortemente a exclusividade e a adjacência.”

Gillian Collison, Chefe Global de Social da GroupM, acrescentou: “O desafio continua sendo capacitar as marcas a aproveitar seus próprios dados e análises para entender os públicos-alvo em um nível mais profundo, possibilitando experiências personalizadas em todos os meios.”

Perspectiva das Mídias Sociais nos EUA, Reino Unido, China e APAC

EUA: Os gastos com publicidade em mídias sociais devem atingir US$ 75,6 bilhões este ano. O Facebook continua sendo o maior jogador, com previsão de atingir US$ 36,3 bilhões, seguido pelo Instagram (US$ 21,3 bilhões) e TikTok (US$ 10,1 bilhões).

Reino Unido: Os gastos com publicidade em mídias sociais no Reino Unido cresceram 15,6% ano a ano em 2023 e devem atingir £ 8,8 bilhões em 2025, de acordo com o último Relatório de Despesas da AA/WARC. Grande parte desse crescimento é atribuída ao aumento dos gastos com formatos de vídeo social, com um aumento de 20,0% ano a ano, segundo a

IAB UK.

China: As principais plataformas sociais chinesas sofreram uma desaceleração na receita publicitária desde 2021, no entanto, sinais de positividade estão surgindo: o aplicativo de compartilhamento de vídeos e fotos Xiaohongshu, com 312 milhões de usuários ativos mensais na China, relatou seu primeiro lucro; e o Douyin, de propriedade da ByteDance, deve ganhar US$ 30,2 bilhões em receita publicitária, US$ 7 bilhões a mais que o TikTok, seu irmão ocidental.

APAC: mais de 70% dos consumidores nos mercados asiáticos, incluindo Indonésia e Filipinas, usam mídias sociais em múltiplas etapas de suas jornadas de compra. Dados da GWI mostram que os usuários de mídias sociais na APAC têm 11,2% mais probabilidade do que a média global de comprar um produto ou serviço semanalmente por causa do endosso de influenciadores de mídias sociais.

Leia um relatório de amostra gratuito das Tendências Globais de Publicidade da WARC: As mídias sociais alcançam novos picos aqui. Os assinantes da WARC Media podem ler o relatório na íntegra. Um podcast da WARC discutindo as descobertas descritas no relatório estará disponível a partir de 7 de maio.

As Tendências Globais de Publicidade é um relatório trimestral que se baseia no conjunto de dados de inteligência de publicidade e mídia da WARC para fornecer uma visão holística sobre os desenvolvimentos atuais da indústria. Faz parte da WARC Media, um serviço de assinatura que fornece benchmarks rigorosos e precisos agregados e verificados a partir de mais de 100 fontes respeitáveis, capacitando os tomadores de decisão de mídia a planejar estratégias com precisão.