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Linha 4-Amarela oferece opção de mídia publicitária com tecnologia inovadora

Janelas dos trens transformam-se em telas de TV e exibem filmetes por meio de painéis de LED

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, disponibiliza ao mercado brasileiro de mídia publicitária, pela primeira vez na América Latina, o sistema de publicidade in tunnel, que transmite vídeos por meio de painéis de LED. Essa mídia digital passou por uma fase de testes e agora já opera comercialmente.

A ViaQuatro decidiu por essa parceria com a empresa responsável pelo sistema, a Digital Underground Media, e com a Onthespot, que atua na comercialização da plataforma digital da Linha 4-Amarela, em razão do projeto estar alinhado com as características de modernidade da Linha, a concepção arquitetônica arrojada de suas estações e a tecnologia embarcada em seus trens.

Assim, a Linha 4-Amarela consolida-se como opção diferenciada de mídia publicitária, oferecendo mais uma alternativa inovadora de comunicação em ambiente moderno. Essa tecnologia já funciona nos metrôs de Cingapura, Coreia do Sul, Inglaterra e Estados Unidos.

Na publicidade in tunnel, as janelas dos trens transformam-se em uma espécie de tela de TV, exibindo filmetes em alta definição, com mensagens de anunciantes. As imagens são geradas por meio dos painéis de LED que estão instalados no túnel entre as estações Fradique Coutinho e Paulista.

Como funciona a tecnologia in tunnel

A tecnologia in tunnel é de propriedade da empresa canadense Digital Underground Media. A produtora recebe dos anunciantes brasileiros filmes digitais comuns, faz a adaptação para o painel e transmite para a ViaQuatro diretamente de seu centro de operações em Vancouver, Canadá. A troca de informações é feita pela internet.

Os painéis no túnel são formados por finas colunas de LED afixadas espaçadamente ao longo de 300 metros. Elas emitem sinais luminosos com frequência determinada por sensores que medem continuamente a velocidade do trem da ViaQuatro. Assim que o trem entra no trecho dos painéis, o sistema calcula essa sincronização. Veja o vídeo aqui

 

Filme se forma no cérebro dos passageiros

A técnica de exibição dos filmes exige perfeita sincronia entre a velocidade do trem e a transmissão dos sinais luminosos. Sem isso, o passageiro não conseguiria visualizar o vídeo. O olho humano recebe os sinais luminosos e o filme vai se formando no cérebro dos passageiros da Linha 4-Amarela que estão no trem em movimento, dando a impressão de que as janelas dos carros se transformaram em telas de TV. Mais vídeos aqui