Neon lança aplicativo inovador para leitura de chaves Pix manuscritas

Empresa busca investir cada vez mais em inovações tecnológicas para trazer jornadas mais rápidas e funcionalidades centradas no brasileiro trabalhador

São Paulo, maio de 2024 – A Neon, principal fintech voltada ao brasileiro trabalhador, vem investindo cada vez mais em tecnologia de ponta com o intuito de oferecer as melhores soluções para seus clientes. A mais nova aposta tecnológica da companhia é o lançamento do seu novo aplicativo móvel. A atualização apresenta mais funcionalidades e busca oferecer uma experiência simplificada e intuitiva, focada no público alvo da companhia. Entre as principais novidades, estão a personalização da interface, principalmente da página inicial, que passa a se estruturar de acordo com o uso e perfil de cada cliente, e a leitura de chaves Pix manuscritas, ou seja, a possibilidade de identificar as chaves para transferências apenas posicionando a câmera do celular sobre o documento com as anotações necessárias.

“Sabemos o poder da tecnologia em diversos setores da nossa vida, e na financeira não seria diferente. Por isso, na Neon, uma empresa essencialmente consolidada nesse mundo digital, estamos sempre investindo fortemente e buscando novas possibilidades de utilizá-la para facilitar cada vez mais a vida do nosso cliente, seja na oferta de crédito ou no caso do novo app, oferecendo a melhor usabilidade e novas ferramentas que facilitam o seu dia a dia”, explica Fernando Miranda, co-presidente da fintech.

Levando em conta o objetivo de criar sempre soluções inovadoras em prol do cliente, o novo aplicativo prevê ainda a integração gradativa da cartela de produtos e serviços da Neon oferecidos por meio de suas empresas adquiridas: MEI Fácil, Leve, ConsigaMais+ e Biorc. Ou seja, em breve, os clientes da fintech terão acesso, em um único lugar, a todas as operações financeiras disponibilizadas pela instituição.

De acordo com o fundador e CEO da Neon, Pedro Conrade, o produto foi concebido a partir de um profundo entendimento acerca das necessidades do público atendido, composto principalmente pelos brasileiros de menor renda. “A falta de proficiência digital, infelizmente, ainda é uma realidade para muitas pessoas que fazem parte dessa fatia populacional. Neste sentido, a ideia foi criar uma solução robusta, mas traduzida de maneira descomplicada e inclusiva para garantir que todos possam utilizar os nossos serviços, independentemente do seu nível de conhecimento tecnológico. Afinal, baseada em estratégias eficientes e novas tecnologias, como essa, a Neon busca sempre estar preparada para servir da forma mais eficiente possível o trabalhador brasileiro”, afirma o executivo.

Ainda segundo Conrade, a Neon conta hoje com um time de tecnologia diversificado, com colaboradores e executivos que são referência nacional e global, incluindo experts do Vale do Silício, que foram fundamentais para o desenvolvimento de um aplicativo que trouxesse o que há de mais moderno no setor.

Facilidade para receber e enviar Pix

Um dos destaques presentes no upgrade é a leitura de chaves Pix manuscritas ou impressas, como CPFs, CNPJs, e-mails e números de celular, ferramenta disponibilizada juntamente às funcionalidades de leitura dos códigos QR e dos boletos, presentes na versão antiga do aplicativo. Além da home apresentar uma jornada mais fluída e rápida para transações no app. “Estamos sempre pensando em formas de gerar impacto e simplificar ‘o corre’ de quem não pode parar, por isso, o recurso é especialmente benéfico para aquele vendedor autônomo que utiliza plaquinhas de Pix feitas com papel e caneta, por exemplo, contribuindo com o aumento da eficiência e fluidez no dia a dia de trabalho”, afirma o fundador e CEO. Outra novidade é o atalho Pix Cash na página de login, facilitando mais ainda a vida do autônomo. O recurso permite receber Pix da área não logada de forma simples e rápida.

Jornada do usuário personalizada

Levando em conta a usabilidade dos correntistas Neon, agora, ao abrir a tela inicial do novo aplicativo da Neon, o usuário se depara com um visual mais sóbrio e moderno, com opção de modo escuro para conforto ocular e economia de bateria. Na parte superior do espaço, é possível conferir informações como nome e tipo de conta do cliente, botão para ocultar valores e sino de notificações. Abaixo do saldo atual, estão posicionados os atalhos dinâmicos para leitura de chaves Pix, envios, recebimentos, pagamento de boletos e dinheiro guardado. No centro, estão os dados sobre fatura do cartão de crédito, limite disponível, investimentos e empréstimos. Em seguida, ao deslizar a tela, há acesso imediato às últimas transações realizadas na conta. Vale destacar que a organização dos serviços não vai aparecer da mesma forma para todos os clientes.

“Criamos um modelo de feed personalizado e segmentado por módulos na aba principal, em que a disposição das informações se altera de acordo com o perfil de cada usuário, baseando-se em insights individualizados sobre hábitos de consumo e medidas de educação financeira. Isso vai otimizar a experiência de uso do app, que ficará mais simples e eficiente”, explica Pedro. “Além disso, o aplicativo também oferece abas exclusivas para extrato e cartão, promovendo melhor usabilidade, com jornadas rápidas que exigem menos telas e ações para executar uma tarefa.”

Integração dos serviços e outras funções

As apostas da Neon em recursos tecnológicos vão além do design renovado e adição de funcionalidades. O time já está focado em outras atualizações que estão por vir para aprimorar a experiência dos clientes com os serviços ofertados. Ainda em 2024, a fintech pretende reunir todos os seus produtos no mesmo app, totalizando cinco soluções integradas: Neon, MEI Fácil, Leve, ConsigaMais+ e Biorc – as três últimas destinadas à concessão de crédito consignado privado. A medida vai proporcionar aos clientes Neon encontrar todas as soluções financeiras de empresa em um único lugar.

Há ainda outra novidade prevista no pipeline de lançamento do aplicativo, o Neon Voice. A aplicação consistirá em um assistente de voz baseado em comandos orientados por inteligência artificial, com o intuito de “proporcionar mais acessibilidade ao brasileiro trabalhador por meio da tecnologia”, conclui Pedro Conrade.

A atualização já está disponível para todos os usuários, mas caso não seja feita de forma automática, basta procurar pelo aplicativo da Neon na Play Store ou App Store e clicar em atualizar.

Sobre a Neon
A Neon é uma fintech brasileira fundada em 2016. A empresa surgiu após a indignação do fundador da Neon, Pedro Conrade, que depois de estourar R$ 1,00 da sua conta corrente, descobriu que seu banco iria cobrar R$ 46,00 de tarifa para início de uso do cheque especial. Ao investigar suas faturas, Pedro se deu conta que, por ano, gastava um salário mínimo em tarifas bancárias – quase o mesmo que sua renda mensal na época. Indignado, Pedro pensou sobre os milhares de brasileiros que perdem seu dinheiro todo ano com taxas substanciais, a partir daí surgiu a Neon, primeira conta digital do Brasil.

Com o passar dos anos, a Neon foi se consolidando como uma das maiores fintechs do país, oferecendo aos clientes um portfólio completo com cartão de débito e crédito sem anuidade, empréstimo pessoal, consignado, investimentos de maneira simples em CDB, cashback, diversas formas de pagamento, entre outros produtos pensados para os brasileiros trabalhadores e com taxas adequadas. Além disso, com a MEI Fácil, a empresa oferece serviços financeiros e educação para microempreendedores individuais de todo o Brasil. Hoje a Neon possui mais de 30 milhões de clientes.