Diário Catarinense lança segunda edição do Viver SC

Projeto estreia no jornal e online do DC neste domingo (23)

O Viver SC pegou. Sucesso na internet, no jornal, nas redes sociais e por onde passou, o projeto conquistou o público do Diário Catarinense, que, mesmo após o encerramento da primeira edição, continuou engajado na missão de valorizar o que Santa Catarina tem de melhor. A segunda edição resgata a proposta de celebrar o orgulho do Estado e será lançada no domingo, com a publicação do conteúdo editorial. Na quinta-feira (27), começa a campanha criada pela agência Guaraná Café com peças para impresso e digital.

Na primeira edição, em 2014, o DC recebeu milhares de fotos e contribuições dos leitores, material que não parou de chegar com o encerramento do projeto. Na edição 2015, a riqueza cultural de Santa Catarina será mostrada pelos próprios catarinenses, não apenas os que nasceram no Estado, mas também aqueles que o escolheram para morar. Além do conteúdo sugerido e enviado pelo público, o projeto contará com material produzido por uma equipe que está viajando por todas as regiões catarinenses desde o dia 9 de agosto à procura de boas histórias, curiosidades e lugares característicos.

– O Viver SC surgiu a partir do retorno que nosso público nos deu em uma série de cadernos que publicamos falando sobre todas as cidades do Estado, sob a ótica dos moradores. Leitores e mercado sinalizaram que gostaram de ver suas cidades no jornal e conhecer mais sobre Santa Catarina. Recomeçamos o ciclo e decidimos tornar o Viver SC mais duradouro – explica Deca Soares, gerente de Marketing e Produto do DC.

Edição 2015 – Serão cinco cadernos, publicados bimestralmente de agosto a maio de 2016. O primeiro circulará na quinta-feira, junto com o início da campanha. O Viver SC mostrará as peculiaridades das regiões de Santa Catarina: Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Oeste e Sul juntamente com a Serra Catarinense. Além dos encartes, serão publicados conteúdos exclusivos no site e vídeos com curiosidades, como imagens aéreas de diversos pontos do Estado. No Diário Catarinense, haverá ainda o selo Viver SC, estampado em reportagens com notícias animadoras sobre o Estado, e a coluna mensal De Olho em SC, com os bastidores da viagem da equipe formada pela repórter Karine Wenzel, pelo repórter fotográfico Marco Favero e o motorista Rafael de Vargas Koch.

O projeto deve se estender por nove meses e contará também com ações especiais, como o Painel Viver SC, que ganha novo formato. Os debates com as comunidades realizados no ano passado dão vez a pinturas de painéis, muros e locais importantes para a população, que poderá se expressar com a ação nas seis maiores cidades do Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages. A escolha dos pontos se dará por votação popular no www.diariocatarinense.com.br a partir de novembro. Em maio de 2016, a edição será encerrada oficialmente com a entrega do Troféu Viver SC, que prestigia os catarinenses que elevam o nome de Santa Catarina no país e no mundo. O Viver SC é realizado pelo Diário Catarinense e conta com o patrocínio de Sinepe, Ciipo e Unicred.

Sucesso em 2014 – A primeira edição do Viver SC promoveu a interação nas redes sociais. Mais de 90 mil fotos foram compartilhadas no Instagram com a hashtag #ViverSC, conteúdo produzido com o apoio dos leitores para mostrar toda a riqueza e a diversidade cultural do Estado. Editorialmente, o projeto incluiu a publicação de nove cadernos impressos e reportagens disponíveis ainda no meio digital, com recursos interativos. A promoção de debates com a população sobre os temas importantes para o Estado também contribuiu para o engajamento do público, bem como a realização da primeira edição do Troféu Viver SC.

O resultado da primeira edição foi um projeto aclamado pelos leitores do Diário Catarinense e premiado por instituições como a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), que conferiu ao DC o Prêmio Empresa Cidadã 2015 na categoria Desenvolvimento Cultural.