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Vivo apoia projeto que alerta sobre os perigos dos jogos online por crianças

São Paulo, 02 de maio de 2024 – Crianças e jovens estão cada vez mais imersos no mundo eletrônico, principalmente no universo de games, e hoje estudos globais apontam que uma criança pode consumir até mais tempo, mais dinheiro e ter mais ansiedade do que um apostador profissional. Diante desse cenário, a Vivo e a agência Africa Creative, com o apoio técnico do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), criaram uma plataforma que visa contribuir para o uso mais consciente dos jogos online pelo público infantil.

A plataforma, batizada de Geração Vegas, tem como uma das funcionalidades ajudar na detecção do comportamento excessivo de crianças em jogos online que vem preocupando pais e familiares ao redor do mundo, além de apoiar com informações relevantes sobre o tema.

“A Vivo é uma marca que procura criar diálogos construtivos sobre temas contemporâneos e ligados com os desafios da vida digital, por isso queremos também colocar ferramentas à disposição para tornar essa relação com os jogos mais equilibrada e saudável”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

Na plataforma geracaovegas.com.br pais e cuidadores poderão realizar um teste em que eles mesmos respondem para saber se a criança está jogando além do normal e encontrarão sugestões e orientações que podem ajudar a dar os primeiros passos para lidar com a situação. Toda produção de conteúdo da plataforma e suporte foram feitos em parceria com Luiza Brandão, psicóloga especialista em comportamento de crianças e adolescentes, que atende famílias que passam por esse problema há sete anos e realizou um artigo para a sua Pós-Graduação em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo (USP) sobre os fatores associados ao uso indevido de vídeo games entre adolescentes brasileiros.

“Idealizar esse projeto ao lado de Vivo é um enorme orgulho para mim e para Africa Creative. Eu como pai, não poderia deixar de me preocupar com as crianças e adolescentes que estão cada vez mais presentes no universo dos games. É muito importante usar toda a criatividade da Africa e influência de Vivo para ajudar famílias a prevenir e auxiliar essa situação da melhor forma: com informação. Novos tempos pedem novas discussões: precisamos usar a criatividade a favor da sociedade e acompanhar as tendências digitais”, comenta Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa Creative.

Nas redes sociais da marca serão divulgadas imagens impactantes, produzidas por inteligência artificial, que retratam essa realidade. Por fim, será implementada uma estratégia de search no Google, para responder às perguntas mais procuradas pelos pais e familiares no site de busca.

“É importante entendermos que os videogames podem ser incríveis ferramentas de entretenimento e aprendizagem, porém, o seu uso sem cuidados por crianças e adolescentes pode levar a desfechos catastróficos. Para oferecermos esse cuidado, é essencial educarmos os pais sobre como eles podem prevenir desfechos problemáticos cuidando do acesso que os filhos terão a essas mídias, levando em conta o momento de desenvolvimento das crianças e adolescentes. É esse imprescindível lugar que a plataforma entra, centralizando informações de base científica aos pais, numa linguagem acessível a eles, permitindo que eles façam escolhas conscientes e saudáveis, em prol do desenvolvimento de seus filhos”, explica Luiza Brandão.

“Destacamos que ações de promoção à proteção integral e assistência são fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e são parte do compromisso social da Psicologia”, reforça Talita Fabiano de Carvalho, presidenta do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), que completa 50 anos em 2024.

Ficha Técnica

Título: Geração Vegas

Cliente: Vivo

Produto/Serviço– Institutional

Agência: Africa Creativ

CCO: Sergio Gordilho

ECD: Angerson Vieira

Head de arte: Hugo Aranha
Diretor Criativo: Pedro Reis

Time de criação: Gustavo Zordan, Zeca Castilho, Samoel Junqueira, Bernardo Silveira, Robson Barreto, Giovanna Lima, Sergio Gordilho e Juliana Leite

co-COO: Heloisa Pupim

Atendimento: Camilla Steiman, Larissa Bertin e Natalia Chamadouro

Mídia: Pedro Eustáquio, Jefferson Sales, Tatiana Araujo e Danielle Laterza

Planejamento: Ana Kuroki; Anne Corbucci, Nathalia França e Katiane Souza

Social: Patricia Colombo, Aline Botelho, Naty Moreno e Aline Khoury

VP de Projetos Especiais e Conteúdo Criativo: Juliana Leite

Diretora de Projetos Especiais: Lica de Souza

Gerente do Projeto: Giovanna Lima

Produtores Criativos: Lais Cattena, Thays Miranda, Theo Etlin, e Raquel Martins

Assistente de Produção: Valentina De Luca

Estagiária: Marina Rabello

Head de Talents: Fernando Alonso

Gerente: Paola Arnelas

Produtores: Carolina Barakat, Leandro Motta, Gabriella Marlene e Thais Freitas.

Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais: Raphael Vandystadt

Produtora: Saigon Filmes
Diretores: Vellas e Rafa Di Celio
Produtores Executivos: Marcelo Altschuler, Carol Pessini
Head de Sales e Estratégia: Victoria Scaff
Atendimento: Bruna Chamlian, Patricia Aguiar,, Giovanna Saad, Karin Diniz
Cordenação de Produçao: Katiucia Soares, Thalita Machado
Diretor de Fotografia: Will Etchebehere
Service: Metanoia Content, Federico Ameglio e Veronica Berta
Assistente de Direção: Lu Camargo
Cordenação de Pós-Produção: Roberta Bruzadin
Atendimento de Pós-Produção: Claudia Rocha
Finalizador: Fabio Abreu e Roberta Bruzadin
Montador: Ivan Kanter
Cor: Osmar Jr.
Finalizador: Leandro Pena e Marcio Mattos

Pós-Produção de imagens de IA: Studio Boreal

Produtora (vídeo com especialista): silviomedeiros.net
Diretor e Fotografia: Silvio Medeiros
Maquiagem: Alexandra Batista de Araujo
Produtor de Locação: Calixto
Assistente de direção: Márcio Costa
Som direto: Augusto Bis

Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design
Direção Criativa: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago
Produção Executiva:  Renato Castro e Christiane Rachel
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Lucas Baldin e Vinicius Nunes
Coordenação de produção: Fernando Ianni e Monique Munhoz
Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pablo Homem de Mello

Especialista: Luiza Brandão

Apoio Técnico: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo

As imagens de crianças utilizadas nesta peça foram geradas por meio de inteligência artificial. Nenhuma criança foi exposta a qualquer tipo de violência, negligência, exploração ou qualquer outra situação degradante ou abusiva que possa afetar o seu pleno desenvolvimento. Esta é uma campanha de caráter social e utilidade pública, com propósito de conscientizar sobre os perigos do vício em jogos para as crianças, visando o seu melhor desenvolvimento no meio social.